Antes da viagem, fiz um post aqui contando toda a história da cervejaria no Brasil, que nunca foi importada oficialmente, mas que sempre flertou com nosso país!
Não leu? Entre aqui e veja o histórico.
Partimos de Guarulhos para São Francisco - CA, em uma Press Trip que reuniu um grupo incrível de jornalistas e influencers para Califórnia. Os três pilares da cervejaria são: cerveja, cachorros e música - assim foram escolhidos os participantes da trip!
Tivemos 1 dia inteiro de folga para conhecermos São Francisco e foi exatamente o que fizemos, mas isso é conteúdo para outros posts que serão publicados em breve.
Na parte da noite, começou a tour com Lagunitas, fomos conhecer alguns bares/pubs/restaurantes parceiros da marca e ao mesmo tempo conhecendo as ruas de São Francisco, já que o passeio foi a pé.
Paramos no J.Foley's - pub bem legal, no Vesuvio, um bar incrível e cheio de histórias e terminamos o dia no Pier 23, comendo ostras e Fish&Chips, com um visual incrível e banda de jazz ao vivo. Ah, em cada parada rolava um pint de Lagunitas IPA para todos, claro!
Pier 23 - São Francisco - CA
Já no dia seguinte, todos acordados e dentro da van, fizemos uma parada estratégica na Golden Gate Bridge, cartão postal da cidade.
Fomos então para uma coletiva de imprensa com alguns nomes importantes da Lagunitas, como: Maria Stipp (CEO), Jeremy Marshall (Cervejeiro), Mary Nowak (Cervejeira), entre outros.
Durante a coletiva, perguntei para eles sobre o "Support Your Local Brewery" e como aplicar isso no Brasil? Segundo Jeremy, nem sempre é fácil, mas é preciso um mercado consolidado para se chegar nesse ponto. Ele inclusive citou a antiga parceria com a Brewers Association, que não existe mais, justamente pelo fato de pensamentos e filosofias divergentes. Quando todos estão juntos, todos crescem, mas tem que ser real e não apenas um discurso, finalizou Jeremy.
Entrevistas realizadas, fomos almoçar no biergarten e logo partimos para um tour pela fábrica.
Provando a Lagunitas Hazy Memory no Bierganten
No taproom da Lagunitas
Conhecemos todo o processo, desde ingredientes, até o envase (no dia, estava acontecendo o envase da Lagunitas Hop, uma água lupulada - a melhor que já provei!Para encerrar os trabalhos dentro da cervejaria, fomos para uma degustação incrível, novamente no showroom, guiada pelos cervejeiros Jeremy e Mary, que nos apresentaram os rótulos de linha e também alguns lançamentos.
Marcelo (Scream&Yell), Mary, Edson (Viajante Cervejeiro),
Jeremy, Julia (Sinnatrah) e eu.
Depois de um dia intenso, fomos para o Hotel Petaluma, guardar as bagagens, tomar um banho rápido e se preparar para o jantar, que seria no Volpi's Ristorante, prédio de 1900, que foi um speakeasy durante a Lei Seca nos Estados Unidos.
DIP Day
No primeiro dia de viagem, escutamos muito sobre o Dip day, que seria uma imersão na história da Lagunitas, passando por todos os pontos históricos da cervejaria, com muita cerveja! O alerta era: CUIDADO! Para se ter uma ideia, o café da manhã foi com Bloody Mary, preparado no showroom da cervejaria.
E fomos então conhecer cada detalhe da história da marca Lagunitas, guiado por Russell Smithson e Don Chartier.
Beer Bus
Primeira parada: Dillon Beach - CA (sim, fomos para praia)Nesse local, Tony Magee, músico nas horas vagas e fundador da Lagunitas, começava a ter suas primeiras ideias sobre a cervejaria, acompanhado de amigos, cerveja e... baseado.
Pausa.
Sim, a maconha na Califórnia é legalizada, ou seja, não é um problema falar sobre o assunto em uma conversa ou até mesmo fumar um baseaso em público. Exatamente por isso, escutamos a história icônica dos Waldos, criadores do termo 4:20 (criado por eles e mundialmente conhecido como a hora de fumar um baseado) e sobre a cerveja que a Lagunitas fez justamente para eternizar essa história!
Veja o vídeo abaixo para entender melhor tudo isso.
Voltando para Dillon Beach, provamos a Lagunitas HI-FI Hops, uma água com lúpulo e 10mg de THC - principal componente ativo da maconha. Provei, gostei e tomaria mais! Existe também uma versão com 5mg de THC.
Parceiros da Lagunitas e que segundo Don Chartier, também era parada obrigatória de Tony, ou seja, a Lagunitas foi acontecendo ao longo dessa estrada que acompanhamos no Dip. Sabe aquele local que você ficaria a tarde toda? Então, é aqui! Mesas na beira do rio, tanques de ostras, ostras no seu prato, cervejas, sol, verão californiano, preciso falar mais alguma coisa?
Uma floresta que atualmente é administrada pela Lagunitas e cenário perfeito para franquias de terror como Sexta-Feira 13 e Halloween - é só chegar e filmar!
Nosso "beer bus" dentro do parque
Um dos primeiros clientes da Lagunitas fica em Point Reyes - CA (se você viu o vídeo dos Waldos, já começou a ligar os pontos de toda história). Jogamos sinuca, bebemos Lagunitas IPA, alguns cantaram no Karaokê e seguimos em frente!
Para fechar o passeio e mostrar o local de origem da Lagunitas, paramos na frente de um grande casarão, que nos fundos revelava o ponto de partida da cervejaria. Quem é homebrewer, se identificaria facilmente com essa imagem abaixo:
Sem palavras!
Para fechar tudo com chave de ouro, fomos em um bar no outro lado da rua, o Paper Mill Creek, parceiro da cervejaria para tomar mais um pint de Lagunitas IPA!
Uma cervejaria que sempre admirei e agora mais ainda! Cheers! #BeerSpeaksPeopleMumble Veja o vídeo da press trip para Lagunitas Brewing:
Fotos por: All Beers & Will Bucquoy