13 março, 2024

Gilberto Tarantino é eleito presidente da Câmara Setorial da Cerveja do Ministério da Agricultura

 
O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Gilberto Tarantino, foi escolhido entre seus pares da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja para presidir o órgão pelos próximos dois anos. A eleição foi realizada em reunião extraordinária do órgão na manhã da última quinta-feira (8).

A Câmara, ligada ao Conselho do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Conseagro/MAPA), presidido pelo próprio Ministro Carlos Fávero, tem a função de propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cerveja no país.

As câmaras setoriais são importantes fóruns de debate, de exercício da democracia, que têm a capacidade de debater, qualificar e agregar demandas do setor. A Câmara da Cerveja é um colegiado que reúne todos os elos, como o setor de embalagens, do campo, com o lúpulo e a cevada, as indústrias, supermercados, bares e restaurantes, setor do turismo etc. isso faz com que os encaminhamentos que são aprovados pela Câmara tenham mais força e chances de êxito para melhorar o setor cervejeiro nacional”, explica Eduardo Marcusso, Consultor Técnico da Câmara.

Na nova função Tarantino tem a missão de dar continuidade aos trabalhos de Marco Falcone, falecido em janeiro, e que havia sido reeleito para seu segundo mandato diante do órgão.

É uma tremenda responsabilidade ter sido indicado para essa função pelas entidades que compõem a Câmara, ainda mais sucedendo meu amigo Falcone que construiu uma bela história no setor”, lembra Tarantino.

São muitas as propostas já em andamento que precisamos concretizar. Para isso é fundamental a participação e a união das diversas entidades que compõe a Câmara, um trabalho voluntário de todos em favor do setor”, explica o empresário.

Desafios
A Câmara tem concentrado esforços e atenção nas alíquotas para a cerveja diante da implementação do Imposto Seletivo. O setor entende que as alíquotas devem ser diferentes para cada bebida e inversamente proporcionais ao teor alcoólico, tendo em vista o baixo teor da cerveja.

Em uma iniciativa do próprio Tarantino, como coordenador do Grupo de Trabalho sobre tributação, a Câmara já fez contato com o IBGE tratar da criação de um CNAE específico para cervejarias artesanais, que ajudará a colher métricas e estatísticas e a desenhar políticas públicas específicas para pequenas e médias cervejarias e brewpubs.
Ainda no GT de Tributação, estão sendo analisadas propostas para equilíbrio entre as políticas diferenciação na cobrança do ICMS-ST nos estados.

Como coordenador do Grupo de Trabalho de Exportação, Tarantino já iniciou a aproximação com a Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Dentro das atividades da Câmara estão negociações com o Ibama para tratar de dívidas quanto à taxa de fiscalização ambiental cobrada pelo órgão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...