09 abril, 2009

Barriga de cerveja, lenda ou realidade?


Sempre apontada como a culpada por aquele indesejável acúmulo de gordura na região do abdômen, a cerveja não é a vilã da história.
Para esclarecer a questão e deixar os apreciadores da bebida tranqüilos, a nutricionista Ana Luíza Baldan, revela: “a cerveja não causa barriga”.

Alívios a parte, é preciso tomar cuidado com a quantidade e os acompanhamentos.
Ana Luíza diz que, apesar de se tratar de uma bebida fermentada, uma lata de cerveja por dia não engorda nem tampouco causa a indesejada barriguinha. “O problema é o consumo associado”, ressalta.
Ela quer dizer que dificilmente uma pessoa toma apenas uma lata de cerveja. Normalmente a bebida vem acompanhada de aperitivos, geralmente uma fritura, e essa é a questão.

O instrutor da academia Carlos Eduardo do Carmo, concorda que a cerveja não pode ser considerada a vilã da história. Cita que o problema é comer e beber ao mesmo tempo. Além da gordura presente nos acompanhamentos, deve-se pensar na quantidade que se bebe. “As calorias presentes na cerveja são praticamente as mesmas presentes no suco de laranja, mas ninguém toma dois litros de suco de laranja por dia”, brinca.
Carlos Eduardo aponta dois fatores importantes para manter uma vida saudável sem abrir mão da cervejinha no final do dia:

- uma alimentação balanceada. “Isso inclui beber com moderação e tomar cuidado com o que se come junto com a cerveja”

- praticar atividade física é essencial. O professor diz que devemos combinar musculação, com o objetivo de acelerar o metabolismo do corpo, com atividade aeróbica, para otimizar a queima de gordura e acelerar o processo.

Quanto ao melhor método preventivo para evitar a barriguinha e não abrir mão do happy hour, Carlos não tem dúvida: tirar o pastelzinho do cardápio. “O ideal é tomar cerveja com alguma porção de carboidrato. É muito menos calórico se comparado ao açúcar e à fritura”, diz.
Para isso, ele sugere uma porção de carne grelhada como acompanhamento da cerveja.

texto: Beerlife n.02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...