31 março, 2017

Lamas Brew Shop cria Clube de Assinatura para Mestres Cervejeiros de fim de semana


O hobby de produzir cerveja em casa, conhecido como homebrewing, torna-se cada vez mais significativo, pois atua não só na formação de profissionais do mercado, mas também como responsável por despertar novos apaixonados pela bebida, o que contribui automaticamente para a valorização do setor no Brasil.

A Lamas Brew Shop tem cumprido seu papel nesse cenário com muito comprometimento ao longo dos últimos 6 anos, através de serviços, cursos e atuando como um importante difusor da cultura cervejeira no país.
E, nesse contínuo movimento, nasce através da empresa, o primeiro Clube de Assinatura dedicado para os mestres cervejeiros de fim de semana, aqueles que realmente vivem cercados de panelas e amigos, fazendo de suas casas verdadeiros laboratórios, através de receitas cheias de personalidade que resultam em cervejas com a essência de seus criadores.

Batizado de Lamas Brew Club®, o novo negócio apresenta uma maneira fácil e descomplicada de receber em casa Receitas Completas de Cervejas, com todos os insumos necessários para produzi-las. O consumidor escolhe se quer a receita para fazer 5, 10 ou 20 litros de cerveja.

O envio é bimestral e sempre será de uma cerveja com grau de complexidade de fabricação acima da média de mercado, onde serão exploradas novas técnicas, insumos e estilos. Uma verdadeira aventura a cada receita, que serão inéditas e completas. Além disso, o assinante leva de presente uma análise sensorial da cerveja, que será feita por um time de juízes BJCP (Beer Judge Certification Program), Sommeliers e Cervejeiros. O melhor de tudo? O assinante receberá o feedback da sua cerveja.
Ao final do ano, o cervejeiro que enviar a cerveja que obtiver a maior pontuação na análise sensorial (segundo o BJCP) ganhará uma Grainfather®  (equipamento automático para fabricação de cerveja), sonho de consumo de muitos cervejeiros caseiros.

Trazer e criar novidades para tornar o momento da produção o mais prazeroso e descomplicado possível é a nossa filosofia. Esse projeto vem justamente pra isso e acreditamos que serviremos de modelo para outras iniciativas similares a essa”, declara Natalia Bichara, Gerente de Novos Negócios da Lamas Brew Shop.

Preços dos kits:
5 Litros – R$ 79,90
10 Litros – R$ 109,90
20 Litros – R$ 149,90
Frete Grátis
Envios – a partir de Abril/2017
Site para mais informações e cadastro https://www.lamasbrew.club

Cervejaria Wäls e Kopenhagen lançam produto exclusivo para a Páscoa


Engana-se quem acha que a dupla cerveja e chocolate não combinam. Foi com a proposta de mudar esta ideia que a cervejaria mineira Wäls se une a Kopenhagen para lançar em conjunto um produto especialmente desenvolvido para a Páscoa.

Nosso propósito é incentivar o consumidor a viver novas experiências com a combinação de cerveja e chocolate. O lançamento de Kopenhagen e Wäls permite descobrir sabores que se complementam e criam sensações que podem surpreender o paladar, evoluindo entre notas torradas, achocolatadas, aromas de cacau e textura aveludada” explica José Felipe Carneiro, mestre-cervejeiro da marca.

O kit traz a harmonização entre o exclusivo Ovo de chocolate ao leite com amêndoas de 250g da Kopenhagen e a cerveja Wäls Petroleum, versão 375 ml. Com coloração preto fundo e espuma marrom, no paladar a bebida apresenta sabores complexos de chocolate belga e notas de café, toffee e caramelo.
O ovo já está disponível em todas as lojas da rede Kopenhagen - preço sugerido: R$ 114,70

Priscilla Colares: Coluna 09 - A agenda cervejeira de Minas está de volta!


Para os não adeptos a regime de cerveja na quaresma fica a dica dos eventos cervejeiros que acontecerão nas terras mineiras no mês de abril:

01/04 - St. Patrick's Day Casa OLEC
Não dá pra enjoar de chope verde antes do St. Patrick’s Day da Casa OLEC! Para aqueles que ainda pretendem curtir o último “carnaval irlandês” da cidade, a Casa OLEC preparou um combo com camisa e seu super celebrado copo em formato Erlenmeyer, além de 30 opções de cervejas, aperitivos (Pizza Aperitivo, brigadeiros de lúpulo da chef Pâtissier Ana Sílvia Valadão, Currywurst e conservas) e bandas locais.

Local: Rua Lavras, 380 - Bairro São Pedro, Belo Horizonte
Horário: 813 às 22h
Entrada: gratuita (camisa e copo à venda no local)

01/04 - Lançamento da Cerveja Old Skull
A cervejaria cigana OldSkull nasceu do desejo de quatro amigos, cervejeiros caseiros, de fazer cerveja boa! Seguindo uma tendência americana, a primeira cerveja a sair da “nave mãe” é a Old Skull American IPA, com 6.5% de ABV com utilização dos lúpulos Mosaic, Amarillo, Citra e Galaxi. O evento conta ainda com a participação da banda Lukin Pearl Jam BH e a arte urbana também estará presente na performance “Live Paint” do artista Ed Mun.

Local: Protótipo Bar - Rua Galba Veloso, 203,  Santa Tereza, Belo Horizonte
Horário: a partir das 18h
Entrada: gratuita (camisa e copo à venda no local)

01, 08, 15, 21 e 29/04 - Visita guiada à Maternidade Cervejeira - Backer
Aos sábados a Cervejaria Backer oferece tour na fábrica guiado por um sommelier de cerveja. Os visitantes poderão conhecer todos os processos, desde a seleção de ingredientes até o envasamento, com explicações bem pontuais e dinâmicas. A visita conta ainda com degustação de 6 cervejas, copo exclusivo e certificado de participação. A duração é de aproximadamente uma hora e é necessário agendar com antecedência pelo telefone 31.3228-8875.

