30 julho, 2010

A Rogue chegou no Brasil

Lembro que no ano passado o questionamento era por que não tínhamos cervejas norte-americanas aqui no Brasil, alguns meses se passaram e começou a invasão, que bom!

Depois da Flying Dog, Anderson Valley e Brooklyn, agora é a vez da Rogue!

A cervejaria com o maior portfólio dos Estados Unidos e ganhadora de 15 medalhas de ouro no World Beer Championships de 2010 é a última novidade do mercado cervejeiro nacional, via importadora Tarantino.

Conheça um pouco mais a Rogue:



Como sempre queremos mais, agora esperamos as cervejas da Stone, Sierra Nevada, Samuel Adams, Dogfish Head, entre outras maravilhas.

29 julho, 2010

ABS lança curso de Sommelier de Cerveja


A ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers São Paulo), lança o primeiro curso de formação de Sommeliers de Cerveja do Brasil. As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pela Engenheira de Alimentos e Biersommelière Kathia Zanatta, formada pela conceituada escola alemã Doemens Academy (Munich-Alemanha) e pelo Químico e Mestre-Cervejeiro Alfredo Ferreira também formado pela Doemens Academy. Ambos fazem parte do corpo de jurados do “World Beer Cup”(EUA) e “European Beer Star”(Alemanha).

Conteúdo do curso: história da cerveja, matérias-primas, processo de fabricação, técnicas de degustação, legislação, defeitos sensoriais, famílias e estilos de cervejas, uso de copos corretos, marketing de cervejas, cerveja e saúde, mercado e concursos internacionais de cervejas e técnicas de harmonização (teoria e prática).

Ao longo do curso, os alunos degustarão mais de 50 tipos de cerveja de todo o mundo, como: Deus, Malheur, Meantime Raspberry Grand Cru, Storng Sulffok Vintage Ale, Boon Kriek, Trappist Rochefort 10, Pilsener Urquell, Schneider Weisse, Schlenkerla Rauchbier, Meantime London Porter, Harviestoun Ola Dubh, Tripel Karmelit entre outras.

Como parte do conteúdo prático, visitarão uma microcervejaria onde aprenderão na prática como se faz uma cerveja.

O curso terá início em 14 de agosto, e as aulas serão sempre aos sábados, aos moldes dos atuais MBA´s, terminando em novembro de 2010.
Segundo o release da ABS, os alunos sairão certificados como Sommelier de Cervejas pela ABS e AIS (Associação Internacional de Sommelier).

Mais informações, entre aqui.

Bamberg Rauchbier leva prêmio internacional

A Bamberg Rauchbier, produzida pela cervejaria Bamberg (Votorantim/SP) ganhou o prêmio na categoria “Flavoured Lager” no World Beer Awards 2010. Foi a única cerveja brasileira que ganhou uma medalha na eleição. Parabéns!
Veja outras cervejas premiadas no World Beer Awards 2010:

- Unibroue 17, melhor strong dark ale do mundo
- Primator Premium, melhor lager premium
- Weihenstephaner Vitus, melhor cerveja de trigo forte
- Greene King Abbot Ale - melhor pale ale na categoria premium- Fullers London Pride – melhor bitter
- Fullers ESB – melhor pale ale na categoria extra special


Destaque também para cervejaria Samuel Adams que levou 14 prêmios
Veja a lista completa dos vencedores.

28 julho, 2010

Tampinhas de silicone


Para todos degustadores de cerveja, que não conseguem terminar a garrafa inteira, uma boa solução foi criada, o Beer Savers (o pack custa 8 dólares com seis tampinhas).
São tampinhas de silicone para tampar a garrafa temporariamente, caso você precise fazer algo enquanto bebe.

27 julho, 2010

Festival de Inverno 2010


Aconteu no último fim de semana em Votorantim o 1º Concurso Paulista de Cerveja Caseira.

O vencedor foi Guilherme Alberici de Santi, que entre 31 concorrentes, fez a melhor Extra Special Bitter (ESB). O vencedor terá sua receita replicada e distribuída pela Bamberg para todo o território nacional.

