29 abril, 2016

Bodebrown lança nova linha de Growlers


A cervejaria Bodebrown lança sua nova coleção de growlers. Pioneira na adoção do consumo sustentável por meio destes vasilhames retornáveis, criados especificamente para o transporte de cerveja. São quatro modelos, todos numerados e com pintura decorativa, nos tamanhos de um, dois, três e cinco litros. Custam respectivamente: R$ 75,40, R$ 115, R$ 161 e R$ 376. Fabricados na Alemanha, contam com frete grátis no envio para todo o Brasil. Quem optar por retirar na fábrica, ganha um voucher para encher o growler com chope da Bodebrown. Há ainda a opção de personalizar as garrafas com o nome do cliente, após a entrega.

"O uso do growler promoveu uma transformação comportamental na cidade", conta Samuel Cavalcanti, cervejeiro à frente da Bodebrown.
As garrafas retornáveis, com design desenvolvido na Itália e fabricação na Alemanha, possuem um sistema de fechamento com tampa especial, permitindo que a bebida possa ser transportada e consumida mesmo após aberta sem perder suas propriedades. Com a possibilidade de se reutilizar o growler, as embalagens descartáveis podem ser dispensadas. O fato do consumidor buscar a bebida em uma cervejaria para completar a garrafa também valoriza o consumo de produções locais e maior interação da marca com o cliente.


Toda semana, a cervejaria realiza os Growler Day, às sextas das 17h às 20h, e aos sábados das 9h às 13h, uma oportunidade para as pessoas reabastecerem seus growlers. "Estes momentos se transformaram em celebrações, encontros de centenas de pessoas, num verdadeiro ritual que resgata valores culturais", explica Cavalcanti. "Em algumas edições especiais trazemos atrações musicais e gastronômicas, para que as pessoas aproveitem o momento".

A cada edição, uma cerveja diferente é disponibilizada, proporcionando grande variedade para que os clientes saboreiem as criações da Bodebrown. "O growler é um modelo de negócio e também uma forma de desfrutar a cultura das cervejas artesanais. As pessoas vem, consomem aqui ou levam pra casa", afirma o cervejeiro.

Restaurantes abrem espaço para o growler 

O uso dos Growlers também está ganhando espaço em alguns dos restaurantes mais badalados. A Forneria Copacabana, com dois endereços em Curitiba, é uma das mais novas casas parceiras da Bodebrown. Recentemente a sede da Avenida Iguaçu lançou os jantares exclusivos realizados no terraço do Edifício 2820, com vista para a cidade. Com serviço personalizado, para no máximo seis pessoas, conta com cardápio exclusivo. Clientes que tiverem o growler da Bodebrown podem levar cervejas da marca curitibana, neste tipo de embalagem, sem a cobrança de taxa de rolha. É uma forma de harmonizar as cervejas especiais mais premiadas de Curitiba com a sofisticação do jantar Roof Top da Forneria. Este espaço funciona somente com reservas antecipadas.  

A rede Madero, com casas em vários estados do Brasil, também não cobra "rolha" no caso dos growlers da Bodebrown, por meio de outra parceria.


All Beers visita a cervejaria Bodebrown - Curitiba (PR)
from All Beers on Vimeo.

Way Beer chega com 8 cervejas no Copenhagen Beer Celebration 2016 - Dinamarca


A cervejaria paranaense Way Beer foi selecionada, pelo quarto ano consecutivo, para representar o país no principal festival de cervejas especiais da Europa: o Copenhagen Beer Celebration (CBC). O evento, que será realizado nos dias 13 e 14 de maio, na Dinamarca, é organizado pela Mikkeller e vai reunir 40 das principais cervejarias do mundo.

O Copenhagen Beer Celebration é o maior e melhor festival de cervejas especiais da Europa, e se consolidou como uma grande referência para os profissionais que se dedicam ao segmento. Para a Way Beer, é extremamente gratificante participar do CBC. Essa será a nossa quarta participação em 5 anos de cervejaria, o que nos deixa ainda mais orgulhosos por fazer parte desse grupo seleto de participantes”, comenta Alejandro Winocur, sócio-proprietário da Way Beer.

Durante o CBC 2016, que teve todos os ingressos esgotados em menos de 1 hora de venda, a cervejaria paranaense, única representante da América Latina no evento, vai apresentar oito rótulos exclusivos: Red Wine Saison, Spontaneous Key Lime, EAPeated, Amazon Gose Stillwater, CaleryBration, Imperial Stout, PinhaiSpontaneous e Morretes.

O CBC é uma ótima oportunidade para que as cervejarias tirem do papel projetos especiais, destacando ideias criativas e a excelência no processo de produção. Pensando nisso, fizemos uma seleção que vai apresentar cervejas e projetos inovadores. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecermos novas cervejarias, conceitos e tendências”, completa Alessandro Oliveira, mestre cervejeiro e sócio-proprietário da Way Beer.


Conheça os rótulos que serão apresentados pela Way Beer no Copenhagen Beer Celebration 2016:

- Way CeleryBration: Com 3,5% de teor alcoólico, segue o estilo gose. A cerveja leva aipo e sal marinho em sua composição, resultando em uma bebida refrescante que harmoniza perfeitamente com frutos do mar e comidas picantes.

- Way EAPeated: Colaborativa entre a Way Beer e o Empório Alto dos Pinheiros (EAP). Uma Sour, com 6,5% de teor alcóolico, desenvolvida 100% com malte turfado “peated”. A cerveja passou ainda por uma segunda fermentação com Bettanomyces.  Inspirada nos whiskeys single malt escoceses Laphroaig e Ardbeg. Será plugada em Copenhagen e no EAP simultaneamente.

- Way Spontaneous Key Lime:  é uma Sour com fermentação espontânea, 5,1% de teor alcóolico. Foi fermentada em Barril de Vinho. Leva Suco de Lima da Pérsia na sua maturação.

- Way/Stillwater Amazon Gose: colaborativa entre a Way Beer e a Stillwater (EUA), com 3,5% de teor alcoólico, segue o estilo Gose. Tem em sua receita o sal marinho brasileiro da Região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e a gabiroba, uma fruta nativa, colhida em seu ambiente natural, não cultivada.

- Way Morretes: uma Imperial Stout maturada em Barril de Bourbon com Banana Passas. A Banana Passas é muito comum no Litoral do Paraná e dá a inspiração ao nome da cerveja. Teor alcoólico de 10,7%.

- Way Red Wine Saison: cerveja maturada por 12 meses em barril de Carvalho Francês usado na maturação de vinho Cabernet Sauvignon. O barril deu à cerveja algumas das características do vinho que foi armazenado anteriormente e o resultado é um complexo sabor entre a cerveja base, o vinho e a madeira utilizada. Teor alcoólico de 6,2%.

- Way Imperial Stout: é uma cerveja turva e complexa com os maltes Munich, Special B, Caraaroma e Malte torrado, além dos lúpulos Magnum e Summit. É uma cerveja fermentada por 30 dias e maturada por 6 meses com sementes de Amburana.

