A 4ª edição do concurso “Melhor IPA do Brasil”, realizado pelo festival IPA Day Brasil e pela cervejaria SP-330, está recebendo inscrições até dia 14 de novembro. Podem participar cervejas de estilos e subestilos relacionados à India Pale Ale, produzidas no território nacional e devidamente registradas no Ministério da Agricultura. A cerimônia de premiação será realizada durante o IPA Day Brasil, maior festival do mundo dedicado ao estilo, dia 22 de novembro em Ribeirão Preto.“A ideia do concurso é prestigiar esse tipo de cerveja tão nobre e tão querido e reconhecer as cervejarias que se dedicam a produzi-lo com extrema qualidade no Brasil”, afirma Tio Limongi, sócio e cervejeiro da SP-330. “Nesta edição uma das novidades é que vamos começar a acompanhar o impacto dos lúpulos brasileiros nas IPAs nacionais por meio de uma categoria própria”, completa Limongi.
Para valorizar e incentivar a produção brasileira da flor, foi criada este ano a categoria Lúpulos Brasileiros, que reunirá IPAs produzidas 100% com lúpulos nacionais. No formulário de inscrição deve constar a variedade dos lúpulos utilizados e o nome do estabelecimento rural onde ele foi cultivado.
As outras categorias são American-Style India Pale Ale; Session India Pale Ale; Imperial or Double India Pale Ale; Specialty India Pale Ale, que abriga cervejas feitas com produtos ou processos especiais como frutas, madeiras, especiarias e Other India Pale Ale, onde estão inseridos os demais estilos descritos no Brewers Association 2025 Beer Style Guidelines como Red IPA, Black IPA, Hazy IPA, New England IPA, Belgian IPA, Brut IPA, British-Style IPA e India Pale Lager.
Outra novidade deste ano será uma premiação especial para a “Melhor IPA criada por Elas”, para cervejarias lideradas por mulheres ou rótulos que tenham uma cervejeira como responsável. Neste caso, a cerveja é inscrita conforme a categoria e, no formulário de inscrição, há um campo para selecionar esta condição. A ideia dos organizadores é incentivar a representatividade feminina no meio cervejeiro.
“Infelizmente algumas pessoas ainda veem a IPA como estilo masculino e simplesmente amargo. Um erro já que não existe cerveja para homem ou para mulher e nem é verdade que as IPAs sejam apenas amargas”, explica Rafa Moschetta, organizador dos festivais IPA Day Brasil e IPA Day SP.
Segundo ele, a graça de muitas receitas está justamente em nuances sutis de sabor e aromas. Moschetta destaca ainda que o próprio festival IPA Day Brasil conta com um público 37% de mulheres, que cresce a cada edição.
Concurso exclusivo
O Guia de estilos 2025 da Brewers Association, atualizado anualmente pela associação que representa as cervejarias independentes dos Estados Unidos, elenca 10 estilos de IPA, incluindo a IPL (American-Style India Pale Lager).
Entretanto, dentro do estilo Experimental India Pale Ale o guia agrupa ao menos 15 sub-estilos como White IPA, Red IPA, Brown IPA, Black IPA, Brut IPA, Brett IPA, Honey IPA, IPA com lactose, Fruited IPA, Spiced IPA, Field IPA, Wood-aged IPA, Barrel-aged IPA, IPA com coco e IPA com castanhas. Eles podem ser multiplicados por seus estilos base de IPAs como American IPA, Juicy or Hazy IPA, Imperial IPA, British IPA, etc.
“Partimos do fato que a IPA é uma paixão e altamente diversa. É a única cerveja, por exemplo, que possui um festival exclusivo. E por isso merece também um concurso dedicado, para que a IPA não seja apenas mais um estilo no meio de outras 300 medalhas", explica Moschetta. Desta forma, segundo ele, a premiação se conecta diretamente com consumidor de IPAs, além de aprofundar análises dos atributos e nuançes das IPAs, por meio de jurados especializados e experientes no estilo
Mercado
A pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cerveja s 2023”, realizada pela plataforma Surra de Lúpulo, aponta a IPA como estilo mais consumido por 62% dos mais de 8700 respondentes. Cerca de 26% dos consumidores também creditaram ao estilo sua iniciação no mundo das artesanais.
Já segundo o Anuário da Cerveja do MAPA de 2025, o volume de IPAs fabricado no Brasil em 2024 foi de 300 mil hectolitros, o que representa 0,2% da produção nacional. Parece pouco, mas se destaca num mercado dominado 99,2% por lagers leves e claras, como as pilsens.
O universo das IPAs, que costumam ter o lúpulo como protagonista, também é vetor de crescimento para a produção da planta no Brasil, que confere sabor, aromas e atua como conservante natural da bebeida. Segundo o Mapa do Lúpulo Brasileiro de 2023, realizado pela Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo - Aprolúpulo, houve um crescimento de 133% na área cultivada que saltou de 48 para 112 hectares e rederam 88 toneladas da flor.
IPA Day Brasil
A premiação da Melhor IPA do Brasil acontece dia 22 de novembro, durante a 12ª edição do IPA Day Brasil, que irá transformar a cidade de Ribeirão Preto na capital nacional das IPAs. O festival une música, gastronomia e cultura cervejeira em um ambiente onde o estilo é protagonista. Com mais de 40 rótulos exclusivos, edições limitadas, colaborações especiais e lançamentos inéditos, o evento oferece uma imersão completa ao universo das cervejas lupuladas.
Além das degustações, o festival contará com três palcos musicais, o “Harmonizassom”, uma experiência de integração entre som e sabor, além de uma curadoria gastronômica para harmonizar com diferentes intensidades de IPA, do amargor clássico às versões juicy e hazy.
Serviço
4ª Edição “Melhor IPA do Brasil”
Inscrições até 17 de novembro de 2025.
Link: https://eventiza.com.br/evento/4-edicao-concurso-a-melhor-ipa-do-brasil
Primeiro lote: R$150,00 (cento cinquenta reais)
Recebimento das amostras: de 7 a 17 de novembro de 2025.
Julgamento das cervejas: 20 e 21 de novembro de 2025
Premiação: 22 de novembro de 2025 no IPA Day Brasil.
12º IPA Day Brasil 2025
Data: 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 22h
Local: Espaço Bella Città - Ribeirão Preto (SP)
Ingressos: www.ipaday.com.br