O vídeo abaixo, feito pela TV Tem, afiliada da Rede Globo em Votorantim (SP), mostra um pouco do que foi o Festival de Inverno 2010 promovido pela ACervA Paulista e Cervejaria Bamberg.



Fonte: Brejas

26 julho, 2010

AmBev lança 1ª campanha institucional


"Feita por gente e sonhos"

Esta é a assinatura da primeira campanha institucional da AmBev desde a sua criação, em 2000. Para difundir esse princípio, a ação traz depoimentos de 30 funcionários e colaboradores sobre os sonhos realizados dentro da companhia.

A campanha foi criada pela Loducca.MPM e até o final do ano, as histórias serão contadas para todo o Brasil. Uma delas é a do vice-presidente global de vendas Thomás Oliveira, que conta como as ideias são tratadas na AmBev.

"Aqui são as ideias que importam. Elas são os nossos chefes. Isso cria uma cultura de respeito à pessoa e ao talento e não ao cargo".

Os relatos ainda incluem o do especialista financeiro Nilson Casemiro, nascido em um hospital mantido pela Antarctica e funcionário da companhia há 28 anos; o do técnico administrativo Eron Souza, que começou como pedreiro em uma obra da AmBev; o diretor de novos negócios João Paulo Badaró, que junto com sua equipe idealizou e lançou o projeto de quiosques de chopp Brahma, e outras muitas histórias de sonhos concretizados.

As fotos da campanha, feitas por Bob Wolfenson, refletem a veracidade das histórias. As pessoas foram retratadas como realmente são, sem efeitos ou retoques no Photoshop.

24 julho, 2010

As Cervejas mais fortes do mundo


Em busca do maior teor alcoólico, algumas cervejas brigam ano após ano pelo posto da cerveja mais forte do mundo.

A dinamarquesa Schorschbräu, com 43% era a mais forte do mundo.


Agora surge a The End of History ("O Fim da História") da cervejaria escocesa BrewDog com 55% de teor alcoólico.



Cada garrafa da cerveja The End of History ("O Fim da História"), custa a partir de 500 libras (cerca de R$ 1.350) e trata-se de uma tiragem limitada de 12 garrafas.

Se já não fosse o suficiente, o que está causando irritação é como essas cervejas foram "embaladas".
As garrafas são inseridas em animais empalhados, que servem de embalagem para o produto. Entre os animais usados estão sete mustelídeos, quatro esquilos e uma lebre. A cervejaria alega que todos os animais morreram de causas naturais e não foram caçados.


A BrewDog atraiu críticas de duas entidades escocesas, uma de proteção dos animais e outra de combate ao alcoolismo.

A Advocates for Animals diz que a ideia de se usar animais mortos como garrafas é "perversa".

"É sem sentido e é completamente negativo usar animais mortos, quando nós gostaríamos de celebrar animais vivos", disse à BBC a diretora da Advocates for Animals, Libby Anderson.

"É uma forma errada de se pensar em animais. As pessoas deveriam aprender a respeitar os animais, em vez de usá-los como um truque idiota de marketing. Eu espero que as pessoas não joguem fora 500 libras em algo tão macabro."

Já a Alcohol Focus Scotland, entidade de combate ao alcoolismo, criticou a The End of History, anunciada pela BrewDog como a cerveja com maior teor alcoólico do mundo - 55%.
"Isso é outro exemplo de uma companhia passando dos limites do que é aceitável, tudo em nome de táticas baratas de marketing", disse Bárbara O'Donnell, diretora da entidade.

A BrewDog já foi criticada anteriormente por fabricar cervejas com teor alcoólico de 32% e 41%. Normalmente, o teor alcoólico de uma cerveja comum varia de 4% a 7%.

A cerveja também é anunciada pelo fabricante como a mais cara da história. Os donos da cervejaria defendem o produto das críticas.

"Nós queremos mostrar às pessoas que existe uma alternativa às cervejas de corporações monolíticas, introduzindo-as a uma abordagem completamente nova em relação à cerveja, elevando o status da cerveja na nossa cultura", disse James Watt, um dos fundadores da BrewDog.