- Way PinhaiSpontaneous: uma Sour com 5,4% de teor alcoólico, fermentada espontaneamente em Barril de Vinho. O nome a cerveja foi inspirado na fermentação feita com microorganismos presentes na fábrica da Way, localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Wäls: Cervejaria começa o projeto do maior Barrel Room da América Latina


Imagine o maior Barrel Room de cervejas da América Latina! Foi exatamente nisso que a cervejaria Wäls, de Belo Horizonte (MG) pensou!
Conversei ontem com José Felipe, proprietário da cervejaria sobre esse novo projeto que já começa grande e deve ficar ainda maior, veja os detalhes aqui no All Beers!

Hoje
Atualmente a Wäls conta com 50 barris que já foram utilizados em cervejas lançadas recentemente e que já ganharam medalhas em concursos! Além disso uma dorna de 700 litros também já faz parte da cervejaria.


Imagem do contâiner com os novos barris
do Barrel Room da Wäls

Barricas chegando
O Barrel Room será na capital mineira e terá um total de 1000 barricas até o fim de 2016. Ontem chegaram os primeiros barris, 140 no total, com diferentes madeiras e alguns que já armazenaram outras bebidas, como Bourbon de diferentes marcas (Maker's Mark, Heaven Hill Distilleries, Buffalo Trace, Jack Daniel's, Seagram Lawrenceburg), Vinhos, Whisky, Congnac e Tequila.


Imagem do contâiner com os novos barris do Barrel Room da Wäls

Futuras Dornas
Foram encomendadas dos Estados Unidos mais duas dornas de 2.00 litros cada, feitas com carvalho americano, mais conhecido como White Oak.
Uma parceria também foi feita com uma das maiores Tanoarias (trabalhos feitos de madeira como barris de vinho, cachaça e tonéis que guardam bebidas alcoólicas) do Chile. Dessa parceria vai nascer um projeto revolucionário de envelhecimento, com umidade e temperatura controlada do Barrel Room da Wäls.

O Barrel Room também terá uma planta piloto acoplada, com capacidade para 500 litros e mais 15 tanques fermentadores.

Inauguração do Barrel Room
O local do Barrel Room ainda é segredo, mas segundo José Felipe, a inauguração e abertura para o público deve acontecer em agosto (previsão).

28 abril, 2016

Quatro cervejarias ciganas lançam novidades em lata


As ciganas Dogma, JBeer, Perro Libre e Urbana se uniram à micro cervejaria Dádiva para promover um envase coletivo de rótulos de cerveja em lata com lançamento simultâneo. A empresa DaLata Brasil será a responsável pelo envase de cinco produções que somam aproximadamente 8 mil litros de cerveja artesanal em latas de 350 ml e 473ml.
As latas chegam ao mercado com preços diferenciados, com valor sugerido a partir de R$20,00.

Conheça cada um dos rótulos:

Dogma Rizoma | Double IPA | ABV: 8,3% | IBU: 80 | 473ml

Como todos os rótulos da Dogma, nada é feito por acaso! Estamos diante de uma produção diferente, com lúpulos Citra e Mosaic que foram adicionados apenas no final da fervura, oferecendo assim um amargor muito mais limpo e de melhor qualidade. Com uma base leve de maltes, alaranjada e seca no final, essa cerveja sazonal será comercializada em um latão de 473ml, para preservar toda sua potência sensorial.
Com ela, a Dogma quer apresentar uma forma de organização, onde nossa sociedade se estruture, assim como o lúpulo, através de um rizoma, sem uma raiz central da qual se segue uma organização hierárquica, reconhecendo a multiplicidade e construindo uma unidade baseada na igualdade entre diferenças e sempre podendo ser mutável, desmontável, reversível e conectável. A um primeiro olhar, essa sociedade seria impossível de ser construída, assim como para muitos essa cerveja seria impossível de ser produzida.

Perro Libre Sorachi Berliner | Berliner Weisse | ABV: 3,4% | IBU: 5 | 350ml
Este ano a Perro Libre lança uma nova série de cervejas ao lado das já consolidadas Hop Bursted, intitulada Sour and Wild. A primeira a ser lançada será a Sorachi Berliner. À beira da extinção na Europa para o fervor no mercado cervejeiro americano, o estilo Berliner Weisse leva grande porcentagem de malte de trigo e bactérias láticas do gênero Lactobacillus, e se tornou uma espécie de porta de entrada para as sour ales.
Maturada com cascas de limão siciliano, a Sorachi Berliner utiliza o lúpulo japonês Sorachi Ace, que apresenta notas cítricas e herbáceas lembrando limão siciliano, coentro e chás, e possui 3,4% de teor alcóolico, 3,5 de pH e apenas 5 IBUs.

Urbana Cat In The Box | Imperial Stout | ABV: 11% | IBU: 100 | 350ml

O outro lançamento deste projeto é a Cat In The Box, um sonho antigo da Cervejaria Urbana. Fernando Bueno explica que a receita foi paixão à primeira brassagem, em 2008, ainda na panelinha de 20l. Desde então, a Cervejaria Urbana vem testando e aprimorando a receita dessa Imperial Stout em seu laboratório. O resultado de oito anos de testes não poderia ser outro: uma cerveja complexa, ousada e volumosa em todos os sentidos, atingindo um teor alcoólico de 11% e amargor de 100 IBUs.

J.Beer De Bull | American IPA | ABV: 6,5% | IBU: 50 | 350ml
A leitura de João Belentani para o estilo American India Pale Ale, batizada como De Bull, se junta ao time da JBeer. De coloração âmbar claro, a cerveja tem amargor elegante e carrega em sua essência aroma e sabor de lúpulos americanos, que trazem ao nariz notas cítricas e resinosas. Na boca, o amargor do “tempero da cerveja” é equilibrado pelas notas de cereais e toffee, provenientes do malte.
Ilustram o novo rótulo que ressalta a imponência do Charging Bull, famosa escultura de bronze de Wall Street, traços que conversam com o folclore nacional dos bois cantados de cordel e traduzem em imagem a personalidade desta receita, intensa e bem executada.

Dádiva Venice Beach (novo lote) | Session IPA | ABV: 4,5% | 350ml
Uma parceria entre a empresa DaLata e a Cervejaria Dádiva foi criada especialmente para atender à demanda de um público seleto, que quer maior mobilidade para carregar sua cerveja artesanal.
De sabor leve, aromática e refrescante, a Venice Beach tem inspiração em horizontes modernos, com amargor delicado e baixa concentração alcoólica, criando uma IPA mais suave e propícia para a estação. O produto foi elaborado com 4,5% de teor alcoólico e leva lúpulos americanos em sua receita.

Lançamento oficial

O lançamento acontece no próximo dia 5 de maio, simultaneamente às 19h, em 15 bares do Estado de São Paulo, sendo Aconchego Carioca, Água Benta Lupulada, Ambar, Beer Rock Club, Capitão Barley, Cateto Pinheiros, Cerveja Artesanal São Paulo, Choperia São Paulo, Empório Alto dos Pinheiros, La Fraternité e Let’s Beer na capital paulista, The Beer Market, em Jundiaí, Cervejoteca, em Campinas, Biergarten, em Ribeirão Preto e Cervejoteca, em Sorocaba.

