29 janeiro, 2019

Mari Ramos - Coluna 01: The Aberdeen Craft Beer Kilometre

O quilômetro da cerveja artesanal em Aberdeen na Escócia, ou 965 metros para ser mais exata, conta com 6 bares: Fierce Bar, Brewdog Castlegate, Brewdog Gallowgate, CASC, The Craftsman e 6º North. Todos servindo o melhor da cerveja artesanal Escocesa e comidas preparadas com ingredientes locais para quem deseja também experimentar o melhor da gastronomia do norte da Grã-Bretanha.

Entre os bares da rota, o Fierce Bar apresenta uma grande variedade de cervejas com sabores diferenciados. Todas produzidas com ingredientes super frescos, de acordo com o fundador e manager director da Fierce Beer, Dave Grant: “Para trazer o máximo de sabor às nossas cervejas, utilizamos ingredientes de alta qualidade e super frescos”.
Que resultaram em cervejas deliciosas e aromáticas como no caso da Porter Maple Bacon Pancake, que traz o defumado do bacon e o sabor do maple syrup em uma combinação que remete ao café da manhã canadense de domingo,  agradando muito ao paladar dos amantes de panqueca. E todas as sours da cervejaria como a Very Berry (Sour berry ale), Tangerine Tart (Sour ale) e a Citrus Tart (Sour ale) que contém adição de suco de limão-taiti e limão siciliano na sua composição, fazem a alegria dos amantes do azedume comprovando a veracidade do slogan da Fierce Beer: “Cerveja que é ferozmente cheia de sabor”.


  Fonte: Mari Ramos Reis,  2019.

Mais adiante na rota da cerveja, encontramos dois bares da famosa Brewdog. Cervejaria Escocesa criadora da Punk IPA (que pode ser encontrada no Brasil) que é responsável por 60% do número total de vendas de suas cervejas. Sim, Punk IPA aqui é um sucesso e não é a toa que ela é uma das flagships da Brewdog. Muito tem a ver com o paladar britânico a preferência por cervejas bem lupuladas, pois cá estamos na nação criadora da famosa Bitter! Porém, nem só de amargor é feita a vida cervejeira! A cervejaria agora conta com uma área exclusiva dedicada à produção das nossas queridas sours anexada ao prédio lá em Ellon, onde tudo começou (falarei sobre o Overworks Tap Room em outra coluna!). Para quem curte uma acidez, as sours produzidas lá no OW podem ser encontradas nos bares da Brewdog na rota, que oferecem também um cardápio harmonizado, com deliciosos hambúrgeres e pizzas produzidos lá mesmo. Hmmmm!

Fonte: Mari Ramos Reis,  2019.

Para quem curte cervejas belgas, o 6º North é o point ideal. Além das queridinhas Lambics on tap, lá também podem ser encontradas cervejas artesanais produzidas pelo próprio Six Degrees como pale ales e Pilsners! Uma grande variedade de cervejas é oferecida com desconto para quem prefere levar para casa, apesar do ambiente ser amplo e convidativo!
As famosas lambics da Cantillon podem ser adquiridas em garrafas com um descontinho camarada de 10%! O bar também oferece um menu recheado com aperitivos e refeições bem elaborados, sendo mais uma grande atração da rota da cerveja artesanal aqui da terra da gaita de fole.


Fonte: Mari Ramos Reis,  2019.

Os dois últimos bares da rota, CASC e The Craftsman, oferecem ótimas cervejas em uma grande variedade de estilos, porém a proposta aqui é diferente. O CASC, além de cervejas, possui uma coleção incrível de charutos que podem ser harmonizados com os melhores whiskies escoceses disponíveis na casa. Para quem curte uma cafeína, uma excelente seleção de cafés artesanais também se encontra disponível. Opções para agradar a todos os paladares através de uma experiência única de bar!

Fonte: Mari Ramos Reis,  2019 e Cascnation.com

The Craftsman
surgiu com o propósito de unir os apaixonados por cerveja e café em um só lugar, em uma atmosfera que é marca registrada no centro da cidade. Servindo uma culinária simples, porém cheia de sabor, o conceito Craft pode ser percebido desde a madeira utilizada para a construção do bar até a qualidade e seleção dos grãos de café que são torrados lá mesmo. Com música ao vivo durante a maioria das noites, The Craftsman certamente é um point imperdível para quem tiver a oportunidade de dar uma passadinha na cidade do granito e capital europeia do petróleo e gás, mas que também possui a sua fama na cena cervejeira, sendo o berço de muitas cervejarias artesanais que fornecem produtos de ótima qualidade para os bares locais.
Keep going, Aberdeen!

Fonte: Thecraftsmanaberdeen, 2019.


Leia as outras colunas da Mari Ramos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...