Veja a propaganda - The End of History

The End of History from BrewDog on Vimeo.

23 julho, 2010

5 Cervejas para o verão norte-americano

A revista TIME convidou Samuel Merritt (Beer sommelier) para indicar 5 cervejas artesanais para o verão norte-americano, veja suas sugestões:

22 julho, 2010

Rainha e Princesas da Oktoberfest 2010 - Blumenau


A Oktoberfest 2010 já tem o trio de Realeza que representará a festa em todo Brasil.

A Rainha, Kátia Rossi Maes, tem a importante missão de divulgar a maior festa alemã das Américas. Ao lado da I Princisa, Raquel Malburg e da II Princesa, Kely Cristina de Freitas, o novo trio promete abrilantar ainda mais a festa de 2010.

"Este reinado trabalhará bastante para que em 2010 a Oktoberfest seja inesquecível, tanto para os turistas quanto para os blumenauenses", afirma a Rainha Kátia.

Lembrando que a festa acontece do dia 07 a 24 de outubro em Blumenau - SC.

21 julho, 2010

Sapporo nos Estados Unidos


O jornal norte-americano Wall Street, famoso no ramo de grandes negócios, divulgou que a cervejaria Sapporo pretende investir alto nos Estados Unidos, provavelmente comprando uma grande fábrica ou até mesmo investindo no mercado em amplo crescimento das cervejas artesanais.

Trata-se de uma excelente oportunidade empresarial para ambos os mercados cervejeiros, o Japão colocaria um material rico para produção artesanal e contaria com o grande alcance mercadológico norte-americano.
É justamente nisso que os japoneses estão pensando, já que o estado econômico atual do país não é dos melhores.

Essas fusões sempre envolvem muito dinheiro, mas para o consumidor se trata de novos sabores que devem chegar ao mercado das cervejas em breve.

20 julho, 2010

Cerveja Azul


Depois de um monte de cervejas japonesas bizarras, chegou a cerveja azul. Feita com água retirada de icebergs derretidos a Okhotsk Blue Draft contém em sua fórmula alga marinha microscópica (seaweed) para conseguir sua cor azul. Segundo a matéria original o gosto não é diferente da cerveja tradicional.


19 julho, 2010

XII Convenção de Colecionadores de Itens de Cerveja


Maior clube de colecionadores do país, o Brasil Chapter promove em agosto a sua maior festa. A XII Convenção de Colecionadores de Itens de Cerveja e Refrigerantes reunirá o que de mais raro e bacana existe no mundo maravilhoso do colecionismo.

Além das trocas de itens e bate-papos, rolará também um beer tour dos colecionadores à Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto, a qual também é patrocinadora do evento.

Veja mais informações sobre o evento.

16 julho, 2010

Michael Jackson em documentário

Está previsto ainda para este ano um documentário sobre a vida de Michael Jackson, o Caçador de Cervejas. Um trailer já estå rolando pela net:

15 julho, 2010

Brasil terá pós na área de cerveja e malte


O Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (CTS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Vassouras (RJ) se prepara para lançar, no próximo ano, cursos de pós-graduação na área de cerveja e malte. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação.

A informação foi dada pelo coordenador da área de educação da cervejaria-escola, José Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil.


"A gente tem uma demanda formal das cervejarias e está em negociação para montar uma turma fechada e poder rodar o curso. O objetivo é firmar o nosso nome como referência na América Latina também para cursos de maior qualificação", disse.

O CTS de Vassouras é conhecido em todo o mundo por abrigar desde 1992 o primeiro curso de técnico cervejeiro do Brasil, similar ao de mestre cervejeiro da Alemanha. O curso é referência em todo o continente latino-americano. Com o curso de pós-graduação, os alunos poderão ser reconhecidos como mestres cervejeiros.

José Gonçalves explicou que a legislação brasileira impede que as pessoas formadas na área de cervejaria no país sejam consideradas mestres cervejeiros, uma vez que para isso seria necessário o nível de mestrado. Isso se aplica também às pessoas que se formam no exterior e vêm para o Brasil. "Quando você faz a conversão do título aqui para o Brasil, ele é um tecnólogo".

