30 setembro, 2011

Eisenbahn Oktoberfest chega ao mercado

Pelo quarto ano consecutivo, a Eisenbahn coloca à disposição dos consumidores a Eisenbahn Oktoberfest. A cerveja é uma edição limitada e celebra a 28ª Oktoberfest, que acontece em outubro, em Blumenau.
A bebida será comercializada em bares, restaurantes e casas especiais de São Paulo, pelo preço sugerido de R$ 4,99. Com sabor intenso e adocicado pela mistura de três maltes, a Eisenbahn Oktoberfest ainda apresenta coloração dourada escura e cristalina, além de boa e persistente formação de espuma.

A bebida possui aromas marcantes de malte, pão e cereais com leves aromas de lúpulo, e teor alcoólico de 5,5%. A Eisenbahn Oktoberfest harmoniza perfeitamente com pratos da culinária germânica, como salsichas e carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco). Também combina com queijos adocicados e macios como Brie e Camembert, e os semi-macios Gruyère, Emmental e Gouda.

O estilo de cerveja Märzen-Oktoberfest nasceu no final da Idade Média. Sendo que a cerveja era produzida no mês de março (märzen) e ficava armazenada nas baixas temperaturas das montanhas durante todo o verão, para ser consumida somente em outubro.

Cervejas de coco, manga e banana são destaques na Alemanha

Uma cerveja feita na Bélgica e com gosto de coco foi um dos destaques de uma feira especializada em práticas de comércio sustentável que aconteceu recentemente em Dortmund, no oeste da Alemanha.

Frutas brasileiras compõem 60% dos ingredientes da cerveja Mongozo. Segundo o fabricante, o nome da marca significa “a sua saúde!” para o povo Chokwe, que vive entre Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo.

Além da bebida com sabor de coco, a cervejaria produz versões nos sabores quinua, manga, banana e dendê.

29 setembro, 2011

Cervejaria Colorado contrata nova agência

A Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, acaba de contratar a Commgroup Branding para o trabalho de branding e design. A agência desenvolve projetos de personalidade, expressão e experiência de marca para importantes clientes no Brasil e no exterior.

Com escritórios em Ribeirão Preto e São Paulo, a Commgroup Branding foi criada por profissionais multidisciplinares que atuam desde 2003, os diretores Rodrigo Faustino, Marcelo Tomaz e Daniel Calil. É premiada no "Best of Nation" - Melhor Produção Brasileira 1º e 2º lugares, no WOLDA'09 (World Logo Design Annual - Londres).

Queremos levar ao público algo inovador, como sempre se espera da Colorado, e é o que a Commgroup tem nos apresentado, além de mais informação sobre o que o consumidor está bebendo, de maneira divertida e interativa”, comenta Bia Amorim, Gerente de Marketing da Cervejaria Colorado.

Fonte: Panorama Brasil

Prévia do 15º Stella Artois World Draught Masters

Aconteceu ná última terça-feira no Botica do Quintana em São Paulo a prévia da eliminatória do 15º Stella Artois World Draught Masters.

Evento realizado para apresentar e explicar como será a disputa deste ano para o World Draught Masters, que acontece em Buenos Aires - Argentina, no dia 26 de outubro.

Durante o evento, os presentes acompanharam os 9 passos para se tirar um chope da Stella Artois e também puderam realizar todo o processo.

O All Beers esteve presente e registrou os melhores momentos.



A final da etapa brasileira, que conta com a participação de 21 bares de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acontecerá no dia 3 de outubro, no Bourbon Street, em São Paulo.

28 setembro, 2011

Minas Gerais lidera produção de cerveja artesanal

Ninguém no Brasil produz tanta cerveja artesanal como Minas Gerais. São 200 mil litros por mês em nove microcervejarias concentradas na região metropolitana de Belo Horizonte, de acordo com levantamento do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas de Minas Gerais (Sindbebidas). Em volume, o Estado ganha do Rio Grande do Sul, que produz 120 mil litros mensais e Santa Catarina, com 100 mil litros.

O diretor do Sindbebidas, Marco Falcone, disse que Minas Gerais está na vanguarda não pelo volume, mas pela quantidade de estilos (tipos) de cerveja artesanal. "Aqui são 20 estilos, ninguém produz tantos", diz Falcone, sócio cervejeiro da Falke Bier.