Fonte: BeerPress Assessoria

Desperados reascende Galeria Ouro Fino com a "Galeria Desperada", projeto inovador de festas calcado na arte urbana


A partir do dia 30 de abril, a galeria Ouro Fino, em São Paulo, abrigará a Galeria Desperada, série de oito festas que unem música e arte. A Galeria Desperada é idealizada pela cerveja Desperados e foi projetada para servir tanto como galeria de arte temporária quanto para espaço de festas. Para isso, o último andar da galeria Ouro Fino vai abrigar instalações artísticas, cenografia do Estúdio Xingu e programação musical assinada pela produtora Jambox. As noites contarão com DJs e selos de festas atuantes da noite paulistana.

Galeria Desperada é inspirada pela série documental Madrugada Desesperada (veja o trailer abaixo), apresentada por Fernanda Young e produzida em parceria pela marca de cerveja Desperados e pela produtora Conspiração Filmes.


Para Vanessa Brandão, gerente de marketing da Desperados, a Galeria Desperada dará vida à série levando ao público um conteúdo relevante de cultura urbana em um formato bastante inovador: todo o último andar da Galeria Ouro Fino vai se transformar em um espaço de experimentações artísticas temporárias onde acontecerão festas icônicas da madrugada paulistana.

A escolha da Galeria Ouro Fino é perfeita, pois é reconhecidamente um local de vanguarda musical e artística da cidade. Ao ocuparmos o último andar inteiro com a Galeria Desperada, estamos reascendendo a Ouro Fino, acrescentando ao espaço instalações de artistas da nova geração em noites animadas por boa música e ótima cerveja”, explica. “Serão noites memoráveis”, finaliza.
 A Galeria Desperada é produzida pela Sherpa42, agência de live marketing focada em eventos e ativações que geram experiência de marca.

Arte em todos os lados
O estúdio Xingu criou uma cenografia em que tudo é pensado de forma artística. Assim, um antigo carrinho de supermercado se transformará em um avião estilizado pendurado no alto de onde funcionará o longe e o bar; o vão da galeria ganhará uma impactante instalação de neons coloridos, e, ainda, um grafiteiro irá criar sua obra ao vivo, durante a festa, em uma grande tela instalada entre os andares da Galeria.

"A Galeria Ouro Fino tem uma rica história, sempre conectada com a transformação da cidade, foi a base de novos artistas e estilistas nas últimas décadas. Para Galeria Desperada ocupamos o espaço com muita arte, dialogando com sua arquitetura, estimulando os convidados a criarem suas próprias imagens”, explica Zeca Gerace, do Estúdio Xingu.
Estas e outras iniciativas artísticas dialogam com a exposição do material imagético usado na série Madrugada Desperada. O conteúdo dos oito episódios que exploram o trabalho de diversos artistas de São Paulo será exposto em salas especiais de exibição durante todo o período das festas.

O espaço funcionará aos sábados até dia 25 de junho com entrada gratuita. Lista para cadastro e aquisição de convites serão divulgadas através do site: www.galeriadesperada.com.br

Gastronomia
A união de elementos distintos da cultura urbana, especialmente arte e música, que formam a base da Galeria Desperada, também inspirou o cardápio criado pelo pub The Joy especialmente para o projeto.
A nossa proposta é rechear o cardápio com comidinhas famosas da madrugada paulistana. Temos wraps vegetarianos, mini hambúrgueres, nacho, pizzas, mini churros, todas as delícias mais pedidas pelo público no The Joy”, explica um dos proprietários do The Joy, Eduardo Trotta. “Para os drinks, a proposta foi apostar em misturas inusitadas a base de Desperados: o Despê Bomb, o Despenela e a Desperoska. O Despe Bomb leva um shot de Jegermeister unido com uma garrafa de Desperados; o Despenela mistura Desperados, açúcar, limão e uma pitada de canela em pó; e por fim a Desperoska que traz Desperados junto com a famosa caipiroska de limão”, completa Aldryn Pere, sócio de Eduardo no The Joy.


Música, arte e cultura urbana
A produtora JAMBOX, criada pela fotógrafa Rizza Bomfim e pela DJ Luisa Viscardi, assinam a curadoria musical das oito festas da Galeria Desperada. Elas criaram uma programação que une selos de festas que estão movimentando a cena noturna de São Paulo e Rio de Janeiro, além de DJs da novíssima geração. “A proposta é um line up democrático, que misture diferentes influências sonoras e agrade diversos estilos e públicos. Acreditamos na diversidade" declaram as meninas.

Uma das noites mistura a música eletrônica de alto nível do projeto Metanol com o dub do Dubversão (que foram retratados em um dos episódios da série Madrugada Desperada); outra festa, A Crema, mistura na pista hip hop com música brasileira; outros destaques da programação são as festas Mundi, MamaPro, Doom e Downtown Inc.

A programação de festas será aberta pelo projeto Jambox na estreia, dia 30 de abril, noite que também conta com apresentação do músico Rico Dalasam; no sábado seguinte, dia 7 de maio, é a vez da festa de french house e electro swing Downtow Inc; a Batekoo acontece no dia 14 de maio; a Mama Pro acontece no dia 21 de maio, e transita entre a disco music e tech house. Já no dia com 4 de junho rola a junção das festas Metanol e Dubversão; A Crema, festa que une hip-hop, trap e música brasileira acontece no dia 11 de junho; a Mundi, selo adorado pelos fãs da pop music, anima o topo da Galeria no dia 18 de junho. A festa que encerra a temporada da Galeria Desperada é a carioca Doom, de rap, bass e future beats, no dia 25 de junho.
Além das festas, o espaço da Galeria Desperada vai contar com pop ups stores de lojistas da própria galeria Ouro Fino e performances de artistas convidados.

Entrada gratuita
Serão dois meses de shows e com entrada gratuita via cadastro que será disponibilizado pelo site www.galeriadesperada.com.br limitado à lotação do espaço. A página de cadastro será aberta no dia 4 de maio, quarta-feira, às 14h, para ingresso na festa que acontece no dia 7 de maio. Serão sete festas abertas ao público nos dias 7, 14 e 21 de maio, 4, 11,18 e 21 de fevereiro.

Galeria Desperada @ Galeria Ouro Fino
Local: R. Augusta, 2690 - Cerqueira César, São Paulo - SP
Abertura para convidados: 30 de abril, sábado, às 23h.
Abertura para público: 07 de maio, sábado, às 23h (festas abertas mediante cadastro na página oficial do evento)
Dia de funcionamento: sábados, 07, 14 e 21 de maio, 4, 11,18 e 25 de junho, das 23h à 05h.
Capacidade total por dia: 250 pessoas
Proibida a entrada de menores de 18 anos
Período de funcionamento: 30 de abril até 25 de junho

Cervejaria Burgman lança sua primeira cerveja em lata - Working Class


As latas de cerveja artesanal vão dominar o mundo!
Sim, mais uma cervejaria nacional está lançando sua cerveja em lata, dessa vez é a Burgman, de Sorocaba (SP), que lança a Working Class, sazonal de outono que chega nos pontos de venda na próxima semana.