Local: Rua Santa Rita, 221 - Olhos D’Água - Belo Horizonte
Horário: 10, 11 e 12h
Entrada: R$40

04/4 - Terça na OLEC
Toda primeira terça-feira do mês tem encontro de cervejeiros na Casa OLEC. Cervejeiros caseiros são convidados a trazerem a sua cerveja e compartilhar com outros homebrews de plantão. Aqueles que não têm cerveja pronta podem escolher entre as 20 opções de chope de cervejarias mineiras e de fora do estado. E, para este mês o cervejeiro da Koala San Brew estará presente juntamente com o lançamento da California Crossing (Double IPA) em lata!

Local: Rua Lavras, 380 - Bairro São Pedro, Belo Horizonte
Horário: a partir de 18h
Entrada: gratuita

06/4 - Koala San Brew Tap Takeover - Craft Station
O empório com as marcas mais celebradas de Beagá prestigia a KBS, uma das melhores cervejarias mineiras, com um tap takeover de 6  de suas cervejas: Double Feature, Livin' The Dream, Mellow Gold, Café Racer, Anchieta e Endless Summer.

Local: Rua Sergipe, 1233 - Savassi, Belo Horizonte
Horário: de 18 às 23:30
Entrada: gratuita

07/04 - Hoppy Hour - Cervejaria Koala
A cervejaria trend mineira não para de lançar novidades! Em abril conheceremos a mais nova criação da Koala San Brew: Future Sex - Mango Vanilla DIPA! Uma double IPA com 7.8% de ABV, e adição de polpa de manga e baunilha do Tahiti e lactose. Tudo isso harmonizado com muito lúpulo. O nome dessa cerveja expressa a mistura inusitada dos elementos e a explosão de sabores e aromas combinadas com a cremosidade do corpo. Fique esperto porque será apenas uma prévia de 20 Litros! O lançamento oficial ainda não tem data marcada.

Local: R. Niágara, 339, Nova Lima
Horário: 18 às 00h
Entrada: gratuita (com capacidade limitada)

07/4 - Inauguração da República do Lúpulo
Mais um local dedicado a cerveja artesanal abre em Beagá! O bairro Anchieta ganha um novo espaço, a República do Lúpulo. O empório abre suas portas contando com cinco torneiras de chope e mais de 85 rótulos, entre produtos nacionais e importados. A prioridade são as cervejas icônicas e badaladas pelo mundo cervejeiro. A ideia é difundir essa cultura que tanto vem crescendo no país nos últimos anos, de uma maneira agradável, tanto para o público de entrada como para os cervejeiros mais experientes. Na data de abertura haverá Selector Prosa discotecando em vinil e The Truck, food truck de hambúrguer artesanal.

Local: R. Vitor Marçola, 203 - Lj 13 - Bairro Anchieta, Belo Horizonte
Horário: 18 às 23h
Entrada: gratuita (com capacidade limitada)

08/4 - Feira Experimente
O tema da Feira Experimente de abril será a Escola Belga! Representada  pela Box Brasil BH, O Escocês Voador, leva rótulos belgas das cervejarias Wittekerke e Petrus. A Cervejaria Alegria é a convidada da edição. O produtor do mês, o Milho Mágico Brasil, trabalha com um só ingrediente, em diversas formas: pamonha, cural, suco de milho, e o milho cozido. A referência belga também está na chef convidada: Fabiana Schmaedecke, da BelgaWafels, que leva a receita do tradicional Wafel de Bruxelas, com diferentes coberturas, como chocolate belga, doce de leite, compota de maçã e brigadeiro de speculoos. E para animar a tarde de cervejas artesanais e gastronomia, o Palco Lagers recebe as bandas More Beer, Aeroguns e DJ Corisco, O Palco Ales terá shows de Ricardo Schneider, Santana&Friends e DJ Kowalsky. A Feira Experimente conta, ainda, com mais de 20 cervejarias artesanais, grande variedade de restaurantes, produtores locais com quitutes e doces e food bikes. O projeto Cãomer, que resgata animais de rua da região e disponibiliza para adoção responsável, também estará presente. E para quem ainda quiser fazer compras, a Feira Inbox leva moda, acessórios e objetos de design de novas marcas e produtores.

Local: Rua Kenton - Bairro Jardim Canadá, Nova Lima
Horário: de 11h às 18h
Entrada: gratuita

09/4 - Curso de Produção de Cerveja Caseira - Casa OLEC
O curso é desenvolvido e ministrado pela equipe da Casa OLEC, cervejeiros com vasta experiência na produção caseira, permitindo uma ampla compreensão do processo de produção de cerveja, do grão ao copo. Fique por dentro de tudo sobre a cultura cervejeira, ingredientes, equipamentos e processos de produção de cerveja em casa. O curso inclui material didático, café da manhã, almoço e certificado.

Local: Rua Lavras, 380 - Bairro São Pedro, Belo Horizonte
Horário: 08:30 às 18h
Investimento: R$350,00

14, 21 e 28/4 - Hoppy Hour - Cervejaria Koala
As sexta-feiras na cervejaria KSB são dedicadas ao hoppy hour, aquele momento da semana de relaxar curtindo um bom som e uma cerveja da Koala San Brew no bar da fábrica. Toda sexta um tema relacionado à cultura em geral (música, cinema, fotografia, artes plásticas) ou aos esportes que fazem parte da identidade da KSB (skate, artes marciais, entre outros). Todas as cervejas podem ser degustadas direto das taps. Conta sempre com a participação de algum parceiro na parte de gastronomia, tentando sempre harmonizar com os rótulos KSB. A cervejaria possui um ambiente tranquilo e descolado, e ainda conta com uma pista de Skate D.I.Y. nos fundos. Para estas datas as atrações ainda não estão confirmadas… MAS, um passarinho verde me disse que no dia 28 sai mais uma cerveja que promete abalar corações! Fiquem ligados nas redes sociais da KSB.