Com mercado crescente, Falcone diz que a expectativa é de abertura de mais 20 microcervejarias no Estado nos próximos três anos. Ele, que tem fábrica em Ribeirão das Neves, procura uma área em Nova Lima e vai investir R$ 700 mil na abertura da segunda unidade da Falke.

O mercado mineiro da cerveja artesanal tem cerca de 80 cervejeiros caseiros, conhecidos como "homebrew". Juntos, produzem 10 mil litros para consumo próprio e de amigos.

Em Nova Lima, onde 20 produtores fazem cerveja em casa, está Alfredo Lúcio de Lima que faz a VM Bier. Engenheiro durante a semana, cervejeiro no fim de semana, Lima produz 600 litros por mês. "Há uma lei municipal em Nova Lima para ser votada que permite que a fabricação em casa possa ser comercializada na região de Nova Lima e do Belvedere", informa. O objetivo é fomentar o turismo.

O diretor financeiro da Associação dos Cervejeiros Artesanais, Henrique César de Oliveira, diz que a ousadia marca as artesanais. "Usam ingredientes diferentes como o capim limão, coentro, gengibre, açúcar mascavo, com formas diferentes de armazenamento em tonéis de umburana e em adegas especiais subterrâneas", conta.

Fonte: Super Notícia

Começa amanhã o maior festival de cerveja dos Estados Unidos

Começa amanhã em Denver - Colorado, o maior festival de cerveja norte-americano, o Great American Beer Festival 2011.

O festival comemora 30 anos nesta edição, veja um infográfico comparando a primeira edição em 1982 (dados em preto) e atualmente (dados em laranja). Clique para aumentar

Ficou curioso?



Entre no site oficial do evento e fique por dentro do que está acontecendo por lá!

27 setembro, 2011

All Beers conversa com: Bia Amorim (Cervejaria Colorado)

Conversei recentemente com a Bia Amorim da Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto-SP.
Entre os assuntos abordados, início dela no meio cervejeiro, novidades da Colorado, paladar feminino para cerveja, entre outros assuntos.

All Beers conversa com: Bia Amorim (Cervejaria Colorado) from All Beers on Vimeo.

Beer Cards Brasil está chegando

O Beer Cards, conhecido também como Super trunfo das cervejas, deve lançar em breve a versão nacional, com cervejas brasileiras. Mauricio Beltramelli e Cilene Saorin ajudaram no processo de escolhas, indicações e informações de cada cerveja.

Confira a lista das cervejas que estarão no Beer Cards Brasil:

Eisenbahn Lust
Baden Baden Stout
Devassa Ruiva
Therezópolis Gold
St. Gallen Weissbier
Paulistânia Clara
Wäls Quadruppel
Falke Tripel Monasterium
Falke Estrada Real
Backer Medieval
Backer Trigo
Áustria Weiss
Colorado Indica
Barley Hefeweiss
Bodebrown Wee Heavy
Bodebrown Perigosa
Klein Pilsen
Opa Bier Pale Ale
GaudenBier Hefe Weiss
Bierland Pale Ale
Mondi Bier Ginger Orange
DaDo Bier Double Chocolate Stout
Schmitt La Brunette
Coruja Extra Viva
Anner Maria Degolada
Cidade Imperial Clara
Rasen Bier Dunkel
Burgman Flanders Red
Dama Bier München
EikBier Red Ale
Göttlich Divina!
Bulls & Bears Pale Ale
Kraemfass Dunkel
Wulff Amber
Bauhaus Premium Lager
Seasons Green Cow IPA


Fonte: Brejas e Beer Cards

Palavras do blog: Quando a cerveja se encontra com o vinho

Após 1 ano depois do curso de Sommelier de cerveja feito na ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers), resolvi voltar para ABS, desta vez para conhecer melhor o mundo dos vinhos.
Antes que alguém pense que estou mudando de lado, já aviso que o All Beers continuará sendo um blog de cervejas, e sempre será!

Acredito que neste novo curso aprenderei um novo mundo que ajudará e muito a minha percepção nas cervejas, sem falar do conhecimento em outra bebida, que sempre é bom.

