15 agosto, 2017

Marina Milani - Coluna 02: A ressaca do Dum Day VII


No sábado, 22/07, a DUM cervejaria comemorou seu sétimo aniversário com o famoso DUM Day. Como nas últimas três edições, o evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (conhecido como "Museu do Olho"), foi sucesso de público e, graças a São Pedro, padroeiro do DUM Day, fez um dia surpreendente de muito sol em Curitiba.

Comparando com o ano passado, o evento estava mais organizado e bem estruturado, atendimento ágil, banheiros limpos, poucas filas para comida e bebida. A música estava agradável e o ambiente comportou espaços mais tranquilos, mais agitados, e até espaço kids para quem foi com a família.

O DUM Day deste ano teve uma grande variedade de cervejas, tanto da própria DUM como de cervejarias convidadas, sendo a maior parte rótulos pouco comuns na região de Curitiba devido as dificuldades de tributação, transporte e disponibilidade.


Assim como na edição passada, foi bem interessante explorar variações da DUM Petroleum. Este ano foram onze delas, com destaques para a versão com Urfa, que é um tipo de pimenta fermentada e defumada, a com Canela Cássia e a com Baunilha, que inclusive está disponível também em garrafa. Todas elas mostraram habilidade na dosagem das especiarias, que não se sobrepuseram ao perfil original da Petroleum, mas sim o complementaram.

As colaborativas da DUM também merecem destaque, principalmente pela criatividade e variedade, como a Imperial Lager produzida com a cervejaria Armada, a Catharina Sour com Manacumaíma produzida junto ao Brewpub Liffey, ou a Rye Lager com lúpulo polonês, batizada de Powstanie Warszawskie ("Levante de Varsóvia" em polonês), produzida com a cervejaria Smedgård, de Belo Horizonte.


O preço das cervejas estava justo, com opções a partir de R$3 (copo de 150 ml). Falando no copo, que todos os participantes receberam como brinde, nesta edição foi um modelo perfeito para fazer o #gringopour, feito pela Cristal Blumenau. E ainda tinham stands com opções muito boas de comida a preços acessíveis, produtos feitos com cerveja e souvenires da DUM.


O cervejeiro da DUM, Murilo Foltran, resume a história toda: "A festa trouxe a Curitiba algumas das cervejas que figuram como as melhores na avaliação do público em alguns aplicativos especializados. Todas em doses de 150 ml, quantidade em que a DUM é pioneira em eventos no Brasil, proporcionando assim a oportunidade de descobrir novos sabores. Este ano o DUM Day recebeu em torno de 2 mil pessoas, um pouco mais do que o ano passado. Estamos muito felizes com o sucesso da festa".

Sócios da DUM - Luiz, Murilo e Julio.

Como eram mais de 80 opções de cerveja, infelizmente não pude provar todas. Entre as que provei, destaque para a Trilha Sundance (New England IPA), Dádiva + Post Scriptum Sourdade (Berliner Weisse com mosto de uva Moscatel) e Perro Libre CROWD Imperial Morango Cacau Porter (nem preciso dizer o estilo, né?). Fica o arrependimento de não ter um fígado mais resistente!

Apesar de ser o aniversário de uma cervejaria, o Dum Day talvez seja o evento cervejeiro mais importante de Curitiba, movimentando tanto a cena local como atraindo público de outras regiões do país. E o mais legal é que a maioria dos cervejeiros convidados também comparece para prestigiar a festa.

Agora o próximo é só ano que vem, mas até lá ainda tem muitos eventos para rolar em Curitiba. Fiquem ligados, em breve teremos mais novidades!

Leia as outras colunas da Marina Milani.