Local: R. Niágara, 339, Nova Lima
Horário: 18 às 00h
Entrada: gratuita (com capacidade limitada)

15 e 16/4 - Festival OuroBier em Ouro Preto
Pela primeira vez a histórica Ouro Preto recebe o evento de cervejas artesanais OuroBier. Serão mais de 100 rótulos entre os mais importantes fábricas de Minas Gerais.   OuroBier que acontece no fim de semana da Páscoa, que já é tradicional em Ouro Preto, promete se tornar parte do calendário da cidade. Verace, Falke Bier, Brüder, Lamas Brew Shop, Krug Bier, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Aleluia Bier, Mantrap, Furst Casa OLEC e Backer estão entre as cervejarias e lojas de insumos participantes. Haverá uma área coberta que servirá como praça de alimentação e nesse espaço serão distribuídas mesas para acomodação e uso do público em geral. O cardápio vai do tradicional feijão tropeiro completo até o salsichão típico da Alemanha e chucrute, passando por espaguete a bolonhesa, bolinho de bacalhau, porção de linguiça artesanal e de torresmo. Na mistura entre Minas e os germânicos, ainda tem a salada de batata típica da Alemanha, joelho de porco e o kassler.

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto - MG
Horário: de Sábado das 10h às 4h e domingo de 10h às 20h
Entrada: a partir de R$10

Veja as demais colunas da Priscilla Colares.

Sunset Beer & Records organiza 1º Street Party em São Paulo


É hoje! A primeira Street Party da Sunset Beer & Records, com o Rodrigo Haddad, artista country brasileiro que fará uma apresentação ao vivo! Além disso, também vai rolar Hamburger do McCoy´s, chopes Czechvar, Anchor Brewing e mais de 50 cervejas importadas!

O Sunset Beer & Records é o QG da importadora Uniland + loja de discos, ou seja, boas cervejas, com música ao vivo e a loja aberta até 23h - diversão garantida!

Serviço:
1º Street Party
Local:
Sunset Beer & Records
Endereço: Rua dos Macunis, 482 - Vila Madalena
Horário: 18h até 23h

30 março, 2017

Conhecendo a SP50 Casa Cervejeira, em Campos do Jordão - SP


Conhecida nacionalmente como a cidade da Baden Baden, Campos do Jordão, no interior de São Paulo, vai se tornando de fato uma cidade cervejeira, e de boas cervejas!
A SP50 Casa Cervejeira foi inaugurada recentemente
no coração do Boulevard Geneve, no bairro do Capivari. A casa oferece uma ótima seleção de rótulos nacionais e internacionais, são mais de 200 no total e oito torneiras de chope.


A parte gastronômica também merece destaque! O menu foi assinado pelo Chef Daniel Ferreira e tive a oportunidade de provar algumas porções, como batata rústica, bolinhos de provolone e também um dos pratos, o Lombo na Lata (lombo suíno recheado com linguiça artesanal confitada, purê de lentilha e arroz sírio), que estava ótimo!


Durante o almoço, degustei alguns rótulos nacionais disponíveis na casa como a Dádiva, Bauzera (cervejaria de São Bento Sapucaí) e também uma Hocus Pocus. Experimentei também um sampler de quatro chopes com Erdinger, Burgman IPA, Red Ale e Fuller's Black Cab.


Conversando com Fernando Garcia, gerente do bar, ele revelou que a casa em breve deve oferecer chopes próprios e também novos rótulos nas geladeiras. Ele também nos mostrou a câmara fria dos chopes (veja no vídeo abaixo), mantendo assim a qualidade do produto.

Vai visitar a Serra da Mantiqueira? Passe por Campos de Jordão e conheça a SP50 para degustar bons rótulos em um ambiente muito agradável!


Veja o vídeo abaixo que fizemos dentro da SP50 Casa Cervejeira:


Serviço
SP50 Casa Cervejeira
Rua Djalma Forjaz, 103 Loja 15
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h até o último cliente.
Boulevard Geneve
Campos do Jordão - SP
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Cervejaria Nacional tem sazonal feita com arroz negro


No dia 1º de abril, a Cervejaria Nacional engata em suas torneiras mais uma receita sazonal que promete cativar os curiosos, a Lorota, uma cerveja que no Japão é chamada de Happoshu - por conta da legislação do país que leva em conta a proporção dos cereais usados para elaborar a bebida. Por aqui, o mestre cervejeiro Patrick Bannwart elaborou a receita com 60% de arroz negro do Vale do Paraíba e 40% de malte de cevada, justamente por conta desta composição dos cereais que a novidade leva o nome bem humorado de Lorota e será lançada no dia da mentira.

Com visual âmbar claro levemente rosado, espuma branca e cremosa, parte da coloração da Lorota  é conferida pelo uso do arroz negro, que traz toque defumado com corpo leve. Na boca, as notas defumadas que trazem na memória sensorial o tradicional estilo alemão Rauchbier com a leveza e frescor de uma American Lager, e alcança 4,5% de teor alcoólico. Para trazer citricidade e toque condimentado a cerveja passa pelo processo de dry hopping (técnica que infusiona lúpulos durante a etapa fria da produção) com a variedade Sorachi Ace, originária do Japão.

Enquanto durar, a sazonal pode ser degustada em copos de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26).

Serviço:
Cervejaria Nacional – Made in Aqui mesmo!
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: 11 4305-9368
Telefone para reservas: 11 3034-4318
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h a 0h, domingo, das 13h às 22h
www.cervejarianacional.com.br
facebook.com/cervejarianacional

Instituto da Cerveja Brasil elege o melhor Sommelier de Cervejas do país no fim de semana


Quem será o melhor Sommelier de Cervejas do Brasil em 2017?
No próximo final de semana, nos dias 1 e 2 de Abril, o Instituto da Cerveja Brasil promove a final do 4° Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas. No primeiro dia, das 14h30 às 15h30, acontece a prova prática de identificação de estilos de cerveja e defeitos sensoriais.  No domingo, 2 de abril, acontece a etapa final, que é aberta ao público (só para convidados) e desafia os  Sommeliers com prova oral de degustação e serviço, das 9h30 às 12h. O anúncio do vencedor acontece na data, às 13h30. Quem se sair melhor na competição será premiado com um lupulado tour pelas instalações da Barth-Haas, em Vale de Yakima (EUA).