26 setembro, 2011

Concurso da Rainha da Oktoberfest de Blumenau 2012 não terá etapa eliminatória

Rainha, Cristiana Kruger, e as princesas da Oktoberfest 2011, Sabrina Beck e Ana Paula Tolardo - Foto: Giovanni da Silva

A Oktoberfest 2011 de Blumenau está chegando, começa no dia 06 de outubro e termina no dia 23.

A tradicional eliminatória para escolher a Rainha e as Princesas do evento não aconteceu este ano devido a enchente do rio Itajaí-Açu. A escolha aconteceria durante a 5ª Vorfest (o esquenta para a Oktoberfest).
De acordo com Norberto Mette, as 12 candidatas ao título (foto abaixo) vão participar, automaticamente, da final do concurso, que será realizado no dia 23 de outubro, último dia da Oktoberfest deste ano.

As candidatas:
Andrea Cyntia Muller Crescêncio - 21 anos - Joinville - Engenheira ambiental
Andressa Maiara Baer - 21 anos - Blumenau - Auxiliar administrativo
Cíntia Daniela Galz - 25 anos - Blumenau - Atriz
Danieli Sutil Muniz - 22 anos - Chapecó - Auxiliar administrativo
Fernanda Klaumann Barbosa - 21 anos - Blumenau - Profissional de Educação Física
Izabel Zibert - 23 anos - Spyer (Alemanha) - Administradora
Kethlin Luana Gusawa - 22 anos - Presidente Getúlio - Atriz
Mariane Klann - 28 anos - Blumenau - Gestora financeira
Monique Sharon Sautner - 21 anos - Blumenau – Coordenadora política
Raquel Maul - 21 anos - Blumenau - Assistente administrativa de vendas
Tais Draeger - 22 anos - Blumenau - Consultora de vendas
Talira Schütz dos Santos - 25 anos - Porto Alegre – Enfermeira

Conheça uma das Princesas da Oktoberfest de 2011, que esteve no Brasil Brau:

Revista GQ Brasil elege 10 ótimas cervejas

Revista GQ Brasil elege seu top 10 de cervejas premium: Fuller´s, Taquair, Schneider, Coruja, Orval, La Trappe, Guinness, Colorado, Pilsner Urquell e Brooklyn.

As cervejas foram escolhidas por: Guilherme Balbin, gerente do portal cervejagourmet.com, Arlindo Guimarães, da Amazon Beer, e o mestre cervejeiro e proprietário da Cervejaria Bamberg, Alexandre Bazzo.

Veja a matéria completa aqui.

24 setembro, 2011

Conhecendo um pouco mais da cerveja Bock

Conhece a história da cerveja Bock? Gosta? Sabe como harmonizar?
Aproveite este vídeo do CervejaCast do Celso Jr. (Gazeta do Povo) com os proprietários do Saaz Bier Bar de Curitiba, e entre no clima da cerveja bock.

23 setembro, 2011

Amanhã tem a 7ª edição do Oktoberfest do Club Transatlântico em São Paulo

Acontece amanhã (24/setembro) das 12h às 0h, a 7ª edição do Oktoberfest do Club Transatlântico em São Paulo. Antes realizada aos domingos, agora a festa do tradicional clube alemão da capital, será no sábado, com 12 horas de festa! Para brindar muita Erdinger e HB direto da Alemanha, além da cerveja nacional Paulistânia.

Nas atrações: música típica com a banda Chucrutes, concurso de chope de metro e revezamento de chope, sorteios, apresentações de dança folclórica com os grupos “Gold und Silber” e “Blauer Himmel”, espaço para crianças com monitores, sem contar, é claro, com o saboroso buffet alemão.

PARCERIA:
Bier & Wein Importadora
www.buw.com.br

INFORMAÇÕES & RESERVAS:
Tel.: (11) 2133-8603

LOCAL: Club Transatlântico
Rua José Guerra, 130 - Chác. Sto. Antônio - São Paulo
(Próx. à estação Granja Julieta - CPTM)
www.clubtransatlantico.com.br

INGRESSOS:
R$ 25,00 sócio ou R$ 35,00 não sócio

Banda do comercial da Heineken toca hoje no Rock in Rio

The Asteroids Galaxy Tour é uma banda pop da Dinamarca, formada em 2008, composta pela vocalista Mette Lindberg e pelo produtor Lars Iversen.