Uma English Oatmeal Stout com 5,5% de teor alcoólico, macia, encorpada e com aveia na receita. Lançada pela primeira vez em 2014 (garrafas), essa é a primeira experiência da cervejaria com latas (473ml), pela DaLata Envasamento.
A arte do rótulo foi desenvolvida por Bruno Couto.

27 abril, 2016

Bamberg lança edição limitada de rótulos feitos por artistas independentes


Unindo cerveja e arte, a Bamberg apresenta o Projeto BAM, em que dois de seus rótulos serão ilustrados por artistas independentes da região de Votorantim (SP). Em uma edição limitada, os rótulos da Bamberg Schwarzbier e Bamberg München terão os desenhos de seis artistas: Pêu Ribeiro, Daniel Bruson, Ricardo Wong, Marcelo Malusco, Peterson Ruiz e Renê Junior. Todos são ilustradores de Sorocaba, exceto Marcelo Malusco, que é de Ibiúna.

O verso de cada rótulo das cervejas do Projeto BAM leva explicações sobre o conceito da ilustração e dados do artista.
Cervejeiro e fundador da Bamberg, Alexandre Bazzo conta que a iniciativa tem tudo a ver com a cervejaria, que se orgulha de ser independente e valorizar a arte. “O objetivo era ultrapassar a barreira da bebida alcoólica e chegar ao entretenimento. Essa é a primeira experiência e as artes ficaram lindíssimas. Faremos o projeto BAM uma vez por ano, sempre convidando artistas da nossa região”, explica.


A Bamberg Schwarzbier é uma cerveja preta, de baixa fermentação, com 5% de teor alcoólico. É fácil de ser bebida, mas muito complexa nos aromas e sabores. Harmoniza com churrasco, feijoada, carnes de porco, carnes vermelhas, grelhados, charutos e sobremesas a base de chocolate.
Já a Bamberg München, classificada como estilo Munich Dunkel, é uma cerveja de baixa fermentação com 5% de teor alcoólico. Harmoniza com carnes de porco, culinária mexicana, carnes vermelhas e pratos apimentados.

Downtown Beer Festival reúne diversas cervejarias e importadoras


O Downtown, maior centro de lazer e negócios a céu aberto do Rio de Janeiro, recebe a 2ª edição do Downtown Beer Festival nos dias 28, 29 e 30 de abril, de 13h às 21h, e no dia 1º de maio, de 12h às 19h. Além de reunir diversas cervejarias e importadoras, o festival proporciona degustações, palestras gratuitas e música ao vivo, estimulando a troca de experiências e a socialização em um evento ideal para os amantes da bebida produzida à base de malte e lúpulo. A entrada é franca.

As cervejarias e importadoras venderão diretamente aos visitantes do Downtown Beer Festival, sem que haja a presença de intermediários. Gustavo Renha, sommelier de cervejas e curador do evento, acredita que essa medida assume um importante papel na divulgação das cervejarias, além de ser essencial para fortalecer a relação entre consumidor e produtor.

Ainda de acordo com Renha, a promoção de palestras gratuitas é o ponto chave do evento, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o que há por trás da produção cervejeira que o público apreciador do produto, normalmente, desconhece. Profissionais consagrados do mercado brasileiro e carioca já confirmaram a participação, como Leonardo Botto (mestre cervejeiro), Gil Lebre (sommelier campeão brasileiro de 2015) e Pedro Barcellos (sommelier do grupo Troisgros Brasil).

O festival conta com mais de 20 cervejarias e importadoras, além de food trucks. Dentre os participantes confirmados destacam-se: Cervejaria Noi, Cervejaria Three Monkeys, Cervejaria Tropica Brewing, Importadora Bier Wein, Cervejaria Invicta, Rosita Food Truck, Cervejaria 961 Beer, Importadora Buena Beer, Aconchego Carioca, Bar da Frente, dentre muitos outros.

As melhores cervejarias do país estão envolvidas no projeto, profissionais consagrados nas palestras e uma gastronomia que todo carioca gosta, realmente é um evento que reúne uma série de qualidades em prol da satisfação do cliente”, afirma Renha.

Palestras:

Dia 29/4 – 18h - Leonardo Botto
Cervejeiro
Tema: Cerveja caseira no Brasil

Dia 30/4 – 17h30 - Pedro Barcellos
Sommelier de Cervejas
Tema: A importância do serviço e da escolha das taças

Dia 1º/5 – 16h - Gil Lebre
Sommelier de Cervejas
Tema: Aprendendo o alfabeto cervejeiro

Serviço
Downtown Beer Festival
Data e horário: 28, 29 e 30 de abril (de 13h às 21h) e 1º de maio (de 12h às 19h)
Local: Downtown – Av. das Américas, 50 - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita

Já conhece a "Only Hops Can Break Your Heart"?


Já conhece a Only Hops Can Break Your Heart?
Nova marca do mundo cervejeiro, criada pelos irmãos Ciro e Ricardo Bicudo. A inspiração surgiu da combinação de outro projeto dos dois, a Folk Ink Label e nos trabalhos de desenvolvimento de identidade visual para muitas cervejarias do mercado, produzidas por Ciro.

Seus produtos vão de copos (em parceria com a Cristal Blumenau) a camisetas, todos eles com design exclusivo.


camisetas


abridor - bottle opener


Gostou? Veja todos os produtos na loja virtual, siga o facebook e não perca a participação deles com produtos da marca no próximo fim de semana (dias 30/04 e 01/05), no Brewdog Beer Weekend.

Only Hops T02 from ciro bicudo on Vimeo.

26 abril, 2016

Instituto da Cerveja Brasil chega ao ABC Paulista


O Instituto da Cerveja Brasil amplia seu alcance em São Paulo com a inauguração do Campus Madalena, instalado na sede da Cervejaria Premium Paulista, em Santo André. O espaço vai atender, segundo o sócio e empresário Estácio Rodrigues, a busca por formação neste segmento e funcionará no endereço da cervejaria fundada em janeiro de 2012 e responsável pela produção do rótulo Madalena.
Com o crescimento do mercado das cervejas artesanais, o ICB percebeu uma demanda no ABC em relação à procura sobre educação cervejeira. Nada melhor que nos unirmos à maior micro cervejaria da região para construirmos nosso braço educacional e unir as duas marcas em prol ao desenvolvimento do mercado local”, explica.

Segundo Felipe Rêgo, diretor comercial da Cervejaria Premium Paulista, a parceria é de extrema importância para a companhia.
Contribuiremos para a formação e a educação no mercado cervejeiro. Estar aliado ao nome de um renomado Instituto é muito gratificante à marca e aos interesses e valores institucionais que a Cervejaria Premium Paulista possui”, afirma o executivo.

As aulas do Curso de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais começam no dia 20 de julho e trazem informações e curiosidades gerais sobre o universo da cerveja. Tudo de forma leve, descontraída e, claro, com muita degustação. No total serão quatro encontros realizados nos dias 20, 22, 26 e 28 de julho. As aulas acontecem no período da noite com duração de três horas cada. No Campus Madalena, os alunos do curso introdutório também poderão visitar a fábrica. O objetivo é que ao final, o aluno se sinta confiante para selecionar de forma mais adequada a cerveja certa para cada ocasião.

