16 março, 2018

Vídeo & Fotos: Colheita do lúpulo brasileiro - safra 2018 e cronologia do cultivo


Por Raphael Rodrigues.

O lúpulo brasileiro ainda é um assunto que atrai muitos curiosos, já que, teoricamente a planta precisa de locais frios para crescer e se adaptar. Já existem registros e bons resultados em todo país, porém nada perto do que está acontecendo na Serra da Mantiqueira.


O lúpulo Mantiqueira, como foi batizado a variedade, vem ganhando características sensoriais a cada colheita, comentou Sidney Belchior, da Baden Baden, em uma conversa que tive com ele antes do evento.


Realmente, o lúpulo Mantiquera, que já tem mais de 10 anos de estudos, testes e resultados positivos na prática, vem ganhando força de maneira consistente em cada colheita. Rodrigo Veraldi, a cabeça responsável por essa revolução, novamente nos guiou pelos campos de lúpulo da Fazenda Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí - SP.

Veja como foi a colheita de 2018:



Cronologia do lúpulo Mantiqueira
Fazenda Entre Vilas - São Bento do Sapucaí (SP)

Em junho de 2014, a Baden Baden comemorou 15 anos da cervejaria e lançou a Baden Baden 15 anos, uma Heller Bock. Mesmo com uma colheita pequena, esta foi a primeira experiência com o lúpulo Mantiqueira, que neste rótulo não foi a figura principal, dividindo atenções com outras variedades de lúpulos na receita.
Veja como foi o lançamento em Campos do Jordão.


Baden Baden 15 anos from All Beers on Vimeo.

Já no ano seguinte, o All Beers foi até São Bento do Sapucaí conferir de perto o desenvolvimento da variedade nacional. Isso foi em janeiro de 2015, quando tive a oportunidade de entrevistar o Rodrigo para uma matéria do Caderno Paladar - Estadão, veja como foi:

Lúpulo Brasileiro
from All Beers on Vimeo.


Já na segunda visita, em abril de 2016, fui acompanhar a colheita com outros jornalistas de todo país:

A colheita do lúpulo brasileiro from All Beers on Vimeo.

Assim como em 2017, o lúpulo Mantiqueira será utilizado na receita da Baden Baden Märzen, uma cerveja produzida com 100% de lúpulo nacional. O lançamento deve acontecer em breve.


Nos últimos anos venho acompanhando todo o movimento de estudos e testes com variedades de lúpulo no país. Alguns mais intensos que outros, mas o importante é que não se trata de uma competição para ver quem faz primeiro e sim ver nosso país mostrando que é capaz de desenvolver uma planta que teoricamente não seria viável em nosso clima.

Parabéns Rodrigo Veraldi, Baden Baden e agora também a Heineken pelo esforço e dedicação. Que muitas safras do lúpulo Mantiqueira venham nos próximos anos e que isso seja o início para o surgimento de outras variedades nacionais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...