A banda ganhou destaque recentemente ao participar do comercial "The Entrance", produzido pela Heineken, com a canção "The Golden Age" como trilha sonora.

Hoje a banda toca no palco sunset do Rock in Rio.

SABMiller fecha acordo para compra da Foster´s

A SABMiller fechou o acordo para comprar a Foster´s por 10,15 bilhões de dólares, encerrando um período de quatro meses de uma longa batalha de aquisição.

"A Foster´s se tornará uma parte importante do nosso negócio, e através da aplicação de nossas capacidades comerciais e de escala global, nós esperamos aumentar as iniciativas que a gestão da Foster tem posto em prática, melhorando ainda mais o desempenho e criando valor para nossos acionistas", comentou o presidente-executivo da SABMiller, Graham Mackay.



O complicado acordo com a Foster

Durante meses, a cervejaria Foster tinha sido relutante em fechar um acordo, dizendo que a oferta inicial da SABMiller era abaixo do valor da empresa. Mas a SABMiller persistiu, assumiu a oferta diretamente aos acionistas em um jogo complicado para a cervejaria australiana.



Fonte: the dispatch

22 setembro, 2011

Feliz Arthur Guinness Day 2011. Hoje é dia de Guinness!

Hoje é dia de Guinness!
Arthur Guinness foi o criador da cerveja Guinness e celebra hoje seu aniversário.
Da Irlanda e da Europa, em todo os EUA, Caribe, Brasil e terminando na Ásia, 24 horas de celebrações globais e eventos de música ao vivo para marcar mais um ano de Guinness. Faça parte desta celebração, tome uma Guinness hoje!

Artistas falando sobre a celebração de Arthur´s Day:



Sobre a história e eventos:



Mais info

Rótulos de microcervejarias de todo o Brasil chegam pela primeira vez a São Paulo

Uma revolução toma corpo no mercado de cervejas nacionais. Antes restritos aos seus guetos, rótulos de cantos diversos do país, de Gramado (RS) a Belém (PA), ganharam espaço na capital paulista nos últimos meses.

Essa produção artesanal também não é privilégio exclusivo de bares especializados. Ainda que eles sejam os principais focos de consumo, vários rótulos já são encontrados em lugares antes insuspeitos, como o Rota do Acarajé, mais conhecido pelos seus quitutes ou pela carta de cachaças.

Veja a matéria completa aqui

Fonte: Folha.com

21 setembro, 2011

Fotos da Oktoberfest 2011 - Munique

A Oktoberfest em Munique na Alemanha começou no última dia 17 e vai até dia 03 de outubro.
Pauliner, Hofbrau, Augustiner, Spatan e Hacker são alguns dos grandes nomes que participam do evento.

Veja algumas fotos que já foram publicadas:








Conheça um pouco do evento na Alemanha

Cerveja hidrata igual à água após prática esportiva

Estudo feito na Espanha comprovou que o consumo moderado da bebida após exercícios é benéfico para a saúde

Um estudo apresentado em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos.

Esta é uma das conclusões apresentadas no "VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde", onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia.

O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. "Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável", explicou Castillo.

A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja "não prejudica a hidratação após o exercício". Tomar cerveja seria "a mesma coisa que tomar água", por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.

"Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água", disse Castillo, que também afirmou que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta que exista "qualquer relação" entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver "barriga de chope".

O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja "ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias".

Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular, como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose, segundo a pesquisa.

Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da cerveja "sem", embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais positivos.

De qualquer forma, Estruch ressaltou a importância de "consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a dieta mediterrânea".

Maria Teresa Fernandez Aguilar, pesquisadora da Agência da Saúde de Valência, informou sobre os efeitos benéficos da cerveja sem álcool para as mães lactantes. Ela citou o estudo que demonstrou que crianças amamentadas por mães que consumiram duas cervejas sem álcool durante a lactação têm menos possibilidades padecer de doenças como câncer e arteriosclerose, devido à transmissão dos componentes antioxidantes de bebida.