O curso será ministrado pelos professores e mestres cervejeiros Luis Celso Jr. (jornalista, Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos formado pelo Instituto da Cerveja) e Fernando Carvalho (engenheiro graduado pela Unicamp, gastrônomo formado pelo Senac, Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja).
Para participar, as inscrições podem ser feitas no site www.institutodacerveja.com.br, e os participantes não precisam ter conhecimento prévio ou certificados. O investimento é de R$ 550 à vista no boleto ou no cartão de crédito.

Serão abordados os seguintes temas:

>História da Cerveja;
>Cervejas Mainstream x Cervejas Especiais;
>Técnicas de degustação de cervejas;
>Matérias-primas;
>Processo Produção;
>Famílias de Cervejas;
>Escolas alemã, anglo-saxônica, belga e americana;
>Curiosidades de mercado;
>Teoria introdutória à harmonização.

Sobre o Instituto da Cerveja Brasil:

Aberto em 2010, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira escola de ensino cervejeiro voltada à formação de Sommeliers de cerveja no país e foi fundada por Kathia Zanatta, 1ª sommèliere de cervejas nacional formada pela prestigiada Doemens Academy, na Alemanha, junto a Alfredo Ferreira, também Mestre-Cervejeiro pela mesma escola, e o empresário Estácio Rodrigues. A instituição, com sede de 500 metros quadrados no bairro de Moema, em São Paulo, oferece cursos, dos introdutórios aos profissionalizantes, e atua em outros cinco Estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Instituto, que possui hoje em seu portfólio mais de dois mil alunos formados, participa ativamente da difusão e da consolidação da cultura cervejeira no mercado nacional e criou, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers, o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, a mais importante competição do segmento no país. Em 2015, a escola recebeu o aval de uma das mais reconhecidas universidades do setor  cervejeiro, a alemã Weihenstephan, para o curso de Tecnologia Cervejeira.

Sobre a Cervejaria Premium Paulista:
A Cervejaria Premium Paulista chegou ao mercado em 2013, com o lançamento da marca Madalena – cerveja sem adição de antioxidantes, estabilizantes de espuma, ou qualquer aditivo químico. Possui em seu portfólio onze estilos, elaborados com técnicas exclusivas, insumos importados e processos de fabricação padronizados para assegurar o melhor resultado, sempre respeitando o tempo de produção da cerveja. Hoje, a companhia conta com mais de mil pontos de venda em todo o território nacional.

Serviço:
Instituto da Cerveja Brasil
Endereço: Avenida dos Carinás, 417
Telefone: (11) 5097 9497
https://www.institutodacerveja.com.br/
https://www.facebook.com/institutodacerveja/?fref=ts

"All Beers" & "Craft Beer Channel" anunciam parceria para compartilhamento de vídeos


O All Beers em sete anos de funcionamento, sempre acompanhou tudo que acontece no meio cervejeiro mundial e claro, sempre tentou buscar o melhor para seus leitores! Com essa filosofia, parcerias foram criadas ao longo dos anos com blogs internacionais, revistas, canais de vídeo e essa busca nunca termina, por isso anunciamos hoje um novo parceiro, na verdade um canal de vídeo que desde 2013 oferece um conteúdo incrível, o Craft Beer Channel!

Depois de algum tempo acompanhando os vídeos de Brad e Jonny, criadores do canal, resolvi entrar em contato e propor uma parceria de divulgação e quem sabe promover um intercâmbio entre a cultura cervejeira nacional e a inglesa! Cheers! Bingo! Eles toparam na hora e começamos aqui uma grande parceria de compartilhamento de vídeos!

O Craft Beer Channel nasceu em 2013 e foi criado pelos ingleses Jonny Garrett e Brad Evans. Toda quarta-feira um novo vídeo é publicado no canal e aqui no All Beers iremos compartilhar os mais interessantes! Para ver o canal completo, entre aqui!


Barco lança seu primeiro rótulo da LAB Series - White IPA


A cervejaria gaúcha Barco acaba de lançar seu novo rótulo, a White IPA, a primeira cerveja da linha LAB Series.
Criada para mostrar todos os experimentos da cervejaria, a Barco White IPA chega com a proposta de ser uma cerveja com um amargor de uma IPA e a refrescância de uma witbier. Com 5% de teor alcoólico, 40 IBUs (Unidade de Amargor), uma dose de limão siciliano, sálvia e pimenta rosa.


A sálvia e a pimenta entram como parte integrante do espectro condimentado da cerveja, combinando com a levedura tradicional de uma Witbier. O limão siciliano, utilizado em casca, complementa o cítrico do lúpulo, equilibrando o amargor e finalizando com uma bela refrescância.  

A Barco White IPA deve chegar nos próximos dias nos pontos de venda em todo país, com distribuição da Multibeer.
Recentemente a Barco anunciou uma sociedade de desenvolvimento, produção, marketing e logística com a cervejaria Saint Bier (SC), leia mais aqui.

25 abril, 2016

Cervejarias Suméria e Quinta do Malte lançam rótulo colaborativo - "Olivia APAlito"


Depois da Olivia IPAlito, a cervejaria Suméria, de Santo André (SP), lança hoje o seu novo rótulo, a Olivia APAlito. Uma American Pale Ale colaborativa com a cervejaria Quinta do Malte.
Com 4,8% de teor alcoólico, 37 IBUs (Unidade de Amargor), ela apresenta coloração dourada, single hop de lúpulo norte-americano, leve picância e toques cítricos.


O lançamento oficial acontece hoje, 25/04, no Empório Alto dos Pinheiros, confirme sua presença na página do evento.

Cervejaria Blondine lança terceiro e último lote de cerveja colaborativa em parceria com o Trio de Sommelières


A Cervejaria Blondine acaba de lançar o terceiro lote da TRIO, em parceria com o ABC da Cerveja – das sommelières Amanda Reitenbach, Bia Amorim e Carolina Oda.
A cerveja TRIO Verde é produzida com a mesma receita base e o mesmo estilo das anteriores, porém com lúpulos diferentes apenas no dry-hopping (adição de lúpulo na fase de maturação, com a cerveja fria, conferindo mais intensidade aromática). A primeira produção foi feita com Brewers Gold e Pacific Gem. A segunda, lançada em dezembro, com Bravo e Saphir. E a terceira e última produzida com Nelson Sauvin e Chelan.

A TRIO é uma Session IPA (4,3% ABV | IBU: 38), estilo que virou tendência em meados de 2010 nos Estados Unidos, em resposta aos estilos de cerveja mais fortes, alcoólicos e potentes. Sua palavra-chave é drinkability, ou seja, ser fácil de beber, porém, sem perder o sabor e as características esperadas do estilo base – neste caso, o India Pale Ale - IPA, que tem presença marcante do lúpulo no aroma, sabor e amargor.
A terceira versão da cerveja TRIO será lançada no dia 25/04 a partir das 18h no BrewDog Bar São Paulo. Confirme sua presença na página do evento.
                                                                                                                             

Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas: Rodrigo Sawamura é o grande vencedor!

