01 abril, 2019

Linus De Paoli - Coluna 06: Cicerone Certification Program


Cicerone: Guia turístico
Do italiano cicerone, e este do antropônimo italiano Cicerone (em português, Cícero, célebre orador romano), em alusão irônica à capacidade oratória e à prolixidade dos guias turísticos.

Mas para a turma da cerveja, Cicerone é outra coisa. O Cicerone Certification Program foi criado por Ray Daniels, nos EUA para de uma forma independente, avaliar e certificar os profissionais que trabalham com cerveja, similar ao programa de certificação de Sommeliers de Vinho do ISG (International Sommelier Guild).

Meu primeiro contato com o programa do Cicerone Certification foi quando em 2012, recebemos como palestrante e juíza no concurso Nacional das Acervas, a Nicole Erny, uma das únicas 6 pessoas certificadas Master Cicerone naquela época (hoje 16).
Mas me aprofundei mesmo no que o programa oferece quando estava procurando cursos para fazer aqui na Alemanha sobre produção e degustação de cervejas. Nessa época eu estava na dúvida entre fazer o curso de Sommelier na Doemens em Munique ou o Craft Brewing in Practice no VLB em Berlim.


Fazendo algumas pesquisas na internet, a Renata achou o programa do Cicerone on line e viu que existem algums Bootcamps (semanas intensivas de treinamento preparatório para o exame) nos EUA e sugeriu fazer esse no lugar dos cursos na Alemanha. Mas como isso implicaria uma viagem aos EUA, naquele momento eu desisti um pouco. A decisão então foi fazer o Beer Tasting e o Craft Brewing in Practice no VLB mesmo.

Algum tempo depois, apareceu no Facebook que o Cicerone ia ter sua primeira prova de Certified Cicerone na Alemanha, em Berlim, no mês de Agosto de 2018. Foi nessa hora que resolvi ver quanto tempo ia precisar para me preparar e quanto tudo custaria. No final, o exame do Certified Cicerone sai bem mais barato que um curso de Beer Sommelier, mas isso implica que todo o estudo é feito em casa. Para isso, o programa oferece alguns materiais de apoio que podem ser comprados pelo site e um guia de estudo que pode ser baixado. Com apenas 5 meses entre a inscrição e a prova do Certified Cicerone, ia ser complicado estudar tudo a tempo, mas eu sou meio louco mesmo, então resolvi encarar o desafio.
Primeiro passo foi passar na prova do Certified Beer Server on-line que é simples para quem tem conhecimento básico de cerveja e estilos.
Em seguida fiz o download do Syllabus (guia com todo conteúdo a ser estudado) e dos guias de estudo com a literatura recomendada.


O exame cobre 5 partes (com pesos diferentes) e para cada parte existem alguns livros e apostilas recomendados.
Keeping and Serving Beer (25%)
Beer Styles (25%)
Beer Flavor and Evaluation (25%)
Beer Ingredients and Brewing Processes (15%)
Pairing Beer with Food (10%)

Enquanto as apostilas não chegavam, resolvi encomendar o Brewmaster’s Table, do Garrett Oliver, para estudar harmonizações. Foi um mês de muita leitura e experiência, eu cozinhava uns 4 pratos diferentes e experimentávamos cada um deles com 6 cervejas diferentes, discutindo qual combinava melhor com cada prato e a explicação.


Um mês depois do pedido (obrigado remessa internacional), recebi as apostilas e resolvi começar estudando estilos alemães, seguindo por ingredientes,  processo de fabricação, estilos ingleses e finalizando com serviço de cerveja.

Separei 1 mês para cada módulo pois além da leitura das apostilas, são necessárias várias horas lendo material adicional (The Oxford Companion to Beer) e vários exercícios de degustação. As apostilas incluem uma lista de cervejas recomendadas para cada exercício de degustação, o que ajuda muito na hora de fazer as degustações guiadas.
Para completar, encomendei um kit de off-flavors da Aroxa para praticar em casa.

A prova tem 3 horas de duração para a parte teórica e 1 hora para a parte de degustação. Alguns exemplos das provas estão no site também.
Depois na prova só tinha uma certeza, que devia ter estudado muito mais. Não tinha segurança de ter acertado o suficiente para guarantir a certificação. Mas cerca de 5 semanas depois veio o resultado que eu tinha obtido sucesso na prova.
Já podia agora me chamar de Certified Cicerone®.
Nota do blog:
A primeira prova de Certified Cicerone no Brasil aconteceu no ano passado. Atualmente são seis brasileiros com o certificado: Linus De Paoli (nosso colaborador), Alexandre Figliolino, Harriot Junior, Eduardo Pelizzon, Beatriz Ruiz e Danilo Ruza.




Leia as demais colunas do Linus De Paoli.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...