"Os resultados nos surpreenderam", afirmou Maria Fernandez, acrescentando que a cerveja sem álcool seria mais recomendável que outras bebidas gasosas com base química.

Fonte: Exame

20 setembro, 2011

Revista MENSCH - Beer Experience, BrewDog, Bamberg, Falke Bier, Amazon Beer e Beer Legends

No mês passado recebi o convite da revista MENSCH (revista digital com informações e entretenimento) para ser um colunista mensal sobre... Cervejas!
A ideia é abordar este mercado crescente da cerveja especial no país e falar sobre as novidades.

Aceitei o desafio e agora foi publicada a primeira matéria.
Para começar, Beer Experience e uma pequena entrevista com Arlindo Guimarães, um dos sócios da Amazon Beer.

Na parte de novidades, Bamberg Camila Camila, novas BrewDogs no Brasil (via Tarantino), Falke Bier e Importadora Beer Legends com as cervejas Maisel´s e Hook Norton.

Para ler a matéria na íntegra, entre aqui.

NY Craft Beer Week 2011 - Semana cervejeira em New York

Já está rolando em Nova York a Craft Beer Week - do dia 16 ao dia 25 de setembro.

Veja o trailer do evento:



Trata-se de uma semana mágica para os fanáticos por cervejas artesanais. Para se ter ideia do evento, neste link você pode verificar onde os eventos acontecem. São mais de 150 destinos de cerveja artesanal.

Com o Passaporte que custa $10, você aproveita todas as ofertas nos locais listados. Se ficou interessado, você encontra eles facilmente para venda nas lojas indicadas pelo evento e também na Livraria Strand.

The Happy Hour Guys em NY 2011:

19 setembro, 2011

1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas em Minas Gerais

1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização reúne mulheres como formadoras de opinião do mundo cervejeiro

Quem sempre achou que cerveja era coisa do mundo masculino estava muito enganado. Cerca de 200 mulheres vão se reunir na próxima quarta-feira (21/09) em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para provar que cerveja também é assunto feminino e formar opinião. O 1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização vai levar as mulheres a degustar dez tipos de cervejas especiais. A grande atração será a cerveja especial com aroma de rosas, criada especialmente para o evento.

A cidade de Juiz de Fora possui tradição no mercado de cervejas. De acordo com o proprietário da Cervejaria Barbante, Pedro Peters, seu tataravó, o imigrante alemão Sebastian Kuns, fundou, em 1861, a 1ª cervejaria de Minas Gerais. Pedro retomou as atividades da Barbante em 2007 e produz, artesanalmente, de 800 a 1000 litros/mês. "O processo de produção foi mantido. Mudamos alguns ingredientes devido à facilidade de importação de malte e lúpulo. Características como a alta fermentação permaneceram", ressalta Pedro Peters.

O evento é realizado em parceira com o Sebrae-MG e segundo o analista Marcelo Rother, “as mulheres são responsáveis por boa parte do consumo nacional. Elas se reúnem com amigos, família, namorado ou marido para beber cerveja". O objetivo do evento é fortalecer as marcas no mercado local que já apresenta alta do faturamento de 25% ao ano, segundo dados do Sebrae.

Fonte: Estado de Minas (por Cecilia Kruel)

Minha nova coluna no Rate Beer: Beer Festivals in Brazil

Foi publicada minha nova coluna nos sites norte-americanos Rate Beer e Hop Press. O assunto não poderia ser diferente: Festivais de cerveja no Brasil.

No post falo primeiramente sobre o Brasil Brau e depois sobre o Beer Experience.

Link para o Rate Beer
Link para a Hop Press
Veja as colunas passadas

16 setembro, 2011

Bamberg Die Wiesn

Camila, Camila já é passado, a Bamberg já coloca outra novidade no mercado, agora a Die Wiesn.

Do casamento do príncipe da Bavária Luwig com a Therese em 1810, surgiu uma das maiores festas do mundo: a Oktoberfest, em Munich, que ocorre anualmente nas duas últimas semanas de setembro e na primeira de outubro.
A festa mudou de formato, em alguns períodos não aconteceu, mas sempre teve muita cerveja. No começo era uma cerveja marrom, mais encorpada que ao longo dos anos foi ficando um pouco mais clara, prevalecendo o malte, e muito fácil de ser bebida.