Finalistas e jurados de 2016
Foto: Por Obséquio

Aconteceu ontem na cidade de São Paulo, a terceira edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, organizado pelo Instituto da Cerveja Brasil.
Depois de longas baterias de classificação que aconteceram em todo país nos últimos meses, no último sábado foi divulgada a lista dos cinco finalistas, que foram: Elias Toffannetto, Jaimes Almeida, Marco Mammoli, Pedro Seriguhelli e Rodrigo Sawamura.

O All Beers foi convidado pela organização e foi jurado junto com os especialistas Bia Amorim (Por Obséquio), Edu Passarelli (Aconchego Carioca) e Cássio Piccolo (Frangó). Fizeram parte da bancada técnica, Alfredo Ferreira (Instituto da Cerveja) e Juliano Mendes (Consultor da Brasil Kirin).

(dir-esq): Bia Amorim, Raphael Rodrigues, Edu Passarelli e Cássio Piccolo.

Minutos antes da final, foi realizado um sorteio para definir quem iria se apresentar primeiro para os jurado técnicos e de serviço. Cada sommelier teve 20 minutos para identificação de um estilo, análise sensorial e também o serviço em uma simulação de churrascaria, representada por Aloisio Xerfan (Cervejaria Blondine), Marcus Ribas (Cervejaria Nacional), André Clemente (Revista Prazeres da Mesa) e Antonio Carlos Petto (Breja do Dia).

Cada detalhe era analisado, desde a postura, sugestões de harmonização, simpatia, eficiência do serviço e apresentação como um todo. No final, os jurados se reuniram com os organizadores e chegaram no seguinte resultado:

Momentos antes do anúncio final

1º - Rodrigo Sawamura (Campeão)
2º - Jaimes Almeida
3º - Elias Toffannetto
4º - Marco Mammoli
5º - Pedro Seriguhelli



Entre os prêmios recebidos, Rodrigo Sawamura vai para os Estados Unidos, conhecer o Vale de Yakima (EUA), em um tour pelas instalações da Barth-Haas.

Parabéns aos participantes e Instituto da Cerveja, pela ótima organização! Até 2017!

20 abril, 2016

Degustação: Wäls Cuvée Carneiro 2015


Degustação do rótulo Wäls Cuvée Carneiro 2015, uma cerveja com três anos de maturação em barris de carvalho francês, que anteriormente continham cachaça mineira.

Linda embalagem, apresenta 11% de teor alcoólico, caramelo no visual, creme bege de baixa formação e duração.
A complexidade já começa no aroma e vai até o paladar. Madeira, frutas vermelhas e baunilha aparecem no aroma. O paladar segue na mesma linha, corpo médio, frutada, madeira, adocicado que lembra Cachaça, toffee, aquecimento na garganta e o álcool está bem inserido, só aparece depois de um aquecimento na taça.
Muito boa, parabéns Wäls por mais um rótulo de qualidade!

Atenção Rio de Janeiro, invasão de chopes, Dia da Cerveja Impura, brassagem coletiva e open bar na cidade!

Armazém São Jorge - Torneiras - Foto: Bruno Rodrigues

Prestes a completar meio milênio de existência, no dia 23 de abril, as comemorações pela Reinheitsgebot, ou Lei de Pureza Alemã, darão lugar ao Dia da Cerveja Impura. A data será festejada em diversas cidades brasileiras, inclusive no Rio de Janeiro, com um evento organizado pela cervejaria carioca 2cabeças, que inclui o lançamento da anti-cerveja, sem água, lúpulo nem malte de cevada.

O casarão Ameno Resedá será o palco deste evento regado a muita cerveja com diversos cereais, frutas, especiarias e maturação em madeira, com degustação liberada. Serão mais de 15 rótulos disponíveis de nomes como 2cabeças, Penedon, Invicta, 3cariocas, Morada, Freigeist, Treze, Three Monkeys e Hocus Pocus, que rasgaram a Reinheitsgebot e abusaram da criatividade e ingredientes inusitados na criação de suas receitas. Para acompanhar, haverá diversas opções gastronômicas.

2cabeças - Foto: Phill Whizzman

"É um dia para celebrar a diversidade e a criatividade sem limites. Contamos com a participação de diversas excelentes cervejarias para juntar uma seleção incrível de rótulos impuros", comenta Maíra Kimura, da 2cabeças.

O destaque do dia é o lançamento da Bizarro, a anti-cerveja, com 6,2% de teor alcoólico. Ela foi desenvolvida pela cervejaria curitibana Morada, pela 2cabeças e a alemã Freigeist para desafiar os limites. No lugar da água, foram utilizados chimarrão, água de coco e sidra de maçã. O lúpulo foi substituído por semente de coentro, artemísia e zimbro. Em vez de malte de cevada, os cervejeiros utilizaram maltes de arroz e aveia. Na finalização, um pouco de mel para ajudar a fermentação com levedura French Saison e Brettanomyces.

Veja o vídeo abaixo sobre o Dia da Cerveja Impura:




E os eventos não param na cidade, já no domingo, dia 24, os devotos de São Jorge já têm data e local para comemorar o dia do Santo. Em Icaraí, o Armazém São Jorge não poderia deixar a data passar em branco e promove um evento regado a cerveja, sorteio de brindes e lançamento de novo hot dog.O Open Bar, em homenagem ao padroeiro, toma conta das dez torneiras da casa e conta com os rótulos:
- Röter Summer Ale
- Oceânica Session IPA
- Colorado Vixnu
- Three Monkeys White Ale
- Trópica Blonde
- Donna Ruth
- Gaspar Lambreta
- 3 Cariocas Ipanema
- Dead Dog
- Hocus Pocus Apacadabra.


O Open Bar vai de 13h às 17h e o ingresso custa R$120 por pessoa. No mesmo dia, a casa lança o Hot Dogão do Jorge (200g de Linguiça Artesanal de Costela com bacon, queijo e molho chimichurri da casa – R$29,90).

No mesmo dia, os cervejeiros podem aprender mais sobre o mundo cervejeiro e ainda participar do processo de produção de uma cerveja artesanal. O bar Calavera Kitchen & Bar, recebe os cervejeiro Bruno Viola da Marmota e Lucas Moura da Hija de Punta, no dia 24 de abril, para uma brassagem coletiva e um mini workshop totalmente gratuito.
A receita feita no dia será uma Pumpkin Ale, típica do halloween americano e colaborativa entre as duas cervejarias; ela apresenta teor alcoólico de 5,5%, cor alaranjada e baixo amargor. Quem estiver no local receberá de presente uma bolacha especial que serve como uma ficha para trocar por um pint da cerveja produzida.

Calavera Burguer - foto Rodrigo Azevedo

A troca será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, quando os cerca de 12 litros da bebida estiverem prontos. No dia do evento, dois rótulos das cervejarias serão plugados nas torneiras da casa: a Hija de Punta Lager (Half – R$10,00; Pint – R$17,00) e a Marmota IPA (Half – R$12,00; Pint – R$20,00).
Eles harmonizam com os Burguers do local como o Calavera Burguer (foto acima - Hambúrguer de patinho e toucinho defumado, cebola roxa no shoyu, queijo Serra da Canastra, pão de mandioca com gergelim preto - R$ 30,00), Calavera Roots Original Burguer (blend de carne selada na manteiga de garrafa, pão de mandioca, picles de maxixe e maionese de coentro com dedo de moça – R$ 32,00) e o novo Rock Pork (hambúrguer de linguiça, blend de linguiça blumenau, mostarda da casa, vinagrete de maçã verde no pão de mandioca, acompanha chips batata – R$ 32,00), todos servidos com chips.


