30 julho, 2019

Conhecendo a Lagunitas Brewing - Estados Unidos

O All Beers foi convidado para conhecer de perto todas as instalações da Lagunitas Brewing, cervejaria americana que chega no Brasil nos próximos dias! E dessa maneira, peguei meu passaporte, visto americano em dia e arrumei minha mala!
Antes da viagem, fiz um post aqui contando toda a história da cervejaria no Brasil, que nunca foi importada oficialmente, mas que sempre flertou com nosso país!
Não leu? Entre aqui e veja o histórico.

Partimos de Guarulhos para São Francisco - CA, em uma Press Trip que reuniu um grupo incrível de jornalistas e influencers para Califórnia. Os três pilares da cervejaria são: cerveja, cachorros e música - assim foram escolhidos os participantes da trip!
Tivemos 1 dia inteiro de folga para conhecermos São Francisco e foi exatamente o que fizemos, mas isso é conteúdo para outros posts que serão publicados em breve.
Na parte da noite, começou a tour com Lagunitas, fomos conhecer alguns bares/pubs/restaurantes parceiros da marca e ao mesmo tempo conhecendo as ruas de São Francisco, já que o passeio foi a pé.


Paramos no J.Foley's - pub bem legal, no Vesuvio, um bar incrível e cheio de histórias e terminamos o dia no Pier 23, comendo ostras e Fish&Chips, com um visual incrível e banda de jazz ao vivo. Ah, em cada parada rolava um pint de Lagunitas IPA para todos, claro!

 Pier 23 - São Francisco - CA

Já de noite, fomos direto para o hotel, recuperar as energias, pois logo cedo seria nossa viagem para Petaluma, casa da Lagunitas!
Já no dia seguinte, todos acordados e dentro da van, fizemos uma parada estratégica na Golden Gate Bridge, cartão postal da cidade.


De volta para estrada, chegamos em Petaluma para um café da manhã dentro do showroom da cervejaria! Já era possível perceber a vibe boa do local! Cidade tranquila, todos muito animados e claro, ótimas cervejas!
Fomos então para uma coletiva de imprensa com alguns nomes importantes da Lagunitas, como: Maria Stipp (CEO), Jeremy Marshall (Cervejeiro), Mary Nowak (Cervejeira), entre outros.
Durante a coletiva, perguntei para eles sobre o "Support Your Local Brewery" e como aplicar isso no Brasil? Segundo Jeremy, nem sempre é fácil, mas é preciso um mercado consolidado para se chegar nesse ponto. Ele inclusive citou a antiga parceria com a Brewers Association, que não existe mais, justamente pelo fato de pensamentos e filosofias divergentes. Quando todos estão juntos, todos crescem, mas tem que ser real e não apenas um discurso, finalizou Jeremy.

Entrevistas realizadas, fomos almoçar no biergarten e logo partimos para um tour pela fábrica.


Provando a Lagunitas Hazy Memory no Bierganten
No taproom da Lagunitas
Conhecemos todo o processo, desde ingredientes, até o envase (no dia, estava acontecendo o envase da Lagunitas Hop, uma água lupulada - a melhor que já provei!


Tudo isso está registrado no vídeo no final do post, não deixe de ver!

Para encerrar os trabalhos dentro da cervejaria, fomos para uma degustação incrível, novamente no showroom, guiada pelos cervejeiros Jeremy e Mary, que nos apresentaram os rótulos de linha e também alguns lançamentos.

Marcelo (Scream&Yell), Mary, Edson (Viajante Cervejeiro),

Jeremy, Julia (Sinnatrah) e eu.

Depois de um dia intenso, fomos para o Hotel Petaluma, guardar as bagagens, tomar um banho rápido e se preparar para o jantar, que seria no Volpi's Ristorante, prédio de 1900, que foi um speakeasy durante a Lei Seca nos Estados Unidos.

DIP Day
No primeiro dia de viagem, escutamos muito sobre o Dip day, que seria uma imersão na história da Lagunitas, passando por todos os pontos históricos da cervejaria, com muita cerveja! O alerta era: CUIDADO! Para se ter uma ideia, o café da manhã foi com Bloody Mary, preparado no showroom da cervejaria.
E fomos então conhecer cada detalhe da história da marca Lagunitas, guiado por Russell Smithson e Don Chartier.

Beer Bus
Primeira parada: Dillon Beach - CA (sim, fomos para praia)
Nesse local, Tony Magee, músico nas horas vagas e fundador da Lagunitas, começava a ter suas primeiras ideias sobre a cervejaria, acompanhado de amigos, cerveja e... baseado.

Pausa.
Sim, a maconha na Califórnia é legalizada, ou seja, não é um problema falar sobre o assunto em uma conversa ou até mesmo fumar um baseaso em público. Exatamente por isso, escutamos a história icônica dos Waldos, criadores do termo 4:20 (criado por eles e mundialmente conhecido como a hora de fumar um baseado) e sobre a cerveja que a Lagunitas fez justamente para eternizar essa história!

Veja o vídeo abaixo para entender melhor tudo isso.



Voltando para Dillon Beach, provamos a Lagunitas HI-FI Hops, uma água com lúpulo e 10mg de THC - principal componente ativo da maconha. Provei, gostei e tomaria mais! Existe também uma versão com 5mg de THC.


Segunda parada: Hog Island Oyster Co - Marshall - CA.
Parceiros da Lagunitas e que segundo Don Chartier, também era parada obrigatória de Tony, ou seja, a Lagunitas foi acontecendo ao longo dessa estrada que acompanhamos no Dip. Sabe aquele local que você ficaria a tarde toda? Então, é aqui! Mesas na beira do rio, tanques de ostras, ostras no seu prato, cervejas, sol, verão californiano, preciso falar mais alguma coisa?


Terceira parada: Redwood Grove
Uma floresta que atualmente é administrada pela Lagunitas e cenário perfeito para franquias de terror como Sexta-Feira 13 e Halloween - é só chegar e filmar!

Nosso "beer bus" dentro do parque


Quarta parada: The Old Western Saloon
Um dos primeiros clientes da Lagunitas fica em Point Reyes - CA (se você viu o vídeo dos Waldos, já começou a ligar os pontos de toda história). Jogamos sinuca, bebemos Lagunitas IPA, alguns cantaram no Karaokê e seguimos em frente!


Quinta parada: o início da Lagunitas e Paper Mill Creek Saloon
Para fechar o passeio e mostrar o local de origem da Lagunitas, paramos na frente de um grande casarão, que nos fundos revelava o ponto de partida da cervejaria. Quem é homebrewer, se identificaria facilmente com essa imagem abaixo:


Sim, foi neste pequeno espaço que a Lagunitas começou (foto acima)!
Sem palavras!
Para fechar tudo com chave de ouro, fomos em um bar no outro lado da rua, o Paper Mill Creek, parceiro da cervejaria para tomar mais um pint de Lagunitas IPA!


E assim foi conhecer a Lagunitas, que chega em breve no Brasil, finalmente!
Uma cervejaria que sempre admirei e agora mais ainda! Cheers! #BeerSpeaksPeopleMumble
Veja o vídeo da press trip para Lagunitas Brewing:



Fotos por: All Beers & Will Bucquoy
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...