Hoje em dia muitas cidades no mundo realizam a festa do chope neste período do ano, e pensando nisso a cervejaria Bamberg trouxe esta tradição da cidade de Munich para Votorantim, não a Oktoberfest, mas a cerveja da festa.

O local onde acontece a festa chama-se Theresienwiese, mas a população de Munich chama carinhosamente este local de Die Wiesn, e foi justamente este o nome escolhido para a cerveja do estilo Oktoberfest da Bamberg.

Melhor Carta de Cervejas vai para...

O prêmio anual da revista Veja aconteceu ontem em São Paulo. Na categoria Melhor Carta de Cerveja, o vencedor foi pela terceira vez o Restaurante Melograno.

Parabéns Edu Passarelli e toda esquipe do Melograno!

15 setembro, 2011

Novidades da BrewDog chegam ao Brasil

Não é preciso falar que atualmente a BrewDog é uma das cervejarias mais criativas e interessantes. Distribuída em 17 países, entre eles o Brasil (Tarantino), chegam nos bares e empórios do país algumas novidades.

Duas cervejas colaborativas, tendência mundial no exterior, a Bashah, uma Black Double Belgian IPA feita com a Stone Brewing e a Bitch Please, uma barley wine feita com a cervejaria 3 Floyds.



A Abstrakt, também identificada pela cervejaria como AB:06 (Black IPA), uma nova linha de cervejas de edição limitada e associada com arte - Beer is Art.

A IPA is Dead, um 4Pack com as cervejas: Citra, Bramling Cross, Nelson Sauvin e Sorachi Ace, cada uma feita com um lúpulo diferente (nomes das cervejas).
E também a Alice Porter, uma porter que desembarca no Brasil em versão garrafa e chope.

Preparados para mais uma dose forte de lúpulos bem equilibrados?

14 setembro, 2011

Degustação Backer 3 Lobos

Durante o festival Beer Experience tive a oportunidade de degustar os quatro rótulos da Backer 3 Lobos: American Pilsen, American Wheat Exterminador (Weiss), Pele Vermelha (IPA) e a Bravo (Imperial Porter).
A Backer caprichou na receita, a Pele Vermelha e a Bravo foram as que mais se destacaram. A IPA mostrou um forte frutado por causa das cascas de laranja e bem equilibrada. A Bravo, uma imperial porter maturada em barril de umburana ficou muito boa, com aroma bem destacado de madeira e café.

Claro que a Exterminator e a Pilsen merecem destaque, as duas com ótima drinkability e muito refrescantes. Destaque para o capim-limão que vai na receita da cerveja de trigo.

Veja o vídeo feito pelo All Beers durante a degustação:

Cervejas artesanais na revista MENSCH

Matéria publicada recentemente pela revista digital MENSCH sobre cervejas artesanais, mostrando como anda este crescente mercado no Brasil. Não deixe de ler a matéria toda aqui.

Se a cerveja é uma das bebidas mais consumidas de forma democrática aqui e no mundo, a chegada das badaladas cervejas especiais ou caseiras elevam ainda mais um mercado que só tem crescido. Para os paladares mais exigentes até bem pouco tempo atrás só era possível apreciar uma boa cerveja caseira desembolsando alguns reais, ou dólares. Porém o panorama atual tem mudado e nos mostra que no Brasil já se produzem cervejas artesanais de primeira qualidade e de quase todos os tipos.
As micro-cervejarias brasileiras tem crescido nos últimos anos e para atenderem aos mais exigentes paladares cervejeiros tem investido pesado nesse ramo de bebida. Isso resultou num crescimento que já bate a casa dos 15% ao ano. Com um cenário econômico nacional favorável, empresas como a Amazon Beer (de Belém/PA) investiu 12 milhões em sua nova planta industrial com capacidade para produzir 70 mil litros por dia.

13 setembro, 2011

Design Cervejeiro: Lovells Lager

Lovells Lager foi criado por dois bem sucedidos profissionais da indústria australiana de música, com uma grande paixão pela cerveja e frustrados com a qualidade das lagers disponíveis, decidiram criar a sua própria cerveja.

Eles queriam levar a inspiração criativa da música independente para cerveja, e foi isso que aconteceu.

