21 julho, 2009

Minha opinião sobre o filme Beer Wars


Terminei de ver o documentário Beer Wars, dirigido por Anat Baron e que até o momento não teve exibição aqui no Brasil.
Por esse motivo acabei fazendo o download do filme via torrent e aqui deixo meus comentários.

Como já foi comentado por aqui, o documentário aborda a guerra entre as grandes cervejarias (Budweiser (Anheuser-Busch), Coors e Miller) e as cervejarias artesanais nos Estados Unidos.

Basicamente o filme conta a história de duas cervejarias artesanais que tentam mostrar seu produto para pubs, lojas e congressos. Sam Calagione da Dogfish e Rachel Kallman da Moonshot Beer.


Também podemos ver depoimentos bem interessantes de pessoas do ramo cervejeiro, como Charlie Papazian, Todd Alstrom do Beer Advocate, Greg Koch da cervejaria Stone, Maureen Ogle, autor de Ambitious Brew, entre outros.

Posso dizer que gostei do filme e todos que gostam de cerveja vão gostar, porém não passa nada de novidade, basicamente mostra um mercado comandado pelas grandes cervejarias e que é muito complicado conseguir espaço.
Nada muito diferente do mercado brasileiro (claro que com proporções diferentes, tanto do lado macro como das micro cervejarias).

Acompanhar a luta diária do dono da Dogfish foi bem interessante, só não entendo por quê a escolha da cervejaria MoonShot? Existem outras cervejarias artesanais norte-americanas muito mais fortes que eles. Levando em conta que o filme tenta abrir o olho do mercado e dar voz aos micro cervejeiros, porque não escolher um nome mais forte do que a Moonshot?

Veja um programa do Happy Hour Guys depos da exibição do filme:



Resumindo, vale a pena acompanhar o filme e ver essa batalha, esperamos que isso ajude os cervejeiros artesanais nos Estados Unidos e quem sabe abra os olhos dos importadones aqui no Brasil para essas cervejarias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...