03 novembro, 2009

Cervejas Porter X Stout


A diferença entre as Porters e as Stouts é muito sutil. O estilo Porter não foi “inventado”, foi apenas a consolidação de vários tipos de cervejas marrom escuro que acabaram recebendo a denominação Porter: por volta de 1750, as cervejas produzidas de diversas formas e com várias matérias primas recebiam a classificação de Porter. Em virtude disso, até hoje sua definição exata é um ponto de discussão. Via de regra, as Porters são cervejas que variam de marrom escuro a preto, cremosas, com características de malte tostado ou levemente torrado e com pouco ou nenhum aroma de lúpulo.

Já as Stouts são, em sua origem, um subestilo da Porter: as Porters mais fortes e encorpadas eram vendidas com o nome de Stout Porters – e esse subestilo se desenvolveu tanto que se tornou um novo. Portanto, a diferença entre uma Porter e uma Stout seria que esta última é mais “forte”. O problema é que essa “força” é um conceito muito subjetivo. Para piorar, existe uma enorme variação dentro do estilo Porter, bem como uma variação maior ainda dentro do estilo Stout, passando ainda por subestilos (Dry, Imperial, Oatmeal, entre outros). Sendo assim, não é difícil encontrar Stouts mais suaves do que Porters.

Por isso, apenas como regra geral, sujeita a muitas exceções, podemos entender que as Stouts tendem a ter um caráter de malte torrado mais evidente e que as Porters tendem a ser um pouco mais doces em relação às Stouts.

Fonte: matéria "Porter X Stout" - revista BeerLife n°6
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...