No Senai, como o curso de cervejaria é de nível médio, o formando recebe o título de técnico. A pessoa, porém, é reconhecida pelo mercado como mestre cervejeiro.

O futuro curso de pós-graduação será ministrado na unidade Tijuca do Senai/RJ, onde serão dadas as aulas teóricas. A parte prática continuará ocorrendo no CTS de Vassouras. "A gente quer dar um upgrade (salto) de forma que as empresas, antes de mandar seus funcionários para a Europa, principalmente para a Alemanha, mandem para o Senai no Rio", disse Gonçalves.

As disciplinas já estão definidas e a cervejaria-escola mantém contato com as empresas do setor visando a fechar as primeiras turmas para 2011. A primeira pós-graduação brasileira na área de cerveja e malte terá quatro meses de duração. As aulas serão realizadas às sextas-feiras à tarde e aos sábados em horário integral.

José Gonçalves informou que a receptividade das cervejarias ao novo curso tem sido boa. Elas consideram que a iniciativa vai preencher uma lacuna. "A abertura desse curso do Senai cria um novo espaço para melhorar a formação de seus profissionais".

14 julho, 2010

Evento Casa e Comida ensina a harmonizar cerveja com comida


India Pale Ale, Dark Brut, Stout, Wit Bier são alguns tipos de cervejas produzidos no mundo que revelam novas e diferentes sensações ao saboreá-las. A revista Casa e Comida promove uma degustação guiada pela bier sommelier Cilene Saorin, no qual as atrações são sabores especiais e suas harmonizações.

O evento tem menu do celebrado chef caiçara Eudes Assis, do restaurante Seu Sebastião, em Maresias, e queijos importados pelo Caseus. A festa do paladar chega até a sobremesa e o brigadeiro da Brigaderia é a surpresa final.
Os convidados são chefs de cozinha de grandes restaurantes da capital e gourmets interessados em experimentar novos sabores e combinações gastronômicas.

Degustação harmonizada de cervejas especiais - loiras, ruivas e pretas

Local: Caseus - Rua Alagoas, 475 - Higienópolis, São Paulo, SP
Data e horário: 14 de julho de 2010, quarta-feira, às 19h - HOJE!

Festival de Inverno 2010


Acontece no dia 25 de julho o Festival de Inverno 2010 em Votorantim-SP.
Festival de cervejas especiais jamais visto em São Paulo. Serão mais de 30 estilos de cerveja produzidas de forma caseira e artesanal, especialmente formuladas para serem degustadas no nosso inverno.

Além desta diversidade de cervejas especiais, teremos ao longo do dia diversas atrações musicais e culturais, tudo acompanhado por um belo churrasco de chão.

Muitos cervejeiros caseiros de todo o estado de São Paulo estão preparando suas receitas especiais de inverno para que todos possam degustar da mais fina arte da cerveja.

As pessoas que ainda não provaram dessa modalidade de cerveja, com certeza terão a possibilidade de iniciar suas primeiras experiências provando o que há de melhor dentro da produção caseira no Brasil.

Vale lembrar que o Festival de Inverno é um evento independente do 1º Concurso Paulista de Cerveja Caseira. Logo, os convites para o Festival não dão acesso ao Concurso.

Venha para Votorantim e conheça o maravilhoso mundo das cervejas artesanais

Estilos de Cervejas já confirmados:

Brown Ale
Imperial India Pale Ale (em várias versões)
Baltic Porter
Stout (em várias versões)
Bock
Old Ale com carvalho
American Stout
Dark Ale
Pumpkin Ale
Barley wine maturada em carvalho
Belgian Dark Strong
Russian Imperial Stout
IPA (em várias versões)
Dubbel (em várias versões)
Trippel
ESB (em várias versões)
Barley Wine
Munich Dunkel
Stout (em várias versões)
Belgian Pale Ale
Brown Porter
Weiss
weinzebock
Irish Red Ale
Kolsch
Lambic

Visite o site do evento e compre seu ingresso.

