12 março, 2024

Heineken 0.0 é a cerveja zero mais vendida do país

 
Lançada há quatro anos com o objetivo de liderar a retomada do crescimento da categoria de cervejas sem álcool, a Heineken 0.0 viabilizou uma nova opção de produto de altíssima qualidade, trazendo o sabor inconfundível da tradicional Heineken® e ampliando as ocasiões de consumo da cerveja através de um lifestyle mais consciente e saudável. Não à toa, em 2023, a Heineken 0.0 foi a cerveja zero mais vendida no mercado brasileiro. O reconhecimento veio dos dados apurados pela NielsenIQ, empresa líder mundial no fornecimento da visão mais completa e imparcial do comportamento do consumidor.

A cerveja sem álcool tem chegado cada vez mais na rotina dos consumidores brasileiros, seja em bares, festas, festivais e outros eventos em que a oferta de álcool prevalece. A bebida também tem sido uma opção após exercícios físicos e em situações como almoços durante o expediente de trabalho. Em 2019, cervejarias comercializaram 140 milhões de litros da bebida. Em 2022, o volume saltou para 393 milhões de litros, um crescimento de 38% frente ao ano anterior, de acordo com dados do Euromonitor para o Sindicerv, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.

Em 2023, de acordo com a NielsenIQ, 9,2% dos domicílios brasileiros consumiram o segmento sem álcool, comparado aos 7,8% do ano anterior (2022), somando 1,25 milhões de hectolitros de volume de vendas e R$2 bilhões de reais no valor de vendas do segmento no ano de 2023 considerando todo o Brasil. Nos últimos dois anos a categoria saltou de 59,8% para 61,4% de consumo domiciliar nos lares brasileiros. Seu público alvo majoritário é a classe alta, em que 49% são seus consumidores, seguido de 37% que consomem cerveja como um todo (incluindo alcoólicas), de acordo com a empresa.

Ainda de acordo com os dados da NIQ, a Heineken 0.0 é a marca mais consumida do segmento zero na categoria de cervejas no Brasil. De acordo com o perfil de consumo, a Heineken 0.0 é predominante em todos segmentos etários, com destaque para 26 a 35 anos e pessoas acima de 56 anos. Na apuração dos dados da NIQ, que contempla o período de janeiro a dezembro de 2023, a marca cresceu sua presença nos lares brasileiros, mostrando um aumento de 5,3% (penetração) comparado ao 4,3% de 2022, com 54,6% de market share em valor e de 44,3% em volume na comparação com o ano anterior (2022). Com investimentos contínuos no país, a Heineken® não mede esforços para garantir o padrão de qualidade e a credibilidade, que também são refletidos nos resultados anuais, e para a sua versão zero álcool não é diferente. Não é à toa que o Grupo Heineken anunciou em agosto de 2023 um investimento de R$ 80 milhões para ampliar sua capacidade produtiva de Heineken 0.0 na cervejaria de Araraquara, para abastecimento da região sudeste, por exemplo. Com os dados auditados pela NielsenIQ, vemos que a procura é maior nesta região, sendo 32% de volume para o segmento zero no Estado de S. Paulo, seguido de 25% na região sul do país.

Ficamos muito felizes por essa conquista no ano de 2023. Lançamos a nossa Heineken 0.0 no Brasil em 2020 e vimos o quanto os brasileiros aguardavam ansiosos por uma opção de cerveja sem álcool de qualidade, que fosse puro malte e, acima de tudo, saborosa, com o gosto bem similar ao da nossa cerveja regular. Além disso, também acreditamos que este produto atinge um outro público, que busca um estilo de vida equilibrado e saudável, atento e engajado a desempenhar alta performance, que também contribui para uma tendência global que gira em torno de um consumo responsável de álcool”, explica Elbert Beekman, gerente de marketing sênior da Heineken 0.0 no Brasil.
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