17 abril, 2018

Brasserie Atrium: casal brasileiro abrirá cervejaria na Bélgica


A história da Brasserie Atrium deve começar oficialmente no segundo semestre de 2018, mas foi em 2016 que o casal Paula Yunes (sim, ela mesmo, do reality show Cervejantes) e Valéry De Breucker resolveram se mudar para Bélgica e começar um grande história cervejeira.

Foi exatamente sobre isso que resolvemos conversar com eles, para entender melhor como começou a ideia de abrir uma cervejaria na Bélgica.

All Beers - Vocês estão morando na Bélgica, como tiveram essa ideia e como foi a adaptação?
Paula Yunes - Em 2015 viemos como turistas para Bélgica, paramos para visitar a Fantôme e o Val se deu muito bem com o Dany Prignon. Depois, no fim do ano ele recebeu o convite de vir para a Bélgica e brassar lá com ele. Com essa ideia em mente, descobrimos o curso de Gestão e Produção em micro cervejaria com duração de 2 anos que ficamos interessados. Então em 2016 o Val se mudou primeiro e depois de alguns meses eu vim também.

No início a adaptação não foi tão fácil pra mim pois eu não falava francês, não conhecia ninguém na cidade que falasse inglês, o Val estava sempre trabalhando e a família dele mora longe. Enfim, aquela adaptação básica com outra cultura.

Quando o curso começou, tínhamos aula de direito (direito pra mim em português sempre foi um pesadelo, imagine o direito belga e em francês! rs) o que era bem difícil. Mas rapidamente tudo melhorou, o francês foi evoluindo, comecei a trabalhar como voluntária e conheci várias pessoas da cidade. Depois peguei alguns trabalhos como caixa, hostess, e assim o meu francês foi se desenvolvendo. Estamos numa cidade pequena mas bem agitada e hoje eu amo muito morar aqui!


::As imagens utilizadas no canal "Beer People" produzido pelo casal, foram feitas nesta viagem em 2015 que Paula citou acima. Foi também nessa época que Paula Yunes virou colaboradora/colunista do All Beers.


All Beers - Vocês trabalham em uma cervejaria (ou trabalhavam), como foi essa experiência?

Paula Yunes -
O Val trabalhou como cervejeiro na Fantôme e hoje trabalha como cervejeiro na Brasserie du Clocher. Eu trabalhei por 8 meses numa cervejaria chamada Brasserie Les Fleurs du Malt atuando na produção. Foi muito interessante como experiência. No início meu chefe me ensinou muito, mas infelizmente depois de 2 meses ele faleceu de um infarte fulminante. O que foi um baque. A cervejaria ficou parada por algumas semanas e quando voltou eu acabei ficando bem sozinha cuidando da produção. Até que em dezembro decidi sair de lá pra poder me dedicar totalmente ao nosso projeto, pois desse lado as coisas estavam começando a andar mais rápido.
Além disso, no começo de 2017, comecei a atuar aqui como sommelier fazendo basicamente degustações e cartas de cerveja.
Nós também fazemos parte de um grupo de brassagens em eventos, nas casas das pessoas que nos convidam.

Valéry De Breucker e Paula Yunes na frente da futura cervejaria Atrium

All Beers - Sobre a nova cervejaria, quais os planos, localização e inauguração?
Paula Yunes -
Desde que a gente está junto, fizemos muitos planos cervejeiros. Um deles, o de ter um dia uma micro ou nano cervejaria. Quando nos mudamos pra cá, o objetivo era fazer o curso em dois anos, voltar e abrir uma cervejaria no Brasil. Porém, como fomos desenvolvendo um plano de negócios, um dia decidimos fazer uma reunião com a agência de desenvolvimento local para ver o que iam dizer. E lá elas adoraram a ideia e já sugeriram 3 endereços relativamente grandes no centro da cidade que elas achavam que estariam disponíveis.

Quando visitamos um deles (um espaço de 300 metros quadrados onde antigamente foi uma padaria) nós gostamos muito e descobrimos que o proprietário do local sempre imaginou uma cervejaria lá. Depois quando conversamos com o prefeito, também soubemos que ele já quis ter uma cervejaria exatamente lá!
Outra coincidência: esse lugar fica na mesma rua onde moramos (Rue des Brasseurs que significa Rua dos cervejeiros) e fica no centro histórico da cidade.

Tudo foi fluindo nesse sentido e hoje já faz 2 anos desde que começamos a pensar nisso, e faz mais de um ano que apresentamos o plano de negócio pela primeira vez. Depois disso, trabalhamos por vários meses no plano financeiro com bastante pesquisa, com o apoio da câmara de comércio local e a ajuda de um tio do Val que é auditor. Hoje estamos trabalhando para que as reformas comecem em breve, pois o material virá da Croácia em agosto. Se tudo correr bem, esperamos inaugurar no final deste ano.


All Beers - O que significa o nome Atrium e como será o perfil e estrutura da cervejaria?

Paula Yunes - Buscamos uma palavra em latim por ser a raiz do francês e do português e que representasse o conceito que imaginamos. O conceito é de um lugar que funcione como um portal, um endereço onde você entre e possa viajar nas cervejas, nas suas histórias e nas suas receitas. Onde possa também aprender a respeito. Então em um brainstorming com um casal de amigos surgiu a palavra atrium por significar átrio, hall de entrada.

Aqui em Marche-en-Famenne, estamos a 15 minutos da Fantôme (cervejaria que exporta 95% da sua produção e não está presente na região) e fora ela, não tem outras cervejarias artesanais.
Marche-en-Famenne é uma cidade pequena (especialmente para padrões brasileiros) de 17 mil habitantes, mas que é um polo comercial e atinge mais de 100 mil pessoas a menos de 15 minutos de carro. Então regionalmente queremos funcionar como uma entrada para o mundo cervejeiro artesanal.

Marche-en-Famenne - Bélgica

No prédio teremos ao fundo a cervejaria e na parte da frente um pequeno tap room com 6 torneiras. Além de degustações e eventos no local, queremos também oferecer cursos de produção caseira, de introdução ao sommelier, harmonização, e etc.
Ou seja, queremos realmente desenvolver a cultura cervejeira artesanal nesta região, como  conhecemos e amamos. Seremos uma cervejaria local com toques de cosmopolitismos através das receitas e ingredientes.
Por isso, como influência para a criação das receitas estamos bem livres, iremos fazer coisas bem variadas, com muitas influências do mundo todo e claro, muitos toques brasileiros!
Por exemplo, nós não teremos cozinha industrial, só vamos servir pranchas de aperitivos, especialmente queijos artesanais e charcutaria regional, mas além disso teremos a influência brasileira através de coxinha! Nada melhor, né?
Sigam a Brasserie Atrium no instagram: @brasserie.atrium
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...