Durante a semana um viral com a foto de uma rinha de cães com banners de patrocínio da cervejaria Heineken foi assunto na internet. O perfil do facebook e twitter da marca foi bombardeado com acusações e dúvidas sobre a veracidade da imagem.Logo que teve conhecimento do assunto, uma mensagem foi postada pela marca:
"A Heineken está chocada e inconformada com estas imagens. A Heineken não está e nunca estaria associada a atividades ilegais, ou que envolvam crueldade a animais. Esta é uma distorção da ativação da nossa marca, e nosso departamento jurídico está investigando a fonte das imagens e tomará as medidas legais necessárias".
Agora a marca soltou em seu site oficial a seguinte mensagem:
As imagens continuam a circular pela internet mostrando uma briga de cachorros, com banners Heineken claramente visíveis em segundo plano. Isto é muito preocupante e absolutamente inaceitável.
Fizemos uma investigação e agora sabemos que:
- O local é um clube na Mongólia
- O local sediou uma briga de cachorros dos quais não tínhamos conhecimento e não estávamos envolvidos de forma alguma
- O proprietário local confirmou verbalmente que banners Heineken são visíveis nas fotos, porque na noite anterior o clube tinha sido decorado para um evento promocional e ele não conseguiu remover os banners.
- Este evento na noite anterior não foi de forma alguma relacionado com a briga de cachorros
- Foram removidos todos os materiais promocionais restantes no local
- Retirado todo o estoque atual do produto do clube
- Nossas marcas não estarão disponíveis no clube novamente
- Nossos distribuidores receberam instruções rígidas para que enganos como este não ocorram novamente
Nós apreciamos o posicionamento de nossos consumidores querendo entender o que realmente aconteceu. Nós encorajamos os nossos consumidores a continuar utilizando os canais de facebook e twitter para nos alertar sobre situações similares.