22 janeiro, 2020

"Harmonizando com Cerveja" lança primeiro episódio no You Tube


Informação é tudo e cada vez mais surgem livros, cursos e programas sobre a cerveja artesanal. O You Tube se tornou uma dessas fontes infinitas de informação e é exatamente neste formato que o sommelier de cervejas, Cesar Moreira, apresenta o programa "Harmonizando com Cerveja", que lança seu primeiro episódio, no estado de São Paulo, passando pela cervejaria Croma, na capital paulista e pela Leuven, em Piracicaba - SP.

Conversamos com o Cesar para entender melhor o projeto, mas antes disso, veja o capítulo 1 da primeira temporada - Mercado Cervejeiro em São Paulo.



Agora sim, veja abaixo a entrevista que fizemos com o Cesar sobre o seu novo projeto!

All Beers - Como surgiu seu interesse pela cerveja artesanal?
Cesar Moreira - Faz vinte anos, quando ainda morava no Rio de janeiro, vi que um belga tinha aberto uma loja de cervejas em um shopping, nessa época o termo cerveja artesanal nem era muito conhecido por aqui. Fui conhecer o local, adorei as cervejas, só que a loja fechou pela falta de público.
O tempo passou, me mudei para Curitiba - PR e acabei encontrando uma loja dentro do mercado municipal, com cervejas artesanais. Nesse momento comecei a ter uma real experiência, me interessei bastante e fui estudar os estilos.

Cesar Moreira

All Beers - Fale um pouco sobre o "Harmonizando com Cerveja".

Cesar Moreira - Foi uma continuidade do meu interesse, comecei a conhecer muita gente no meio, principalmente de cervejarias. Resolvi então fazer o curso de Sommelier de Cerveja e tentei a princípio incluir tudo isso no meu trabalho, na área de consultoria comercial. Mas foi dentro do curso, na parte de harmonização que tive a ideia de apresentar isso para um público iniciante.
Comecei então a fazer alguns eventos com harmonização, envolvendo chefs e restaurantes/bares. Os eventos foram se multiplicando em Curitiba, no resto do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As pessoas começaram a perguntar se existia um canal meu sobre o assunto. Foi assim que comecei a registrar as aulas e apresentar essa ideia de programa para as cervejarias.


All Beers - Como foi o processo para escolher as cervejarias e as locações para o programa?
Cesar Moreira - A qualidade foi o principal critério de escolha das cervejarias, independente se eram ou não conhecidas no mercado cervejeiro.
A escolha das locações foi da mesma forma, com bares e restaurantes que tivessem pratos com características específicas para harmonização. Teve de boteco até restaurante de alta gastronomia. A ideia é mostrar a versatilidade de uma harmonização com cerveja.


All Beers - Fale um pouco sobre a escolha do You Tube como plataforma de divulgação.
Cesar Moreira - Cheguei a conversar com alguns canais de TV (aberta e fechada), porém as propostas eram em horários não muito interessantes e também me amarravam em não poder ter um canal de You Tube. Impossível ficar de fora de uma mídia social nos dias de hoje, e o You Tube tem a flexibilidade das pessoas assistirem o programa na hora que elas quiserem e puderem. Seis meses depois, uma pessoa pode ver o meu programa na plataforma, isso não acontece na TV. Outra vantagem é a liberdade de fazer do jeito que eu quero, junto com a minha equipe. A qualidade do programa sempre foi algo fundamental na minha cabeça e tudo foi filmado em full HD.
All Beers - Qual a sua harmonização preferida?
Cesar Moreira - Pergunta muito difícil de responder pela variedade de estilos e pratos. Tento pensar em algo que vai valorizar tanto o prato como a bebida. Já que você pediu para eu escolher uma, vou de uma cerveja ácida (sour) com um prato leve. Uma Catharina Sour com um peixe grelhado, risoto de limão siciliano, tomate cereja e manjerição, marinado com azeite e limão. Tudo muito leve e cheio de sabores. Ah, também gosto muito de harmonização de cerveja com sobremesa!


All Beers - Cite algum momento do primeiro episódio que tenha sido um destaque interessante na sua opinião.
Cesar Moreira - Na primeira parte do programa, dentro da Croma, cervejaria que eu particularmente adoro, aconteceu algo que não estava combinado. No dia estavam chegando alguns barris para envelhecimento de cervejas e foi muito interessante que o tema entrou em pauta, além do que já estava programado, cerveja, pratos e harmonização.
Na segunda parte, em Piracicaba, eu achei muito interessante a região que era uma usina de açucar e que foi desativada e abandonada com o tempo. Alguns investimentos começaram na região e hoje o local está lindo, mantendo as tradições e principalmente a história do local.


Fiquem ligados no canal Harmonizando com Cerveja, o próximo episódio será no dia 30/01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...