08 maio, 2018

Entrevista: Koala San Brew


Existem algumas cervejarias que você olha a proposta e já percebe algo de diferente, seja na atitude, no comportamento e na própria cerveja. Esses elementos podem até ser forjados e trabalhados no "cool" por algum tempo, mas em algum momento tudo isso desaba se não for verdadeiro.

A Koala San Brew, cervejaria de Minas Gerais, foi um dos casos que mesmo antes de experimentar a cerveja, eu já sentia algo interessante e real neles! Em alguns instantes e poucos goles eu percebi que o "lifestyle" da Koala estava totalmente inserido também na cerveja! Estava ótima! Qual foi? A Koala Livin' The Dream (Juicy IPA)!


Exatamente por isso entrei em contato com o Gustavo, proprietário da Koala para entender melhor como funciona a cervejaria, as ideias e o futuro.


All Beers - Quando e como surgiu sua vontade de fazer cerveja?
Gustavo - Faz muito tempo que essa vontade surgiu, mas não tinha a intenção de ser profissional. Nessa época eu era músico e queria fazer cerveja em casa, sem interesse em vender para ter liberdade de experimentar. Fiquei assim por muitos anos.

All Beers - Como surgiu o nome Koala San Brew?
Gustavo - Surgiu de um apelido meu que é Koala. Um amigo meu, que é mais velho sempre me chamava "koalinha"e foi ai que ele começou a me chamar pelo diminutivo japonês "San", assim pegou o Koala San. Quando surgiu a cervejaria, o nome foi fácil


 Gustavo (no meio da foto) produzindo cerveja com os amigos da
OMF Brewing em Denver - EUA

All Beers - Fale um pouco sobre a estrutura de vocês (cervejaria/tasting room/pista de skate...)
Gustavo - Temos uma micro fábrica que fica no bairro Jardim Canadá - distrito de Nova Lima e que faz divisa com Brumadinho. Estamos na BR040, sentido Rio de Janeiro.
Temos uma fábrica com estrutura aproximada de 6 mil litros mês, cozinha bem pequena. Temos o Taproom para receber as pessoas, organizamos lançamentos e hoppy hours.
Na parte do fundo, temos uma área aberta e pequena no esquema DIY (do it yourself), uma pista de skate que a própria galera do skate construiu.


All Beers - Como surgiu a festa Gratitude?
Gustavo - História bem interessante e longa! Escrevi uma artigo para Beer Advocate e New Brewer sobre o assunto.
Resumindo ao máximo, começou com uma cerveja colaborativa produzida no Colorado - EUA, mas não foi uma nova receita como geralmente acontece com as colaborativas. Pegamos uma cerveja nossa de linha, a Bad Motorfinger e produzimos lá.
Quando eu voltei para o Brasil, consegui viabilizar junto com um festival, a vinda do cervejeiro da Our Mutual Friend (OMF) de Denver, para o Brasil e assim produzimos a Proletariat.
Na data de lançar a cerveja, estavam coincidindo a mesma data nos dois locais, e assim fizemos o Gratitude nos dois países.


All Beers - Planos futuros?
Gustavo - Crescer gradativamente de uma forma orgânica, sempre visando qualidade, produtos experimentais, trazendo sempre algo novo e interessante. Cada vez mais estamos atuando no mercado norte-americano, fomos recentemente pra lá e participamos de três festivais com nossas cervejas. Pretendemos produzir algumas cervejas fora do país também.

Alguns rótulos lançados comercialmente pela Koala San Brew

Últimos lançamentos da Koala San Brew:
Mess of Wires (Coffee IPA), Plush (uma Double IPA colaborativa com a Dogma), Now or Never (Double IPA), Nuclear Fusion (Double IPA), 2''Tape (NE IPA) , Juicy Call (NE IPA colaborativa com Hocus Pocus, TRILHA e 5Elementos), entre outras.


Serviço
Não deixe de visitar a Koala San Brew:
Rua Niágara, 339, Jardim Canadá
Nova Lima - MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...