16 novembro, 2017

Debs Dezotti – Coluna 12: Como é o meu curso de Sommelier

Estou de volta e vim contar um pouco sobre o curso de Sommelier.
Conforme passaram-se as aulas percebi que conseguiria trazer um conteúdo melhor se esperasse a primeira prova passar ao invés de postar mensalmente.

Pois então, ela passou!
Vamos começar com as aulas que são sempre com muito conteúdo e divertidas (Há quem diga que esse é o efeito da cerveja que tomamos na aula).


A aula conta com dois Beer Break e duas Degustações, na maioria das vezes. Sendo que intercalado com esses momentos tão esperados temos a teoria (rsrs…).
Alguns dos assuntos são: A história da cerveja, legislação, análise sensorial, escolas, harmonização e assim vai. Esse tipo de informação está completa no site do ICB.

Nas degustações, cada professor segue um jeito, assim você acaba descobrindo como descrever de diferentes maneiras e acaba encontrando o seu próprio estilo. Vou descrever aqui o que eu mais me identifiquei:

Sequência Degustativa
1.    Análise Visual - Cor / Espuma / Brilho
2.    Análise Olfativa
3.    Análise Gustativa - Sabor / Corpo / carbonatação ll Intensidade / Qualidade Amargor ll Aftertaste
4.    Avaliação Geral

A minha grande dificuldade, e sei que de muitos, é identificar o aroma!
“Tem aroma de quê?”
“Ah, têm um cheiro de cheiro.”
Silêncio esquisito…
“Acho que preciso treinar mais…”

Essa minha memória está tão ruinzinha que até cheiro de BANANA eu esqueço na hora de descrever! rsrs
Na aula, para uma pessoa como eu, não é o suficiente apenas me falarem o que estão sentido pois o que sinto é a soma dos aromas (ainda não consigo separá-los como os demais coleguinhas rsrs).
Enquanto estou sentindo o aroma do que eu resolvi chamar de Pão Queimado, já tem gente complementando com a quinta fileira de aromas o descrevendo como uva… passa… branca… do Sul da França.
Então olho para o copo, ele me olha… e ficamos nessa.


Teve até um teste com aromas separados para praticarmos e aprendemos um pouco mais sobre cada um. Digamos que eu até já havia sentido mas minha biblioteca não parece estar organizada para eu lembrar o nome dos aromas mesmo separados uns dos outros (Mãããs, vi uma luz no fim do túnel! Update: Desde essa aula já percebi que dei uma melhoradinha…).
Aliás, é um treino interessante para quem quer melhorar a memória dos aromas. Ir também ao mercado e começar a cheirar todas as frutas! Vai lá, olha pra fruta, fala o nome dela e cheira! Faça isso sempre que der :)
Ou melhor, cheirar tudo! Não apenas as frutas.
Enquanto isso sigo o jogo, se eu conseguir melhorar muuuito conto aqui depois que que eu fiz!


Outra aula que foge um pouco da rotina é a visita à Fábrica e a escolhida da vez foi a Madalena. Quem tiver a oportunidade de visitar vale a pena. Segue algumas fotos de lá para deixar no ar a vontade de conhecer.


Ah e sobre a prova, essa não foi nenhum monstro de sete cabeças (que sei que será a última, rsrs). Foram 32 testes, variando entre questões de processo, estilo e escolas. As perguntas que eu acertei eu nem lembro quais foram, só lembro as que errei! Então para ver se consigo decorar vou repeti-las para vocês: a cerveja Schwarzbier tem mais torra que a dunkel (eu inverti na prova rsrs) e a cerveja de Bamberg é a Rauchbier.

Agora que já até passei conhecimento, encerro aqui a matéria…
Na próxima pretendo falar sobre o Trabalho do curso, que se trata de montar uma Carta de Cervejas com seu grupo. Então até daqui a pouco.

Um brinde a todos!


Veja as demais colunas da Debs Dezotti.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...