07 março, 2019

Debs Dezotti – Coluna 13: Carta de Cervejas

Um dos trabalhos em grupo mais importantes (com maior peso na nota) no curso de sommelier que fiz, foi a criação de uma Carta de Cervejas para um bar. Podendo ter dos mais diversos formatos, - sério! Vai da sua criatividade, você verá mais pro fim da matéria ;) - vale ressaltar que mais do que uma lista das cervejas da casa com o valor, a carta de cervejas serve para explicar sobre as características da cerveja e, quando bem feita, funciona como ferramenta de venda para o local. Auxiliando o sommelier da casa e facilitando a comunicação com o consumidor.

Agora que já entendemos para o que serve, vamos ao trabalho e como foi que eu e meu grupo elaboramos nossa Carta!

Primeiro resolvemos qual seria o “conceito” e o cliente desse bar que criamos (poderia pegar um que já existisse ou então criar um fictício).
Para dar rumo e um start fizemos algumas perguntas que podem te auxiliar caso queira desenvolver a sua:
1)    Qual o perfil do cliente? Experiente ou novo no mundo das cervejas?
2)    O local é formal ou descontraído?
3)    Com base na resposta anterior, que estilo podemos seguir?
4)    Quantas cervejas farão parte da carta?
5)    Quais cervejas irão compor inicialmente a carta? (Isso porque com o desenvolver da carta, pode ser interessante trocar algumas)

Para o nosso grupo o perfil do consumidor era inexperiente e um bar descontraído. Decidimos criar um jogo para a decisão da cerveja. 12 cervejas na carta. - Agora vamos para a melhor parte… experimentar TODAS!

Conforme degustávamos, fomos anotando as descrições com as nossas palavras e de maneira que fizesse sentido para a carta que estávamos imaginando!
Depois disso montamos o esqueleto da carta e seu funcionamento. Mais alguns dias e - tharan o/ - o resultado foi como se fosse um jogo, em que se respondia sim e não para descobrir a cerveja da vez, seguindo o fluxo!
Caso a pessoa não estivesse para brincadeira, era só ir direto para a parte final da carta de cervejas e escolher de acordo com  a descrição que mais lhe agradasse.
Além disso, a carta foi pensada e organizada de maneira a sugerir uma ordem de degustação, bastava fazer as escolhas da direita para a esquerda.
Vale comentar que foi MUITO divertido.
Nosso grupo fluiu perfeitamente nas ideias - #bartonofluxo .


E olha só o depoimento da Laura do meu grupo:
“Qual cerveja pedir hoje? Ah, hoje estou mais para as “leves”.... Não, não, hoje vou de “intensas”.
Há coisas que nem todo garçom precisa saber sobre sua vida, e é com essa autossuficiência na mesa de bar que esta Carta de Cervejas busca auxiliar.
Brincando com as diferentes emoções e trilhando o melhor caminho sensorial, a Carta ainda oferece a comida certa para harmonizar.
Este foi o nosso trabalho em grupo desenvolvido para o curso de Sommelier de Cervejas.

Grupo Tô no Fluxo: Laura Zambon, Wellington Paupério, Mauricio Mancuso, Felipe Adão, Ana Paula e Debora Camargo.

Como na época vi que seria muito bom ter mais  referência para criar uma boa carta, resolvi trazer mais algumas da minha turma para vocês.
Muitas ideias boas foram criadas, segue algumas que consegui reunir!
Para o trabalho não levavam em conta o “visual”, pois nem todo grupo conta com um designer. O que importa é se faz sentido a escolha, a harmonização, a descrição e se a apresentação está bem feita.

Essa tinha o conceito de Pôquer:


Já este grupo fez um como se o cliente fosse uma galeria de arte. Da uma olhada:

Grupo: Arieane, Diogo, Fernando, Marco, Maurício e Patucci.

Depois me falem o que acharam (pode mandar msg lá no meu instagram que respondo assim que possível - @debsbeer)!
Cheers meus bebêrs

Veja as demais colunas da Debs Dezotti.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...