A Lovells nasceu com a personalidade dos dois proprietários e também para desafiar as normas de uma categoria de cerveja bem estabelecida e tradicional.

O dragão se tornou um ícone para simbolizar este conceito e o rótulo no pescoço foi algo para expressar a criatividade e a inteligência da marca.

12 setembro, 2011

Parabéns Duvel pelos 140 anos!

A Duvel (Duvel Moortgat Brewery) dispensa apresentações, uma das cervejas mais conhecidas em todo mundo pela sua qualidade e elegância, completa hoje 140 anos de idade.

Parabéns Duvel!

All Beers conversa com: Arlindo Guimarães (Amazon Beer)

Conversei durante o Beer Experience com um dos sócios da Amazon Beer, Arlindo Guimarães.
Entre os assuntos abordados, história da cervejaria, introdução das cervejas em todo território nacional, expansão da marca no exterior, entre outros assuntos.

All Beers conversa com: Arlindo Guimarães (Amazon Beer) from All Beers on Vimeo.

Propaganda de cerveja mira cada vez mais as mulheres


Campanhas de cervejarias substituem a figura da mulher-objeto por uma presença feminina mais atuante, que bebe com o parceiro

Por vários anos, a combinação “cerveja gelada e mulher quase pelada” foi intensamente explorada por publicitários como uma espécie de fórmula mágica para vender a bebida. Essa predileção, no entanto, começa a fazer parte do passado. Finalmente, cervejarias e agências de propaganda parecem ter percebido o quanto as mulheres se incomodam em ser tratadas como objeto nos comerciais. Mais que isso, elas passaram a temer a reação destas consumidoras. "Nas propagandas antigas, a mulher era retratada como um prêmio para o homem que escolhia determinada marca. Agora, perceberam que a fórmula está batida", afirma Selma Felerico, professora da Escola Superior de Propaganda e marketing (ESPM).

A mulher tem aparecido cada vez menos nas peças publicitárias na posição simplória e reducionista da “gostosona”. É crescente, por outro lado, a associação de sua imagem ao papel de consumidora e companheira – aquela que bebe cerveja e se diverte ao lado do parceiro e dos amigos. Como as mulheres definitivamente conquistaram seu espaço na sociedade, está claro para as companhias que este mercado não pode ser mais desprezado. E algumas marcas já falam diretamente a elas.


A peça mais claramente 'feminina' é a da Stella Artois, veiculadamente atualmente na televisão brasileira (propaganda acima). O filme compara os rituais de preparação de uma mulher que vai sair aos de servir a bebida da marca. O grande apelo é a sofisticação, visto que a Stella está posicionada por sua fabricante no segmento 'premium'.

Eles bebem mais
Pelas estatísticas, os homens são ainda os maiores consumidores de cerveja. Eles bebem cinco vezes mais que as mulheres, aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada em julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com informações da consultoria Nielsen, foram consumidos no Brasil, no ano passado, cerca de 8,5 bilhões de litros de cerveja entre homens e mulheres, contra 7,7 bilhões de litros no ano anterior. As vendas alcançaram a marca dos 36,9 bilhões de reais.

Ainda que as mulheres não sejam tão vorazes quanto os homens no consumo de cerveja, fabricantes e agências de publicidade sabem muito bem que elas são maioria nos pontos-de-venda – a Associação Global de Marketing de Varejo estima que elas representam 70% dos consumidores nestes locais – e têm enorme influência nas escolhas de parceiros, familiares e amigos. “De maneira geral, se considerarmos que mais da metade da população corresponde às mulheres, seria um grade erro ignorar este mercado”, afirmou Cilene Saorin, a primeira sommelier de cervejas do país. “Não existe uma cerveja especifica para mulheres ou para homens, mas existe, sim, um comportamento diferente em relação ao consumo”, explicou.



Ainda que as propagandas tentem ser mais atrativas e respeitosas com as mulheres, nenhuma empresa arriscou-se a produzir uma cerveja específica para esse público. Nos Estados Unidos, nem a Bud Light – versão de apenas 110 calorias da Budweiser – foi criada para atingir especificamente esse mercado. Suas propagandas apelam para o humor, colocando homens e mulheres em situações estranhas.