Para avaliar os profissionais cervejeiros que foram para a fase final do campeonato, a mais importante competição do segmento no país, o ICB reuniu um time de respeito: Cássio Piccolo, proprietário do bar Frangó, consultor e especialista em cervejas, Daniela Dezordi, engenheira química com metrado em cervejaria na UCL- Bélgica e sommelière de cervejas, Edu Passarelli, empresário, gastrônomo, sommelier de cervejas e colunista da revista Prazeres da Mesa, Alexander Weckl sommelier de cervejas, mestre cervejeiro, especialista de mercado e assistente técnico de Agrária de Malte e Alfredo Ferreira, um dos sócios fundadores do Instituto, químico formado pela UNICAMP, com 18 anos de experiência em produção R&D e Qualidade em cervejarias, consultor de cervejarias na área de produção e desenvolvimento de produtos, além de ser degustador oficial do World Beer Cup (EUA) e European Beer Star (EUA).

Os vencedores das edições anteriores:
2016 - Rodrigo Sawamura
2015 - Gil Lebre
2014 - Alexander Moraes

Serviço:
Final 4°Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas
Data: 2 de abril, das 9h30 às 12h

Instituto da Cerveja Brasil
Endereço: Avenida dos Carinás, 417
Telefone: (11) 5097 9497
https://www.institutodacerveja.com.br/
https://www.facebook.com/institutodacerveja/?fref=ts

29 março, 2017

Jantar harmonizado pelo sommelier da Schneider Weisse acontece no dia 1º de abril em Blumenau (SC)


Para os apreciadores da gastronomia, a harmonização é quase uma arte. E ela vai poder ser apreciada em Blumenau (SC) no dia 1º de abril com a presença de um sommelier que é referência mundial: Günther Kanzian, nome da Schneider Weisse. Ele selecionou as cervejas que serão harmonizadas com entrada, prato principal e sobremesa num jantar limitado e exclusivo que ocorre no Figueira Restaurante.

A entrada será queijo coalho servido com Schneider Weisse Tap 2. Já para o prato principal, os participantes poderão optar por filé mignon ao limone com Schneider Weisse Tap 4 ou filé mignon à Paulistânia + Schneider Weisse Tap 7. Para a sobremesa, brownie acompanhado de Schneider Weisse Eisbock.

Filé Mignon à Paulistânia

As reservas são limitadas e podem ser realizadas pelo e-mail eventos@figueirarestaurante.com.br, no telefone (47) 3035-3710 ou ainda pela página no Facebook da casa (www.facebook.com/figueirarestaurante). O valor é de R$ 70,00 por pessoa, inclui os pratos e as bebidas. O serviço mínimo é para duas pessoas.

Conhecendo o Goose Island Brewhouse São Paulo


Você já conhece o Goose Island Brewhouse São Paulo?
Inaugurado oficialmente em janeiro de 2017, no bairro de Pinheiros, bem próximo do metrô Faria Lima (linha amarela), a casa já virou sinônimo de boas cervejas em um ambiente agradável.

O brewhouse no último mês aumentou sua oferta de chopes engatados. São 11 estilos diferentes da Goose Island disponíveis no momento entre as 15 torneiras da casa. São cinco chopes fixos:
IPA, 312 (Wheat Ale), Honkers (Bitter), Linha Amarela (APA) e Piney Pils (DryHopped Pils) e seis variedades sazonais.
Eles também oferecem chopes convidados (1 ou 2 torneiras) e bons rótulos em garrafa da Goose Island.


No dia da visita, conversei rapidamente com Guilherme Hoffmann, cervejeiro responsável que junto com a também cervejeira Marina Bonini, estão apresentando uma diversidade interessante de estilos. No dia da minha visita, experimentei um dos rótulos sazonais, uma porter que estava engatada (foto abaixo).


Mesmo com poucos meses de funcionamento, a casa está sempre cheia e se depender da criatividade dos cervejeiros, teremos ótimas novidades durante todo o ano.

Veja o vídeo que fizemos dentro do
Goose Island Brewhouse São Paulo:


Serviço:
Goose Island Brewhouse São Paulo
Rua Baltazar Carrasco, 187
Pinheiros - São Paulo
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28 março, 2017

Debs Dezotti – Coluna 09: Beer Pairing em Blumenau

Tive a oportunidade de participar de um Beer Pairing em Blumenau, evento paralelo ao Festival Brasileiro da Cerveja, no dia 10/03.
...é um evento que aborda a harmonização de cerveja com comida de forma completa, desde combinações simples até algo mais elaborado e específico, explorando de maneira prática e teórica a versatilidade que a cerveja oferece em todas as suas conexões em termos gastronômicos. A missão do Beer Pairing é entregar ao seu público, por meio de diferentes formatos de evento, uma experiência especial e inesquecível em termos de harmonização de cerveja.” - palavras do pessoal do Beer Pairing.


Antes de falar sobre o jantar em si, gostaria de compartilhar algumas informações sobre harmonização que foram passadas no dia.

A primeira foi sobre corte, que é quando algum elemento da cerveja “quebra” algo presente no prato. As formas de corte são por Álcool, Amargor, Acidez e Carbonatação. Para ficar mais “palpável”, é quando, por exemplo, a carbonatação e amargor da cerveja “quebram” a gordura presente no prato.


