Em ação inédita as cervejarias Green Lab, do Rio de Janeiro, e Antuérpia, de Minas Gerais, lançam a primeira toast ale brasileira. Produzida sob licenciamento da inglesa Toast UK, que detém a patente do projeto que trabalha com aproveitamento de pão no preparo de cervejas. Na frente da produção estão Carlos Emilio Freitas, fundador da Green Lab, e Giancarlo Vitale, cervejeiro da Antuérpia, local de produção da cerveja. Na Toast Ale brasileira são utilizados, além de lúpulo, fermento e água, 180 quilos de pão não comercializados e coletados pela cervejaria, que seriam descartados por padarias.
O trabalho foi acompanhado pela Gastromotiva, instituição sem fins lucrativos que enxerga a comida como agente de transformação social. A Toast Ale foi lançada oficialmente na edição 2017 do Mondial de la Bière, no Rio de Janeiro.
Você sabia que mais de 40% do total de pão produzido no mundo é desperdiçado? Com a intenção de mudar essa realidade, a inglesa Toast criou em 2015 uma receita que utiliza farelo de pão na brassagem e confere à bebida notas de caramelo, pão tostado e nozes. Toast Ale não é um estilo de cerveja, mas sim um projeto de sustentabilidade. O conceito dá nova vida a pães artesanais que seriam descartados no fim do dia.
A Toast inglesa está disponível em três estilos: Lager, Pale Ale e Session IPA. A Toast UK já produziu 56 mil litros de cerveja, para os quais utilizou 6 mil quilos de pão que seriam descartados.