Já no Casarão 1903, o evento acontece nos dias 26 e 27 de abril. O bar recém-inaugurado em Botafogo apresenta sua carta de cervejas especiais com mais de 200 rótulos engarrafados. A novidade é que, agora, o chope também vai fazer parte do hall etílico da casa. De tempos em tempos, o Casarão 1903 vai receber bebidas "on tap" de cervejarias que são referência no mercado.
Nos dias 26 e 27 de abril acontece a primeira invasão com as cervejas D’oro Helles da Irmãos Ferraro e Trip da cigana Labirinto (R$16,00 300ml). A primeira é uma Munich Helles com ABV 5%, IBU 10 e lúpulo da região de Hallertau, já a segunda é uma APA, refrescante e lupulada, que possui 34 IBUs e 6,2% de teor alcoólico. É importante chegar cedo, pois terão apenas 30 litros de cada.

Serviços:
Dia da Cerveja Impura

23/04, sábado, das 14h às 20h
Casarão Ameno Resedá - Rua Pedro Américo, 277. Catete
Ingressos: R$ 130 (primeiro lote)
Venda: https://www.bilheteriadigital.com/dia-da-cerveja-impura-23-de-abril
Degustação liberada, convite dá direito a um copo da 2cabeças


Armazém São Jorge - Open bar das 10 torneiras
24/04, domingo, de 13h às 17h
Polo Gastronômico do Jardim Icaraí - Rua Dr. Leandro Mota, nº 8, loja 1, Jardim Icaraí - Niterói
Ingressos: R$ 120,00

Calavera Kitchen & Bar recebe brassagem coletiva

24/04, domingo, 14h às 19hRua Capitão Salomão 14 loja C – Botafogo – Tel: 3434-5461
Evento gratuito

Casarão 1903

26 e 27/04, terça e quarta, a partir das 17h30

Invasão de chope Irmãos Ferraro e Labirinto
Rua Marquês de Olinda, nº94 – Botafogo | 2551-9749

Caras de Malte: Conheça o novo brewpub de Campos do Jordão - SP


Depois de um longo 2015, finalmente o projeto saiu do papel e o Caras de Malte Brewpub abriu suas portas na cidade de Campos do Jordão (SP).
Chegando no local, conversamos com a Juliana Faria (Sócia e Responsável pelo controle de qualidade) e também com Maurício Lourenço (Técnico de Produção), que nos apresentaram todas as instalações e planos futuros.

Maurício Lourenço (Técnico de Produção) e Juliana Faria (Sócia e Responsável pelo controle de qualidade)

Com poucos meses de funcionamento, o brewpub atualmente produz quatro estilos, são eles: Munich Helles, Witbier, IPA e Brown Porter. Todas as receitas foram assinadas pela cervejeira Kátia Jorge e tivemos a oportunidade de provar o 1º lote delas.


Caras de Malte Antimatéria
Uma Munich Helles cristalina com creme claro de boa formação e duração. No aroma, o adocicado está presente e no paladar, uma cerveja refrescante, com boa drinkability e leve dulçor no aftertaste.

Caras de Malte Nebulosa
Uma witbier de coloração palha, translúcida e creme claro de boa formação e duração. No aroma, o coentro e a laranja estão em destaque. No paladar, corpo leve, refrescante e de fácil drinkability! O cítrico da laranja está bem evidente e permanece no aftertaste.


Caras de Malte Supernova
Uma IPA com 40 IBUs (Unidade de Amargor), acobreada e translúcida no visual. Aroma floral e no paladar, um corpo leve, álcool bem inserido, com amargor moderado e que permanece no aftertaste.

Caras de Malte Buraco Negro
Brown Porter translúcida, com aroma de caramelo e chocolate. No paladar, corpo leve, fácil de tomar, baunilha, caramelo e leve amargor.

Garrafas
Com o protocolo do MAPA nas mãos, o brewpub pretende em breve envasar suas cervejas que serão vendidas no local.

Localização & Estrutura
No caminho para o Horto Florestal, o Caras de Malte fica no bairro Descansópolis. Por alguns instantes parece que você está em alguma cidade no interior da Europa. A estrutura é muito bonita, com restaurante, amplo estacionamento, um espaço ao ar livre (estilo biergarten) e playground para as crianças.


Campos do Jordão - uma cidade com grande potencial cervejeiro

Já com uma gastronomia forte e bem estruturada, a cidade de Campos do Jordão (SP) entrou definitivamente na rota cervejeira nacional!
A Baden Baden abriu as portas e se tornou referência nacional no quesito cervejas artesanais. Não deixe de agendar sua visita na fábrica e também conhecer o restaurante no bairro do Capivari.
Por volta de 2012/13, surgiu a Cervejaria Campos do Jordão, com produção terceirizada, apresenta alguns rótulos como a Pinhão, Avelã, Dunkel, Weizenbock e Ginger.

Esse ano, o festival internacional Slow Brew Brasil anunciou sua mudança de cidade para Campos do Jordão. O evento com 40 cervejarias artesanais acontece nos dias 18 e 19 de novembro - leia mais aqui. O primeiro lote de 1000 ingressos já está esgotado, fique atento ao próximo!
E agora, o primeiro brewpub da cidade abre suas portas. Não deixe de conhecer o Caras de Malte!

Veja o vídeo feito pelo All Beers no Caras de Malte:

Caras de Malte Brewpub - Campos do Jordão from All Beers on Vimeo.
Serviço:

Caras de Malte Brewpub
Av. Pedro Paulo 1500 - Descansópolis
Campos do Jordão, Brazil
Horários de Funcionamento:
Seg-Qui - 12h até 18h:30
Sex/Sáb/Dom - 12h até o último cliente
Telefone: (12) 3662-2530
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19 abril, 2016

Degustação: Madalena Oak Stout


Degustação do rótulo Madalena Oak Stout, com 6% de teor alcoólico, favas de baunilha e maturada com chips de carvalho embebidos em Rum.
Importante lembrar que o chope da Oak Stout foi servido na festa do All Beers (All Beers Sessions 2015), que aconteceu em novembro, veja como foi:



Essa edição em garrafa foi elaborada para o feriado de Páscoa, com parceria da Alquimia do Cacau, que produziu chocolates especialmente para cervejaria: Chocolate Caramelo e branco com maltes torrados e semi amargo e ao leite com maltes caramelo.


Bem escura no visual, espuma bege de boa formação e duração. No aroma, caramelo, chocolate, baunilha e café. No paladar, corpo leve, boa drinkability, madeira, tostado, álcool bem inserido e baunilha. No aftertaste, café e chocolate ficaram em destaque. 
A harmonização com os chocolates ficaram ótimas, parabéns Madalena pela parceria e também pela cerveja!

