15 outubro, 2025
Heineken® No Line-up Festival: marca desafia os padrões e lança festival proprietário sem revelar o line-up
Já parou para pensar como seria curtir um festival sem saber quem vai se apresentar, só pelo prazer da descoberta musical? Hoje em dia, o Brasil possui uma enorme quantidade de eventos musicais e, de acordo com um levantamento do Mapa dos Festivais de 2025*, somente neste ano serão mais de 100 festivais. Todos eles possuem algo em comum: a expectativa pelo anúncio do line-up. Por isso, a Heineken® resolveu desafiar os padrões mais uma vez ao lançar o Heineken® No Line-Up Festival, primeiro festival proprietário da marca no Brasil, onde as atrações serão conhecidas somente ao longo do próprio evento.O festival é gratuito e acontece no dia 25 de outubro, das 15h às 03h, na Fábrica de Impressões, na Barra Funda, em São Paulo. O resgate de ingressos será feito dentro do Hei App, aplicativo da marca, a partir desta quinta-feira (16) às 13h.
Ainda de acordo com o estudo do Mapa dos Festivais, cerca de 30% do público (principalmente o jovem, de 18 a 29 anos) frequenta eventos focados em shows específicos priorizando experiências pontuais e o compartilhamento imediato desses momentos nas redes sociais. É nesse contexto que a Heineken® inverte a lógica para promover um ambiente de música e conexões totalmente novas e inesquecíveis. Provocar o público a desafiar os padrões e estar aberto a conhecer novos artistas, novos ritmos e mergulhar no futuro da música é um dos papéis que embrulham o conceito desse festival. A proposta também inclui rever bandas ou artistas consagrados de forma inesperada; alguns que as pessoas nem imaginavam que queriam tanto vê-los novamente.
“A Heineken® tem uma relação muito próxima com a música desde a sua chegada ao Brasil. Temos o compromisso de sempre gerar experiências cada vez mais completas e inovadoras ao nosso consumidor, mantendo nossa assinatura sustentável. Promover momentos marcantes de socialização é o papel principal da marca desde 1873. Por isso, criar um festival com um formato inédito e surpreendente fortalece ainda mais o papel de Heineken® como uma marca que dita tendências e desafia o status quo”, explica Cecília Bottai, vice-presidente de marketing do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Com um público estimado em 3 mil pessoas de forma rotativa, o festival terá uma dinâmica inédita. Após a abertura dos portões, o público vai conhecer a estrutura de palcos. E os artistas serão revelados um a um ao longo de todo o dia. Desde o primeiro horário, grandes nomes se apresentarão de forma surpresa. O local contará com Beer Walls e bares espalhados, além da presença de Guarita, Holy Burger e Pizza Crek como opções de alimentação. O festival proprietário conta com o apoio de Trident, Club Social Snack, C6 Bank e o player oficial Deezer.
Essa iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, lançada em 2021, que evolui dentro do universo da música para materializar a proposta da marca de proporcionar momentos de conexão com alta qualidade através de experiências que rompem com a rotina e incentivam novas perspectivas de uma forma sustentável.
Para Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo HEINEKEN no Brasil, a Heineken® já é uma cerveja reconhecida pela sua presença constante nos festivais mais icônicos e autênticos do país – como Rock in Rio, C6 Fest e Popload Festival. Além disso, a companhia quer surpreender e convidar os consumidores a viver uma experiência única, despertada pelo desconhecido.
“Nosso propósito é inspirar as pessoas a se reconectarem com o que é real, sentir a música, compartilhar experiências autênticas e únicas, focar no presente, conhecer novos artistas e se entregar ao momento. E isso é possível com o Heineken® No Line-Up Festival. A música tem essa força única de aproximar e transformar, e é isso que queremos celebrar”, comenta Bailão.
CURADORIA
Com curadoria de Lúcio Ribeiro, criador do Popload Festival, jornalista de cultura pop e curador de shows e festivais, e Felipe Hirsch, curador musical, diretor de cinema e teatro, o Heineken® No Line-Up Festival contará com mais de 15 atrações, nacionais e internacionais, que transitam em diversos gêneros, do indie rock, rap, pop ao alternativo e quer mostrar ao público que é possível se aventurar e descobrir o novo de forma única e inesquecível.
“A magia de um bom festival é você ir ver uma banda ou artista que tanto quer ver, mas ao mesmo tempo fazer novas descobertas. Com o No Line-Up Festival, sem revelá-lo, a Heineken® aumenta, e muito, esse prazer de descoberta. E foi com essa premissa que pensamos na hora de escolher cada uma das atrações desse evento que já nasce disruptivo na essência”, diz Lúcio Ribeiro.