As formas de interação estavam escritas no papel de mesa, com 4 tipos, que são:

- Semelhança, neste caso procure por sabores similares no alimento e na cerveja. Exemplo: Uma Stout, com notas de café, é combinada com uma sobremesa de café… (Hummm);
- Contraste, interação entre sabores contrastantes no alimento e na cerveja. Por exemplo: uma Tripel, adocicada, é combinada com queijo salgado como parmesão;
- Complementação. Uma Kriek combinada com um bolo de chocolate;
- Por último, mas não menos importante, a interação cultural. Quando uma combinação vinda de costumes de povos ou, até mesmo, da criatividade da sua família. Por exempolo: Em Portugal, comem bolinho de bacalhau enquanto tomam café. Então que tal uma Coffee Beer com pratos que levam bacalhau?


Com tudo isso dito, precisamos ficar atentos em alguns pontos! Não podemos deixar nenhum dos sabores cobrir totalmente o outro, o sabor não deve ficar desagradável (quando por exemplo peixes e frutos do mar dão um sabor metálico quando se encontram com o lúpulo) e precisamos lembrar que a textura também é relevante.

Bom, agora podemos começar!
Para praticar a harmonização dê um gole na cerveja, dê uma garfada na comida e dê outro gole em seguida. Teste os dois jeitos: Deixando a cerveja interagir com um pouco da comida na boca ou engolindo e depois bebendo o segundo gole.

Vamos ao jantar que foi conduzido pela Sommelière Inglesa Melissa Cole com pratos preparados pelo Chef Belga Fred de Maeyer.


Primeiro prato: Salmão mi-cuit, aspargo e molho bearnaise acompanhado da Bruxa 1, uma Belgian Blond, uma cerveja forte clara.


Segundo prato: Ovo poché, abobrinha tostada e creme de cogumelos com a cerveja X-bacon Rauchbock da Seasons. A ideia veio da presença de ovo no prato, que no café da manhã é muito comum vir acompanhado de bacon na Inglaterra.


Terceiro prato: Polvo com risoto de pesto de manjericão, com cítricos, presunto cru crocante acompanhada da Saison Celsons, também da Seasons.


Calma que ainda tem mais um prato e depois a sobremesa (Hummmm… =} )
Paleta de cordeiro, couve rasgada na manteiga de alho e especiarias com a cerveja Wee Heavy Wood Aged Series em dornas de amburana - cachaça weber haus - 2014 da BodeBrown, uma strong scotch ale.


E agora, a sobremesa! Mousse de caramelo com flor de sal, chantilly de mascarpone e speculoos, acompanhada de uma Coffee Beer - Hop Arábica da Morada.


O importante, e principal dica, é praticar! E para isso devemos fazer testes e entender cada elemento do prato e da cerveja e como eles interagem entre si, pode ser que um sabor seja ressaltado enquanto outro simplesmente suma! As “brincadeiras” são infinitas, assim como o gosto das pessoas. Então na próxima refeição, preste atenção no que irá comer e escolha uma cerveja bem diferente e aprecie (ou não hehe) o resultado...


Fotos: Leo Laps

Veja as demais colunas da Debs Dezotti.

Gerente de exportação da Chimay faz sua primeira visita ao país

Hélio Jr., João, Leonardo Gama da importadora Buena Beer e
Hugues Glatigny, gerente da Chimay.

Na semana passada, o gerente de exportação da cervejaria trapista Chimay, Hugues Glatigny, esteve no Brasil pela primeira vez para acompanhar o desenvolvimento da marca no país e ainda conhecer importantes pontos de venda. Hugues, que já trabalha com a Chimay na América do Norte, agora também será responsável pela América do Sul e já afirmou que volta ao país em novembro para conhecer outros centros importantes do país. Em sua primeira passagem, esteve no Rio de Janeiro junto com os representantes oficiais da marca no Brasil, a importadora Buena Beer.

A visita é fundamental para conhecer os desafios do mercado nacional e desenvolver em parceria, estratégias para o contínuo desenvolvimento de uma marca sinônimo de qualidade e tradição.” Comentou Leonardo Gama, gerente geral da importadora.


Nos três dias que ficou no país, eles visitaram importantes pontos como Delirium Café e Delirium Tap House (ambos bares referência de cervejas especiais e principalmente de cervejas belgas na cidade do Rio de Janeiro), L´Entrecote Paris, Deli Delícia, Pub Escondido, Birreria, entre outros.

A Chimay é a cerveja trapistas mais vendida e reconhecida do mundo, presente em mais de 50 países e no Brasil elas são exclusivas da importadora Buena Beer desde 2013.

27 março, 2017

Bar Câmara Fria tem novidade da Wäls com exclusividade


O Câmara Fria, speakeasy de cervejas artesanais da Companhia Tradicional de Comércio, é o único bar de São Paulo que recebe a novidade fresca e lupulada da mineira Wäls. No dia 28 de março, a casa engata em uma de suas torneiras o filho primogênito do novo projeto da cervejaria, que promete animar os hopheads com um lançamento diferente de India Pale Ale a cada 50 dias. Quem abre os trabalhos é a receita batizada de Fresh IPA, com cadeia refrigerada completa para garantir ainda mais riqueza no buquê de aromas e no sabor.

De visual âmbar claro, espuma branca e cremosa, a Fresh IPA entrega ao paladar amargor marcante, elegantemente equilibrado e notas que remetem a frutas amarelas cítricas e leve toque floral. Para garantir tal experiência, o pelotão de choque selecionado para compor o blend de lúpulos foram: Cascade, Amarillo, Citra, Mosaic e Galaxy. Com 6,7% de teor alcoólico e 12g de lúpulos por litro.
Enquanto durar o barril da Fresh IPA, o chope pode ser degustado em copos de 150 ml (R$7), 250 ml (R$10) ou Growler de 1,9 L (R$61).


