A Japas Cervejaria inicia neste mês de abril sua operação oficial nos Estados Unidos. Inicialmente serão comercializados os rótulos Matsurika (Bohemian Pilsener com jasmim) e Wasabiru (American Pale Ale com wasabi), ambas em latas de 12 oz (355 ml) e 15 oz (473 ml), bem como em barris de 5,2 gallons (19,6 litros). A produção é terceirizada na cervejaria Great South Bay, em Long Island, NY, através da empresa parceira Beerternational e, nesta primeira fase, estará presente em três estados com representação da distribuidora Craft Collective: Massachussets, Maine e Rhode Island.
A Craft Collective é uma distribuidora baseada em Massachussets que também atua nos Estados do Maine e Rhode Island. É uma empresa independente focada em pequenos produtores de bebidas artesanais, como cerveja, sidra e café. A Japas estará no portfolio desta empresa junto a marcas americanas de destaque, como Fiddlehead, Singlecut, Finback, Bottle Logic e The Alchemist.
A apresentação da marca para o público norte-americano se deu em fevereiro de 2019, quando a Japas participou do Extreme Beer Fest a convite do site Beer Advocate e da cervejaria Dogfish Head. Este ano, a Japas foi uma das três cervejarias de fora dos Estados Unidos e a única brasileira, dentre aproximadamente 130 expositores.
Também em fevereiro a Japas produziu sua primeira cerveja colaborativa com uma cervejaria dos Estados Unidos, a Against The Grain, em Louisville, KY. A receita foi uma New England IPA com cacau e shikuwasa, um cítrico da região de Okinawa, no Japão.
Japas: Yumi, Maíra e Fernanda
A Japas Cervejaria é um projeto de Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, três profissionais do mercado cervejeiro que se uniram pelas suas semelhanças: 3 mulheres nipo-descendentes com a ideia de manter e buscar suas próprias origens a cada criação, além de mostrar que mulheres podem e devem se destacar em todos os ambientes, mesmo aqueles que geralmente são considerados masculinos. Go Japas!