13 julho, 2010

Kaiser Bock 2010


Novamente chega ao mercado nacional a Kaiser Bock, muitos continuam torcendo o nariz por causa da marca Kaiser, mas para aqueles que seguem a cerveja, percebem nitidamente a evolução desta bock que infelizmente tem edição limitada para o inverno.

Veja propaganda de 1994 da Kaiser Bock:



Só resta saber quando a Brahma lançará sua Brahma Bock aqui no Brasil, cerveja já existente em outros países.

12 julho, 2010

Revista Beer Life, o que aconteceu?

Para quem assinava a revista BeerLife (meu caso) ou comprava nas bancas, percebeu que sua distribuição está parada.

Tentei entrar em contato diversas vezes por e-mails e nada, telefones também não atendem, recomendamos aos interessados que não façam depósitos bancários para assinaturas, uma vez que não temos base de informação sobre a continuidade deste projeto. Alguns associados fizeram renovação de assinaturas e não receberam revistas desde então.

É uma pena que uma revista cervejeira de ótima qualidade tenha parado sua produção.


08 julho, 2010

Colorado Vintage agora é Colorado Ithaca

Todo problema aconteceu por causa do Ministério da Agricultura em São Paulo. O problema aconteceu com a Colorado com sua Vintage Black Rapadura Ale, e a Vintage nº 1 da Bamberg.

O problema comum entre eles era a palavra Vintage que não era aceita na hora de aprovar o rótulo.

Marcelo Carneiro da Rocha, dono da Colorado, decidiu mudar o nome da cerveja e, segundo Rodrigo Nikima, gerente de marketing da microcervejaria, conseguiu o “ok” do governo. Com isso, até a produção e troca dos rótulos das cervejas, a venda deve começar em um mês e meio, estima ele. E será feita apenas pela internet, no site da Colorado, já que da leva da ex-Vintage, apresentada pela primeira vez em meados de 2009, na Brasil Brau, restaram poucas garrafas.

Veja a impressão do All Beers sobre a Colorado Vintage.

O nome da cerveja mudou, mas o conceito, segundo a cervejaria, ainda guarda um pouco do “sofrimento” passado até a aprovação. Ithaca, ou Ítaca, é o nome de uma ilha grega que teria sido a terra natal de Ulisses. Além de ter sido dominada por séculos por diferentes povos, ainda acabou ocupada pelas tropas do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) na Segunda Guerra Mundial e, pouco tempo depois, foi destruída por um terremoto em 1953.

fonte: B.O.B

07 julho, 2010

Bar Brejas em programa de TV

O vídeo abaixo foi gravado no Bar Brejas que fica em Campinas, é mais um dos episódios do programa Caçador de Bares, que vai ao ar aos domingos, às 19:30h, pela Rede Família. Produzido pela Casa das Máquinas e tem como perfil divulgar a cultura de botecos e bares.

Maurício do site Brejas e dono do Bar Bejas é o entrevistado e fala sobre a imensa variedade de estilos de cervejas.

05 julho, 2010

Harmonização de chocolate com cerveja

Texto bem interessante do blog do Edu Passarelli:

Chocolates e cervejas formam umas das mais prazerosas harmonizações entre alimentos e bebidas. A gama de sabores complementares entre os dois é enorme: torrado, condimentado, tostado, adocicado, e até mesmo a própria sensação de chocolate, encontrada em alguns tipos de malte.

Temos também a sensação de calor provocada pelo derretimento do chocolate na boca, que combina muito bem com cervejas mais encorpadas e alcoólicas. Alguns autores ainda citam a presença de fermentação em ambas as preparações como outro aliado para a harmonização perfeita.

E não é somente com chocolates com cacau que temos boas harmonizações. Os “chocolates brancos” funcionam muito bem com cervejas mais claras e adocicadas, como as Strong Golden Ales.

Algumas dicas de harmonizações entre chocolates e cervejas:

- Chocolate 70% Cacau com Strong ales escuras

- Bolo de chocolates com Lambics frutadas

- Chocolate ao leite com Dubbel

- Chocolate meio-amargo com Stouts e Porters

- Chocolate branco com Strong Golden Ales
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...