Para acompanhar as boas opções de chopes artesanais e confortar os estômagos, pizzas com massa da Bráz em tamanho “brotinho” são assadas dentro do salão e chegam com  quatro diferentes coberturas – mussarela, calabresa, portuguesa e CF, a de assinatura da casa, que muda sazonalmente. Do irmão Original, sobe a Coxinha da Hora, servida, como o nome indica, a cada hora cheia. Queijos e embutidos, acompanhados de pão assado na hora, compõem tábuas especiais. Itens de salumeria como a delicadamente untuosa e levemente defumada Pancetta Italiana DOP fazem uma boa dobradinha com queijos de pequenos produtores como o Fernão, semiduro, intenso e picante, maturado por 12 meses.

Serviço
Rua Graúna, 137, Moema – São Paulo
Telefone 5093-9486
Funcionamento: de terça a quarta das 18h às 2h / quinta a sábado das 18h às 3h
https://instagram.com/camarafria

24 março, 2017

Stella Artois traz ao país ação que promove o acesso à agua potável e convida brasileiros a fazerem parte deste legado


Stella Artois e Water.org, co-fundada pelo ator Matt Damon e Gary White, convidam os consumidores a deixarem sua marca e fazer parte da geração que está contribuindo para mudar o cenário de falta de água potável. A campanha global Buy a Lady a Drink, que já beneficiou 14 países, chegou ao país no Dia Mundial da Água com o objetivo de impactar e engajar os brasileiros sobre a questão.

Para contribuir com a ação, Stella lança três cálices exclusivos e de edição limitada que terão as vendas integralmente revertidas à Water.org. Com o mote #1Cálice5anos, a iniciativa garante que, a cada item vendido no país, cinco anos de água serão fornecidos a comunidades mapeadas pela ONG, com implementação prevista para o segundo semestre de 2017.



Os cálices, inspirados na arte local do Brasil, Camboja e Uganda, apresentam arte exclusiva de artistas de cada região beneficiada. No Brasil, a cerveja convidou Fernando Chamarelli, artista autodidata, que mescla estilos e inspirações que resultam em grandes obras surrealistas.  Segundo o artista, seu cálice representa a importância do recurso hídrico nas regiões que serão impactadas pelo projeto.

Desde o lançamento da campanha Buy a Lady a Drink, há dois anos, Stella Artois ajudou mais de 800 mil pessoas a terem acesso a água tratada. Uma delas é a Elizabeth, uma jovem costureira, mãe de North Kapuonja, do Quênia. Por meio do programa comunitário capitaneado pela Water.org, o acesso à água limpa possibilitou a jovem a deixar de caminhar até seis horas por dia para coletar água para sua família. Em todo o mundo, as mulheres gastam um total de 200 milhões de horas coletando água diariamente. O apoio de Stella Artois contribui para o aumento da qualidade de vida dessas mulheres, permitindo-as a dedicarem o seu tempo aos seus sonhos, como o de Elizabeth, que voltou a costurar.

Eu tenho quatro filhas e é muito difícil imaginar elas terem que andar muitas horas todos os dias para pegar água, assim como milhares de mulheres fazem diariamente”, afirma Matt Damon, co-fundador da Water.Org. “Precisamos colocar um ponto final neste caminho. Com a parceria com Stella Artois, estamos convidando consumidores ao redor do mundo a nos ajudar com isso”, completa.

Matt Damon

Dados da water.org indicam que a cada 90 segundos uma criança perde a vida devido a uma doença relacionada à agua. Para ajudar a reverter este cenário, até 2020, Stella Artois tem como objetivo fornecer, em parceria com a ONG, água limpa a 3,5 milhões de pessoas. “A água é essencial para a nossa vida. E também parte fundamental do nosso legado de 600 anos de história e da Stella Artois que produzimos hoje. É um recurso compartilhado que acreditamos que precisa ser conservado e, principalmente, acessível a todos. Queremos convidar nossos consumidores a fazer parte dessa geração que marcará essa mudança e a deixarem o seu legado no mundo”, ressalta Daniel Feitoza, gerente de marketing de Stella Artois.

Para sensibilizar ainda mais pessoas a contribuírem para esta causa, Stella Artois lançou uma campanha digital na qual Matt Damon apresenta a história de Elizabeth, veja abaixo:



Os cálices poderão ser comprados em www.1calice5anos.com.br, pelo valor de R$19,90.
Acesse www.stellaartois.com.br/1calice5anos

Sobre Stella Artois
Stella Artois acumula tradição há mais de 600 anos, sendo que os primeiros relatos relacionados à história da Stella Artois datam de 1366, na cidade de Leuven, na Bélgica. Em 1926, a Cervejaria Artois decidiu desenvolver uma cerveja especial para celebrar o período natalino. Quando o produto ficou pronto, surpreendeu por sua extrema claridade e por este motivo foi chamada de Stella ("estrela" em latim). É a primeira cerveja belga do mundo e está presente em mais de 80 países.

Sobre o Water.org
Há 20 anos, a Water.org atua no desenvolvimento e soluções para a crise global da água. Fundada por Gary White e Matt Damon, a Water.org é pioneira em iniciativas voltadas para garantir que todas as pessoas tenham acesso à água potável e saneamento - dando esperança às mulheres, à saúde das crianças e às comunidades. Water.org transformou positivamente a vida de cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, garantindo uma vida melhor para as gerações futuras.
Saiba mais em water.org; www.watereuity.org; Facebook.com/water.

A viagem dos sonhos de muitos apaixonados por cerveja virará um livro


O esperado livro com as histórias do publicitário e especialista em cervejas Edson Carvalho, conhecido por Viajante Cervejeiro, que viajou pelo Brasil entre 2014 e 2016 conhecendo cervejarias e bares de cervejas artesanais precisa do seu apoio para ser produzido.
O livro que já tem nome, "De carona até o próximo bar", será produzido através de financiamento coletivo, pelo site Catarse, e já pode ser apoiado.


O conteúdo da obra será uma compilação das inúmeras histórias que o Edson vivenciou durante sua jornada, contadas em forma de crônicas e recheadas com fotos desses momentos.

