21 dezembro, 2023

Estrella Galicia realiza intervenção sociocultural no Parque Augusta em SP

 
São Paulo, uma cidade conhecida por sua diversidade e encontros improváveis, está se transformando em um local de conexões ainda mais significativas. Em uma parceria inovadora, a Estrella Galicia se une a duas empresas comprometidas com a sustentabilidade para realizar um grafite e um plantio de árvores no Parque Augusta, trazendo uma experiência única para os frequentadores. O evento de lançamento acontece dia 22 de dezembro, a partir das 17 horas.

Através dessa parceria, a Estrella Galicia reforça seu compromisso em promover a cultura, a arte e o desenvolvimento sustentável. Cada vez mais queremos nos associar a essas ações, que estão muito ligadas às nossas origens e propósitos”, destaca Bruno Silva, coordenador de marketing da Estrella Galicia do Brasil. 

O Edifício São Lourenço, localizado na Rua Caio Prado, em frente ao parque, se transformará em uma janela para a floresta amazônica por meio de um grafite que está sendo realizado. O objetivo é trazer uma imersão sensorial da Amazônia para o coração de São Paulo, conectando povos por meio de sua ancestralidade. Sil Neves, da Spray For Life e idealizadora da ação, afirma: "Por muito tempo, o Parque Augusta foi um sonho. Hoje, vendo-o como uma realidade, confirmamos que os sonhos são projetos pelos quais se luta". 

O grafite retrata uma mulher indígena com um olhar profundo e intrigante. Essa figura foi inspirada em Juma Xipaia, uma ativista indígena da Amazônia brasileira e a primeira mulher chefe da região do Médio Xingu. Juma protagonizou manifestações contra a construção da Barragem de Belo Monte, mas devido às ameaças e um atentado contra sua vida, mudou-se para a Suíça em 2018. Lá, na conferência da ONU, denunciou os ataques sofridos por ela e por seu território sagrado. 

Juma nasceu em 1991 em Altamira, no Pará, e cresceu em uma pequena comunidade indígena no rio Iriri. Depois de terminar o ensino médio, ingressou na faculdade de direito, mas percebeu que "direito e justiça são duas coisas muito diferentes". Atualmente, ela é estudante de medicina na Universidade Federal do Pará e é conhecida por seu propósito de vida em ajudar o próximo. Agora, Juma fará parte da história de São Paulo, representada em meio aos arranha-céus. 

A obra de arte está sendo realizada pelo artista Fábio Graf, que veio diretamente do Pará, região coberta pela maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Graf afirma: "Faz sentido que eu represente meu povo, minhas origens, minhas raízes aqui em São Paulo. Um lugar onde a arte urbana está presente na educação e na cultura de diálogo. É uma alegria imensa trazer a floresta para o coração da cidade". 

Além do grafite, a Spray For Life e o Mil Pelo Planeta estão realizando o plantio de 50 árvores nativas nos arredores do Parque Augusta. Essa ação simultânea destaca a importância das árvores e da preservação ambiental. Neo Avila, idealizador e coordenador do Mil, ressalta: "Plantar e participar de uma ação com esta dimensão é algo inédito, por isso viemos do Mato Grosso do Sul para compor esse time incrível, com muita garra e vontade de levar uma mensagem poderosa de preservação para todas as pessoas. É hora de ação". 

Para complementar a experiência, o grafite receberá um QR Code para que as pessoas possam interagir e conhecer mais sobre a história da obra. Uma plataforma digital também será disponibilizada, servindo como uma bússola para aqueles que desejam se engajar em ações de preservação ambiental.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...