11 junho, 2018

Avelar Jr – Coluna 19: Londres em Dois Atos


A regra da minha vida determina um ritual sagrado e absoluto que inclui fumar charutos e também beber álcool antes, após e, se necessário, durante todas as refeições e também nos intervalos entre elas.” - Winston Churchill

Quer umas dicas para tomar umas boas cervejas em Londres?
Vamos deixar as peças em cinco atos para as elaboradas tramas de Shakespeare. Eu sou bem mais simples e resumi um tour cervejeiro por Londres em apenas dois atos.

Primeiro Ato: Londres Tradicional
Londres remete ao palácio de Buckingham, à troca da guarda e, é claro, aos pubs. Um dos maiores proprietários de pubs em Londres é justamente umas das cervejarias mais tradicionais da cidade: a Fuller’s.


Eu já participei de vários tours cervejeiros e esse foi definitivamente o melhor de todos. O grupo era pequeno: eu, um japonês e um casal italiano. A nossa guia foi uma simpática senhora, nascida no País de Gales e eleitora do partido trabalhista, que explicou em profundidade a história da cervejaria e todo o processo de produção.


Ao final, a melhor parte. Excelentes cervejas em degustações bem generosas. Algumas opções em cask (a famosa real ale).
Ao lado do prédio da histórica cervejaria tem um pub, para forrar o estômago com uma boa porção de fish & chips, e uma loja com souvenirs e cervejas para levar.


Vale lembrar que as cervejas da Fuller’s estão disponíveis no Brasil, mas nada se compara à experiência de degustá-las na terra natal. A London Pride é o carro-chefe, mas as minhas preferidas são a ESB e a London Porter.

Segundo Ato: Londres  Moderna
Londres é também uma cidade de vanguarda e, na minha opinião, a capital da música.
Local do estúdio Abbey Road, responsável por alguns álbuns daqueles garotos de Liverpool. A cidade é também a terra do rock progressivo, de bandas como Pink Floyd e Yes. Além do punk rock, com as lendárias Sex Pistols e The Clash. As mais recentes Amy Winehouse e Adele também são de lá.
O movimento das cervejas artesanais está fervendo mundo à fora e não poderia ser diferente em Londres.

A tradição cervejeira londrina remete às boas ales fermentadas no barril e servidas à temperatura ambiente. Mas, as novas cervejarias, estão incorporando novidades e a presença de lagers e lúpulos americanos já é bem comum.

Para quem gosta de beber boas cervejas e não tem medo de uma boa caminhada eu recomendo a Bermondsey Beer Mile, um trajeto de mais de uma milha de distância com várias microcervejarias. Tem cerveja para todos os gostos e recomendo também uma parada no Maltby Street Market, porque tomar cerveja de barriga vazia não é recomendável.
Southwark Brewing e a Anspach & Hobday estão entre as primeiras na rota e são imperdíveis. E sábado é definitivamente o melhor dia para esta caminhada etílica.


Epílogo
Simples. Em dois dias você pode fazer um excelente tour cervejeiro em Londres e vai ter tempo de sobra para ver a rainha e visitar a Harrods. Mas eu sei que as compras mesmo você vai fazer é na Primark.

Vale lembrar também que a minha viagem à Londres ficou muito mais fácil com a ajuda da Natasha Schiebel. Ela e o marido, João Brotto, têm dicas valiosas no blog de viagens Pra Ver no Mundo (http://pravernomundo.com.br/). Além de roteiros incríveis, esse simpático casal paranaense curte boas cervejas.

Cheers ;-)

Veja as demais colunas do Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...