A obra contará histórias de aventuras e de superação, como os três dias em que passou viajando pela BR319 no norte do país, na Amazônia, em época de chuva, sujo de barro e sem banho. Ou como a do dia em que pegou uma inusitada carona com um piloto de test drive pelas estradas da Bahia com o intuito de ir conhecer um bar em Porto Seguro. Você poderá ler relatos sobre as viagens de barco pelos rios do Norte do país e sobre o dia em que o Viajante Cervejeiro bebeu com jacarés no Pantanal. Tudo isso, para chegar ao seu destino e provar os mais variados tipos de cervejas artesanais do país.


Aventura, drama, paixões passageiras e intensas, histórias hilárias de ressacas (como não poderiam faltar) e muito mais.

Para apoiar e ajudar a conclusão desse projeto, acesse www.catarse.me/viajantecervejeiro, escolha a sua cota e colabore.

Sobre o Viajante Cervejeiro

O Viajante Cervejeiro é um blog (www.viajantecervejeiro.com.br) criado pelo Edson Carvalho, publicitário e especialista em cervejas.  O blog dá dicas de onde encontrar cervejas artesanais pelo Brasil e pelo mundo.

Dádiva comemora aniversário com festa aberta ao público na fábrica neste sábado


Folk, traditional jazz e dixieland da Família Bonagente, exposição da artista plástica pernambucana Anna Guerra, Flash Day de Tattoo, lançamento de coleção de t-shirts da Siamese e cardápios selecionados da Máfia do Brownie e Cateto Beber & Comer Artesanal são algumas das atrações do evento.
Para quem gosta de cerveja artesanal, a dica para este final de semana é participar da festa de aniversário da Dádiva, que acontece neste sábado (25/03), na fábrica da cervejaria em Várzea Paulista, aproximadamente 60 km da capital paulista.


A Dádiva estará comemorando seus três anos de muitas brassagens, desafios e inovações no segmento com um evento aberto ao público, no período das 11h às 18h, reunindo arte, gastronomia, compras e apreciadores da marca que hoje é destaque em estilo e conteúdo na cena cervejeira paulista.
Para a ocasião, a cervejaria apresentará em primeira mão sua edição comemorativa Dádiva 3 engatada em torneiras para consumo de chope no local e abastecimento de growler, ao lado de alguns de seus best sellers, como Dádiva Premium Lager, Dádiva Venice Beach e a colaborativa Pink Lemonade - parceria com a 2Cabeças, e os lançamentos de 2017: Dádiva Sourdade e Dádiva Carmel Beach.

Apostando em harmoniosas combinações gastronômicas, o evento contará com delícias da Máfia do Brownie e opções de cardápio variado do Cateto - Beber & Comer Artesanal, com tainha curada e finalizada na churrasqueira, legumes confitados sobre base de pão de fermentação natural, risoto de pato com queijo da Canastra, focaccia de polvo com chorizo espanhol, sanduiche de lombo de cordeiro defumado com chimichurri de hortelã e torta de abóbora com queijo, banana e mel.

Dentre as atrações da festa, ainda tem muito folk, country, blues, traditional jazz e dixieland da Família Bonagente, exposição da pernambucana Anna Guerra, colaboradora artística no rótulo da cerveja ELA e convidada especial da Dádiva para pintar uma tela comemorativa aos 3 anos da cervejaria, Flash Day de Tattoo e lançamento oficial da nova coleção de t-shirts da Siamese (conheça as novas estampas cervejeiras da marca).


A Cervejaria Dádiva fica localizada em Várzea paulista, entre as Serras do Cristal e do Japi. Para chegar ao local, o caminho mais fácil é digitar Cervejaria Dádiva no Waze. Para mais informações, ligue (11) 94316-1718 ou acesse @cervejariadadiva nas redes sociais.

Serviço
Evento 3 anos de Cervejaria Dádiva
Local: a Cervejaria Dádiva fica localizada em Várzea paulista, entre as Serras do Cristal e do Japi. Para chegar ao local, o caminho mais fácil é digitar Cervejaria Dádiva no Waze
Horário: das 11h às 18h
Entrada: evento aberto ao público, com entrada franca
Venda de chope: Dádiva 3, Dádiva Sourdade, Dádiva Premium Lager, Dádiva Carmel Beach, Dádiva Venice Beach e Pink Lemonade - R$10,00 / copo de R$ 300ml
Recarga de growler: de R$ 20,00 a R$ 25,00 / litro

Atrações:
Música ao vivo com Família Buonagente https://www.facebook.com/bonagente/?fref=ts
Exposição da artista plástica pernambucana Anna Guerra http://annaguerraartes.blogspot.com.br/?m=1
Lançamento da nova coleção Siamese T-Shirt https://www.facebook.com/siamese.tshirts/?fref=ts /
Flash Day de Tattoo com a The Siamese Tattoo Ateliê https://www.facebook.com/thesiamesetattoo/?fref=ts

Cardápio do Cateto - Beber & Comer Artesanal
: preço sob consulta no local
Tainha & Salada: Tainha curada finalizada no churrasqueira com queijo Crotin e ovas. Acompanha salada de rúcula, pepinos, rabanetes, alcaparra, alface romanesca temperados com azeite e páprica defumada
Tostata de Legumes: Tostada de legumes confitados na churrasqueira (tomates holandês, mini berinjela e mini abobrinha) e queijo mogiana. Servido no pão de fermentação natural
Risoto de Pato & Canastra: Risoto de lenha com pato, laranja e queijo canastra
Pulpo & Chorizo: Focaccia de polvo com chorizo espanhol e dill servido no pão de fermentação natural
Lamb Sandwich: Sanduba de copa de lombo de cordeiro defumada na churrasqueira, queijo feta  e chimichurri de hortelã no pão eggsponge
Pumpkim Pie: torta de abóbora defumada na churrasqueira com queijo, banana e mel
https://www.facebook.com/catetoartesanal/?fref=ts

Cardápio de sobremesas Máfia do Brownie: chocolates, doces e sorvetes com preço sob consulta no local
https://www.facebook.com/mafiadobrownie/?fref=ts