É Hoje! Heineken Global Bartender Finals 2016 - Amsterdam (Holanda)


Hoje, 19 de abril, acontece a grande final do Heineken Global Bartender 2016, em Amsterdam - Holanda.
Os melhores bartenders do mundo estão reunidos para grande competição que vai decidir quem consegue apresentar perfeitamente os cinco passos do método ‘Star Serve’: enxaguar, tirar, cortar, checar e apresentar.

Ano passado o All Beers esteve presente e pode acompanhar de perto a grande vitória da russa Olga Lisovaia. Esse ano, o Brasil será representado por Janne Righetto (São Paulo), que venceu a etapa nacional em fevereiro desse ano, veja como foi no vídeo abaixo:

Heineken Global Bartender 2016 - Final Brasil from All Beers on Vimeo.

Veja a lista completa dos competidores do Heineken Global Bartender Finals 2016 e vamos torcer pela representante brasileira!


Em 2015, a competição foi muito acirrada, porém, antes da grande final, os candidatos puderam conhecer o clima que envolve toda esse evento mundial e mergulhar no mundo Heineken e também na cidade de Amsterdam.

Nos bastidores do Heineken Global Bartender 2015 - Amsterdam from All Beers on Vimeo.

Veja como foi a disputa em 2015:

Heineken Global Bartender Finals - Amsterdam 2015 from All Beers on Vimeo.

São Paulo Tap House apresenta a “Petroleum Week”


A São Paulo Tap House preparou um evento especial para este feriado e realiza a Petroleum Week, com presença do cervejeiro Murilo Foltran, responsável pela receita da mais famosa Imperial Stout do país, da cervejaria DUM.

No primeiro dia, quarta-feira (20/04), a partir das 20h30, será realizada uma degustação guiada com o cervejeiro, que apresentará diferentes versões de uma mesma receita e suas características. Os participantes poderão degustar e tirar todas as dúvidas sobre as características de cada cerveja com o valor de ingresso a R$95.
Na quinta-feira (21/04), a partir das 17hs, Murilo irá falar sobre os ingredientes e técnicas utilizadas para criar cada versão de Petroleum. Para descobrir e entender o que caracteriza cada cerveja e a deixa única a taxa é de R$ 50.
Na noite de sexta-feira (22/04), às 20h30, o cervejeiro  dará a palestra "Da panela para a prateleira”, na qual abordará os desafios do mercado, o trabalho da produção de cerveja em escala industrial e o crescimento da DUM. Aos interessados, o valor para participar é de R$ 70. E para finalizar, no sábado (23/04), Murilo realizará uma “Brassagem Impura” em comemoração aos 500 anos da Reinheitsgebot, famosa lei da pureza alemã, que limita o uso de alguns ingredientes para que a caracterize uma real cerveja alemã. Neste evento gratuito o participante poderá acompanhar ao longo do dia a brassagem aberta de uma nova cerveja.

Serviço
São Paulo Tap House - Petroleum Week
De 20 a 23/04
Endereço: Rua Girassol, 340 – Vila Madalena
Telefone: 11 3530-6602
Horários: Terça-feira das 18h à 0h, Quarta a Sexta das 18h às 1h, Sábado das 12h à 1h e Domingo das 12h às 22h. Segunda fechado.
http://www.spth.com.br

18 abril, 2016

Degustação: Juan Caloto Wild West IPA, Laguna d'Oro e Witbilly The Kid

Degustação de três rótulos da cervejaria cigana Juan Caloto, a Wild West IPA, Laguna d'Oro e Witbilly The Kid.


Juan Caloto Wild West IPA
O primeiro rótulo lançado comercialmente pela cervejaria.
Uma IPA com 6,5% de teor alcoólico, 61 IBUs (Unidade de Amargor), alaranjada no visual, turva, creme claro de ótima formação e duração.
No aroma, leve cítrico e floral. No paladar, corpo leve, refrescante, seca, amargor intenso que permanece no aftertaste. Indicada para aqueles que gostam de amargor!


Juan Caloto Laguna d'Oro
Uma Strong Golden Ale com 8,5% de teor alcoólico, alaranjada no visual, turva, creme claro de boa formação e duração. No aroma, frutas amarelas e doce de manga, muito interessante!
No paladar, corpo médio, frutada, amargor presente que está em equilíbrio com o dulçor. Leve aquecimento na garganta e aftertaste amargo. Boa!



Juan Caloto Witbilly The Kid
Uma witbier com 4,7% de teor alcoólico, coloração palha, creme claro de boa formação e duração. No aroma ela está bem cítrica, com destaque para o limão. No paladar, corpo leve, refrescante, cítrica, leve acidez e assim como no aroma, o limão fica bem perceptível na boca, permanecendo no aftertaste. Especiarias e um leve adocicado aparece durante a degustação. Boa wit!

Não deixe de ler a degustação feita pelo All Beers da Juan Caloto Michelada Bill, quarto rótulo comercial lançado recentemente pela cervejaria.

Schornstein ensina receita de patê para servir com Pão de Cerveja


Há pouco mais de um ano, a cervejaria Schornstein desenvolveu um projeto para dar origem a um novo produto. Os grãos de malte, usados no processo da produção de cerveja, foram reutilizados e tornaram-se um dos ingredientes de deliciosas receitas do Schornstein Brot, o pão de cerveja.
São grãos nobres, de alto valor nutritivo e rico em fibras que antes eram descartados. Como forma de aproveitamento deste material, decidimos fabricar e comercializar um novo produto”, explica Adilson Altrão, diretor da Cervejaria.

Em janeiro deste ano, a cervejaria de Pomerode iniciou a produção de cinco mil pães por mês. A linha tem três versões: Pilsen, IPA e Weiss, mas a intenção é que futuramente também estejam disponíveis em todos os estilos de cervejas que a Schornstein oferece. Atualmente, a cervejaria já disponibiliza o pão para venda em 16 pontos da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e pretende expandir para todo o Brasil. Quem tiver interesse em revender o Schornstein Brot, pode entrar em contato através do e-mail: pao@schornstein.com.br

E como muitos ingredientes e bebidas da gastronomia alemã se destacam pela fácil harmonização, nada como a famosa linguiça Blumenau e o bom e velho chope para acompanhar este pão. Anote a receita de um patê fácil, que combina muito bem com cerveja artesanal.


Receita de patê de linguiça Blumenau
Ingredientes:
Uma linguiça Blumenau Olho
Uma caixa de creme de leite
100 gramas de requeijão
½ colher de chá de orégano
Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar com uma consistência pastosa.

Confira os pontos de venda do Schornstein Brot:

Pomerode
Restaurante Siedlertal
Confeitaria Torten Paradies
Auto Posto Pomerode
Nutri Leve (produtos naturais)
Currywurst Bar Empório
Kneipe Schornstein
Restaurante Wunderwald
Empório Raiar

Blumenau
Empório Blumenau
Amantes do Café
Thapyoca
Empório Frozen

Timbó
Supermercado Schutze

Pomerode/Indaial/Gaspar
Mocan

All Beers visita a cervejaria Schornstein - Pomerode (SC) from All Beers on Vimeo.
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