Toda a concepção do festival foi desenvolvida pela ATENAS.ag, agência de brand experience, parceira da Heineken® no Brasil, no planejamento, criação e execução de projetos que conectam a marca à cultura, à música e à sustentabilidade.
“A Heineken sempre teve o sonho de ter um festival proprietário, e transformar esse sonho em realidade foi um processo inspirador. Para nós, na ATENAS.ag, esse projeto simboliza o poder das experiências de marca, vivas, culturais e genuínas. Criamos o conceito do Heineken® No Line-Up Festival com o compromisso de traduzir o DNA da marca em uma vivência inesquecível, capaz de fazer as pessoas emergirem no desconhecido e se surpreenderem positivamente com o novo”, destaca Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag.
INGRESSOS
O acesso ao evento será via ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do No Line Up Festival dentro do app e selecionar a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo. O resgate será liberado nesta quinta-feira (16), a partir das 13h. Atenção: os ingressos são limitados.
Serviço
Heineken® No Line-Up Festival
Data: 25 de outubro de 2025
Horário: 15h às 3h
Local: Fábrica de Impressões – Rua Achilles Orlando Curtolo, 617 - Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo - SP, 01144-010.
*Acesso permitido para maiores de 18 anos. Menores, mesmo acompanhados dos pais, não podem acessar o evento.
Como acessar: resgate de ingressos gratuitos e limitados no dia 16 de outubro a partir das 13h pelo aplicativo Hei App - disponível para Android e IOS.
Como baixar o app: Para fazer o download do Hei, é só acessar a loja de aplicativos do seu celular e buscar por ‘Hei’. Clique aqui para baixar. O aplicativo é gratuito e está disponível para download. O aplicativo só pode ser acessado por maiores de 18 anos.
Importante: o evento é sujeito à lotação. Mesmo com ingresso em mãos, poderá ser necessário aguardar a saída de público para entrada, respeitando a limitação máxima do local.
*A pesquisa é do Mapa dos Festivais em parceria com a Walk The Talk. A pesquisa ouviu 1.170 pessoas de todas as regiões do país, trazendo dados exclusivos sobre hábitos de consumo, preferências, comparativos geracionais e o impacto das marcas na experiência dos festivais.
08 outubro, 2025
Concurso "Melhor IPA do Brasil" está com inscrições abertas
A 4ª edição do concurso “Melhor IPA do Brasil”, realizado pelo festival IPA Day Brasil e pela cervejaria SP-330, está recebendo inscrições até dia 14 de novembro. Podem participar cervejas de estilos e subestilos relacionados à India Pale Ale, produzidas no território nacional e devidamente registradas no Ministério da Agricultura. A cerimônia de premiação será realizada durante o IPA Day Brasil, maior festival do mundo dedicado ao estilo, dia 22 de novembro em Ribeirão Preto.“A ideia do concurso é prestigiar esse tipo de cerveja tão nobre e tão querido e reconhecer as cervejarias que se dedicam a produzi-lo com extrema qualidade no Brasil”, afirma Tio Limongi, sócio e cervejeiro da SP-330. “Nesta edição uma das novidades é que vamos começar a acompanhar o impacto dos lúpulos brasileiros nas IPAs nacionais por meio de uma categoria própria”, completa Limongi.
Para valorizar e incentivar a produção brasileira da flor, foi criada este ano a categoria Lúpulos Brasileiros, que reunirá IPAs produzidas 100% com lúpulos nacionais. No formulário de inscrição deve constar a variedade dos lúpulos utilizados e o nome do estabelecimento rural onde ele foi cultivado.
As outras categorias são American-Style India Pale Ale; Session India Pale Ale; Imperial or Double India Pale Ale; Specialty India Pale Ale, que abriga cervejas feitas com produtos ou processos especiais como frutas, madeiras, especiarias e Other India Pale Ale, onde estão inseridos os demais estilos descritos no Brewers Association 2025 Beer Style Guidelines como Red IPA, Black IPA, Hazy IPA, New England IPA, Belgian IPA, Brut IPA, British-Style IPA e India Pale Lager.