23 março, 2017

Câmara Fria festeja as cervejas premiadas da mineira Wäls


A cervejaria mineira Wäls voltou do evento cervejeiro mais esperado do ano, Festival Brasileiro da Cerveja, com a bagagem carregada de medalhas. Ao todo oito cervejas da marca, inscritas no concurso, receberam medalhas e para brindar a premiação, essa semana, o Câmara Fria, speakeasy de cervejas artesanais da Companhia Tradicional do Comércio, resolveu engatar alguns rótulos premiados da cervejaria mineira, incluindo a especial Dubbel Bourbon.
Veja a lista abaixo:


Para embalar a experiência e confortar os estômagos, pizzas com massa da Bráz em tamanho “brotinho” são assadas dentro do salão e chegam em quatro diferentes coberturas – mussarela, calabresa, portuguesa e CF, a de assinatura da casa, que muda sazonalmente.


Do irmão Original, sobe a Coxinha da Hora, servida, como o nome indica, a cada hora cheia. Queijos e embutidos, acompanhados de pão assado na hora, compõem tábuas especiais. Itens de salumeria como a delicadamente untuosa e levemente defumada Pancetta Italiana DOP fazem uma boa dobradinha com queijos de pequenos produtores como o Fernão, semiduro, intenso e picante, maturado por 12 meses.

ServiçoCâmara Fria
Rua Graúna, 137, Moema – São Paulo
Telefone 5093-9486
Funcionamento: de terça a quarta das 18h às 2h / quinta a sábado das 18h às 3h
Capacidade: 40 lugares
https://instagram.com/camarafria

Pistonhead Full Amber chega no Brasil


A importadora Get Trade acaba de trazer um novo lote para o Brasil da cerveja Pistonhead, feita pela cervejaria sueca Brutal Brewing, do grupo Spendrups. Em atividade desde 2011, a cervejaria  relativamente jovem tem como missão criar produtos inovadores, lançando agora seu terceiro rótulo, a Pistonhead Full Amber.

Se trata de uma Amber Lager, com 6% de teor alcoólico, IBU 35, maltes Dark Caramel, Crystal e Pilsner e os lúpulos Centennial, Magnum e dry hopping de Cascade e Citra. Apresenta sabor de malte bem definido, caramelo, amargor mais pronunciado, leve aroma cítrico e toffee, com um corpo leve e final seco.


Retornam também as cervejas Pistonhead Kuston Lager (lata 330ml - 4.6% ABV, 27 IBU, Pilsner Lager) e a Pistonhead Flat Tire (lata 330ml – 4.5% ABV 26 IBU, Hop Lager).


O lançamento será nesta quinta feira, dia 23/03 no EAP – Empório Alto dos Pinheiros. A cerveja também chega nessa semana em diversos pontos de venda em São Paulo e na próxima semana em outros estados brasileiros.

Avelar Jr – Coluna 17: Uma casa na árvore


Qual criança nunca sonhou com uma casa na árvore?

Nate Lanier, Damien Goudreau, Dean Rohan
e Jonathan Weisbach realizaram este sonho. Na verdade, um pouco tarde, mas a espera compensou. Os quatro amigos montaram a Tree House Brewing, uma cervejaria que produz algumas das mais cobiçadas cervejas nos Estados Unidos.
Tudo começou de maneira bem amadora. Um celeiro abandonado no quintal da casa de Nate foi a primeira sede da cervejaria dos quatro amigos. O sucesso se espalhou pela vizinhança, pelo estado de Massachusetts e pelo país.

Até 2013 a produção era de 500 barris por ano. Para o ano que vem a expectativa é de 30 mil barris, já na nova instalação, programada para começar a operar em julho deste ano.
A nova cervejaria vai manter o clima bucólico de fazenda e facilitar bastante a vida de quem quer experimentar a Julius IPA, a Doubleganger double IPA ou a Good Morning Imperial Stout.


Atualmente, conseguir uma destas cervejas não é das tarefas mais fáceis. As cervejas são vendidas somente na cervejaria, embaladas em latas de 16 oz (473 ml) ou em growlers, e a fila começa a se formar antes mesmo de abrirem as portas.
Gary Dzen, colunista do jornal Boston Globe, gosta de lembrar que fila é sempre um bom sinal quando estamos procurando alguma coisa para comer ou beber. A longa espera é inconveniente, mas geralmente compensa. Não é à toa que um lanche no McDonald’s é tão rápido.

Foi com este espírito otimista que eu viajei mais de 100 quilômetros para conhecer a Tree House Brewing. Sabia que iria esperar um tempo na fila, mas não me liguei de que deveria ter chegado mais cedo. Na minha vez a Doubleganger já tinha esgotado, mas pelo menos saí de lá com seis latas da Julius e duas latas da Sap IPA (limite máximo por pessoa).


Nate Lanier, mestre cervejeiro e um dos fundadores, não consegue suprir a demanda pelos seus produtos. Situação semelhante de algumas outras cervejarias da região da Nova Inglaterra, como a Hill Farmstead, The Alchemist, Lawson’s Finest Liquids, Bissel Brothers e Trillium Brewing. Todas elas famosas pelas cervejas lupuladas e com uma característica própria da região: as famosas New England IPA’s.
O estilo não é reconhecido pelas principais associações cervejeiras, mas já conquistou o público. Uma IPA de coloração opaca, nublada, muito aromática, acentuado sabor frutado e reduzido índice de amargor (principalmente se comparada com as tradicionais west coast IPA’s). Características que se encaixam perfeitamente na Julius IPA, a flagship da Tree House Brewing.

Ficou animado? Está afim de experimentar a Julius e outras excelentes cervejas? Recomendo um guarda-chuva. A fila é longa, demorada e a primavera na Nova Inglaterra costuma ser chuvosa.
Cheers ;-)

Leia as demais colunas do Avelar Jr.
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