O mercado brasileiro se deu conta de que a maneira como retratava a mulher, como uma recompensa a quem adquire o produto, estava desatualizada. Foi quando as empresas começaram a colocá-la ao lado do homem”, relatou João Livi, da agência de publicidade Talent, diretor de criação que está por trás de campanhas para as marcas Bavária, Bavária Premium e Xingu, da Heineken. O publicitário chama atenção também para a possibilidade de exagero do outro lado, quando a figura feminina atua como vingadora dos homens. “Essa ideia de guerrinha dos sexos também não combina. É artificial”, alfineta.



Uma coisa é certa. Ficou para trás o tempo em que o 'baixinho' da Kaiser, cujos atributos maiores não eram definitivamente o porte físico e o sex appeal, conquistava o coração da bela atriz Karina Bacchi, em série de comerciais que fez sucesso em 2006. A clara jogada de marketing incluía até rumores na imprensa de que os atores teriam um romance na vida real. Até o final do tal "namoro" virou motivo para propaganda. Nas entrelinhas, o recado: basta beber Kaiser para ter ao seu lado uma linda mulher. Poucos anos se passaram e a mensagem, no entanto, soa antiquíssima.

Fonte: Veja Economia

09 setembro, 2011

As principais chatices no mundo cervejeiro

Hoje tive a honra de participar do programa Pão e Cerveja da CBN, apresentado pela Fabiana Arreguy.
O tema em questão foram as chatices do meio cervejeiro que começam a se manifestar de maneira descontrolada, e para isso, a Fabiana coletou algumas opiniões de envolvidos no meio.

Além da minha participação, também participaram Bernardo (Homini Lúpulo), Maurício Beltramelli (Brejas), Thales Carneiro (Gole de Cerveja), Fabian Ponzi (Bebendo Bem) e Paulo Schiaveto.

Para escutar o programa, clique na imagem acima.
Obrigado pelo convite Fabiana e novamente, parabéns pelo programa Pão e Cerveja!

Cultura Inglesa faz evento gratuito de degustação de cervejas

Entre os dias 14 e 17 de setembro, a instituição de ensino Cultura Inglesa, da Mooca, zona Leste de São Paulo, realiza o evento “Pub Experience”. O especialista britânico Greigor Caisley conta a história da cerveja e dirige degustações.

Para participar do evento, basta ser maior de 18 anos. As inscrições começam no dia 6 de setembro. Há apenas 20 vagas para cada dia do evento. Nos dias 14 e 15, às 19 horas e no dia 17, às 12h30.

INFO:
Cultura Inglesa Mooca
Rua do Oratório, 232, Mooca, São Paulo, SP, (11) 2605-8186

Fonte: Prazeres da Mesa

Bamberg e Bierland são destaque na Copa Cervezas de America no Chile

Ontem foi a premiação do Copa Cervezas de America no Chile, e novamente o Brasil foi destaque no evento. Segundo informações da jornalista Fabiana Arreguy, que também foi jurada no evento, a cervejaria Bamberg levou medalha de ouro pela Weizen, duas medalhas de prata (Munchen e Schwarz), e o prêmio de cervejaria do ano.

A Bierland levou bronze com sua bock e também o prêmio de melhor Pale Ale.

Como a premiação foi ontem, o site do evento ainda não divulgou a lista oficial.
Parabéns Bamberg e Bierland!

08 setembro, 2011

All Beers conversa com Velhas Virgens

O All Beers aproveitou o Beer Experience para conversar com o Paulão, vocalista da banda Velhas Virgens. Entre os assuntos abordados, cerveja da banda, microcervejarias, ambev, bandas independentes, Brahmeiro e cervejas artesanais.

All Beers conversa com: Paulo de Carvalho (Velhas Virgens) from All Beers on Vimeo.

Veja o Velhas Virgens tocando no Beer Experience:

Velhas Virgens no Beer Experience from All Beers on Vimeo.

Revista Veja faz vídeo sobre o Belgian Beer Weekend

Bruxelas celebrou no último fim de semana a 13ª edição do Belgian Beer Weekend, o festival de cerveja mais famoso da Bélgica, que acontece na Grand Place e recebe milhares de pessoas sempre no início de setembro.

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