Outra novidade deste ano será uma premiação especial para a “Melhor IPA criada por Elas”, para cervejarias lideradas por mulheres ou rótulos que tenham uma cervejeira como responsável. Neste caso, a cerveja é inscrita conforme a categoria e, no formulário de inscrição, há um campo para selecionar esta condição. A ideia dos organizadores é incentivar a representatividade feminina no meio cervejeiro.
“Infelizmente algumas pessoas ainda veem a IPA como estilo masculino e simplesmente amargo. Um erro já que não existe cerveja para homem ou para mulher e nem é verdade que as IPAs sejam apenas amargas”, explica Rafa Moschetta, organizador dos festivais IPA Day Brasil e IPA Day SP.
Segundo ele, a graça de muitas receitas está justamente em nuances sutis de sabor e aromas. Moschetta destaca ainda que o próprio festival IPA Day Brasil conta com um público 37% de mulheres, que cresce a cada edição.
Concurso exclusivo
O Guia de estilos 2025 da Brewers Association, atualizado anualmente pela associação que representa as cervejarias independentes dos Estados Unidos, elenca 10 estilos de IPA, incluindo a IPL (American-Style India Pale Lager).
Entretanto, dentro do estilo Experimental India Pale Ale o guia agrupa ao menos 15 sub-estilos como White IPA, Red IPA, Brown IPA, Black IPA, Brut IPA, Brett IPA, Honey IPA, IPA com lactose, Fruited IPA, Spiced IPA, Field IPA, Wood-aged IPA, Barrel-aged IPA, IPA com coco e IPA com castanhas. Eles podem ser multiplicados por seus estilos base de IPAs como American IPA, Juicy or Hazy IPA, Imperial IPA, British IPA, etc.
“Partimos do fato que a IPA é uma paixão e altamente diversa. É a única cerveja, por exemplo, que possui um festival exclusivo. E por isso merece também um concurso dedicado, para que a IPA não seja apenas mais um estilo no meio de outras 300 medalhas", explica Moschetta. Desta forma, segundo ele, a premiação se conecta diretamente com consumidor de IPAs, além de aprofundar análises dos atributos e nuançes das IPAs, por meio de jurados especializados e experientes no estilo
Mercado
A pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cerveja s 2023”, realizada pela plataforma Surra de Lúpulo, aponta a IPA como estilo mais consumido por 62% dos mais de 8700 respondentes. Cerca de 26% dos consumidores também creditaram ao estilo sua iniciação no mundo das artesanais.
Já segundo o Anuário da Cerveja do MAPA de 2025, o volume de IPAs fabricado no Brasil em 2024 foi de 300 mil hectolitros, o que representa 0,2% da produção nacional. Parece pouco, mas se destaca num mercado dominado 99,2% por lagers leves e claras, como as pilsens.
O universo das IPAs, que costumam ter o lúpulo como protagonista, também é vetor de crescimento para a produção da planta no Brasil, que confere sabor, aromas e atua como conservante natural da bebeida. Segundo o Mapa do Lúpulo Brasileiro de 2023, realizado pela Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo - Aprolúpulo, houve um crescimento de 133% na área cultivada que saltou de 48 para 112 hectares e rederam 88 toneladas da flor.
IPA Day Brasil
A premiação da Melhor IPA do Brasil acontece dia 22 de novembro, durante a 12ª edição do IPA Day Brasil, que irá transformar a cidade de Ribeirão Preto na capital nacional das IPAs. O festival une música, gastronomia e cultura cervejeira em um ambiente onde o estilo é protagonista. Com mais de 40 rótulos exclusivos, edições limitadas, colaborações especiais e lançamentos inéditos, o evento oferece uma imersão completa ao universo das cervejas lupuladas.
Além das degustações, o festival contará com três palcos musicais, o “Harmonizassom”, uma experiência de integração entre som e sabor, além de uma curadoria gastronômica para harmonizar com diferentes intensidades de IPA, do amargor clássico às versões juicy e hazy.
Serviço
4ª Edição “Melhor IPA do Brasil”
Inscrições até 17 de novembro de 2025.
Link: https://eventiza.com.br/evento/4-edicao-concurso-a-melhor-ipa-do-brasil
Primeiro lote: R$150,00 (cento cinquenta reais)
Recebimento das amostras: de 7 a 17 de novembro de 2025.
Julgamento das cervejas: 20 e 21 de novembro de 2025
Premiação: 22 de novembro de 2025 no IPA Day Brasil.
12º IPA Day Brasil 2025
Data: 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 22h
Local: Espaço Bella Città - Ribeirão Preto (SP)
Ingressos: www.ipaday.com.br
 



