21 janeiro, 2021

Cervejaria Dogma lança primeiro rótulo da série Griot junto com Sommeliers da Afrocerva


Da cultura Bantu vem a inspiração da trilogia de cervejas para a série Griot: Hantu (Saison), Kintu (NE IPA com lúpulos Sul Africanos) e Muntu (Hantu envelhecida em barrica). Hantu será lançada hoje quinta- feira (21), uma Saison com Cajá, Caju e melado de cana – as demais ainda não possuem data prevista. Os Sommeliers que lideram o projeto são: Glauco Ribeiro, Sara Araújo e Sulamita Theodoro.

Queríamos uma cerveja que quebrasse estigmas e que fosse um convite à reflexão”, afirma Sara.

Sara Araújo

Após os fatos envolvendo o rótulo da cerveja Cafuza em 2020, os Cervejaria Dogma procurou os Sommeliers para proporcionar diálogo sobre o tema, dali iniciou-se a ideia de lançar um novo produto. Ocorreram diversos encontros e meses de muito estudo entre os Sommeliers que desenvolveram receitas, realizaram curadoria da arte do rótulo, nomes e todo o conceito da série Griot (lê-se griô) – na África Ocidental é a pessoa responsável por transmitir conhecimento e sabedoria.

Sula explica que “Griot passa pelo ato de contar histórias, são conselhos do ponto de vista de uma experiência. Temos o intuito de não dar uma resposta pronta, mas sim apresentar as histórias e gerar reflexão”.

Sulamita Theodoro

Nesta triologia, “Hantu é a força que situa no espaço e no tempo todo acontecimento e os movimentos dos seres, representa o passado; Kintu é a força das coisas animadas ou inanimadas. Que dependem de Muntu para sua transformação, representa o presente; Muntu é a força constituída pela pessoa que é composta de mente, corpo, cultura e principalmente a palavra, que é uma ponte para o futuro”, explica Glauco.

Glauco Ribeiro

Para o rótulo da Hantu convidaram o artista João Gabriel que tem na poética visual referências à negritude e à ancestralidade, e o resultado é inspirado na personagem Ponciá Vicêncio, do livro da escritora Conceição Evaristo, que, de forma corajosa, rompe com o mito da imobilidade e indolência atribuídas às pessoas negras. “Ponciá nos convoca a olhar para o passado, pensar o presente e lutar por um futuro, nos revela toda complexidade e especificidades do seu ser, nos adverte que nós, pessoas negras, somos plurais e heterogêneas e carregamos a força de nossas ancestrais”, disserta Sara.


O projeto não para na cerveja, os Sommeliers fazem parte da Afrocerva (Associação de Cervejeiros Negros) que nasceu no meio de 2020 e já levantaram fundos para oficializa-la, e como ainda precisam de apoio, fizeram pôsteres com a arte do rótulo e todo o valor arrecadado será para a associação. Paralelo a este movimento os Sommeliers também estão trazendo exemplos de como o mercado pode colaborar e serviu de incentivo para que a Dogma começasse fornecendo duas bolsas de estudo em curso de sommelier, “daqui está surgindo um movimento entre diversas cervejarias com interesse em comum”, conta o cervejeiro Bruno Brito.

Onde encontrar:

Nas unidades e loja virtual da Dogma e parceiros em todo o Brasil
Serão comercializadas em chope e lata de 473ml

Dogma Jardins
Rua Dr Melo Alves, 347 - SP/SP

Dogma Santa Cecília
Rua Fortunato, 236 - SP/SP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...