Com um espaço de aprendizagem centrado na pessoa negra, a Ambev está realizando a segunda turma do seu programa de aceleração de lideranças negras, o Dàgbá – líderes do futuro. A iniciativa, que vem fomentar a diversidade étnico-racial de profissionais em cargos de liderança na companhia, envolve uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills.“Na Ambev queremos apoiar e dar subsídios para o aprendizado contínuo, além de criar sentimento de pertencimento e liberdade para as pessoas. Por isso, esse programa vai trabalhar questões para conectar as competências dos participantes, visando estimular o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais e os requisitos necessários para a aceleração e, consequentemente, a geração de ideias inovadoras”, afirma Michele Salles Villa Franca, diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev.
Ao longo dos encontros e mentorias, que serão realizados até novembro, os aprendizados da trilha de desenvolvimento pessoal irão se somar aos conteúdos das frentes de antropologia e design, além de fortalecer o potencial e negritude dos participantes, gerando visibilidade e construindo novas oportunidades.
Nessa jornada de crescimento compartilhado, o Dàgbá também conta com o apoio da Kyvo Design - consultoria global de inovação que habilita organizações a prover experiências valiosas, e que, desde o começo do projeto, vem auxiliando a Ambev em todas as etapas e atividades. "A diversidade é um componente fundamental no contexto da inovação. Para isso acontecer, é preciso fortalecer as diferentes perspectivas sociais, econômicas e culturais no dia a dia dos colaboradores", diz Carol Zatorre, co-CEO da Kyvo.
Ao todo, 90 pessoas estão participando desta edição do Dàgbá, um número 25% maior se comparado à primeira turma. O programa também está em sintonia com os valores da companhia, como colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo, e tem o objetivo de ampliar as fronteiras das disciplinas e promover uma trilha mais humana e consciente no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto social com os participantes.
Trajetória Ambev pela equidade racial
A Ambev passou por uma transformação radical no seu negócio nos últimos anos e nessa jornada reconheceu que tinha uma longa caminhada pela frente sobre a temática racial e assumiu compromissos importantes para promover uma agenda de equidade dentro e fora da companhia.
A criação do Dàgbá em 2022 foi mais um passo nessa evolução cultural. Na primeira turma, o programa contou com a participação de 70 líderes em níveis e setores variados. Ao todo, foram 56 horas de conteúdo em atividades, debates, imersões e treinamentos. Até o momento, 12 profissionais já foram promovidos nas suas áreas de atuação.
Além do lançamento do programa, a Ambev vem realizando vários projetos voltados para a pauta de equidade de gênero.