11 julho, 2019

Lagunitas no Brasil, All Beers na Califórnia e muito mais!


Finalmente chegou a hora de falarmos sobre a cervejaria americana, Lagunitas Brewing, que está chegando no Brasil! Antes de mais nada, devo confessar que sempre fui fã dessa cervejaria e escrever as linhas abaixo foram de um prazer infinito!
A Lagunitas nasceu em 1993 na cozinha de Tony Magee e foi em 1995 que ele criou o seu rótulo mais conhecido na América, a Lagunitas IPA, que é a IPA mais vendida nos Estados Unidos e muito conceituada na Europa.

Histórico
Lagunitas chega oficialmente pela primeira vez no país, porém, já tivemos alguns rótulos da marca disponíveis em eventos especiais no Brasil, que foram anunciadas aqui no All Beers.

- Abril de 2011: Uma comitiva da Brewers Association veio pela primeira vez ao Brasil e tive a oportunidade de acompanhar vários eventos de perto e uma das cervejarias presentes era a Lagunitas, com os rótulos IPA e Pils (foto abaixo).



- Junho de 2013: Uma Comitiva da Brewers Association volta ao Brasil para diversos eventos e trouxe Lagunitas novamente em sua bagagem.

- Setembro de 2013: Dois rótulos chegaram exclusivamente para o extinto festival Wikibier, em Curitiba - PR: Maximus IPA e Little Sumping Wild Ale.

- Novembro de 2014: o cervejeiro da Lagunitas, Jeremy Marshall, veio ao Brasil para participar de um debate dentro do Mondial de La Bière Rio. Nessa ocasião, fiz uma rápida entrevista com ele sobre a cervejaria e sua passagem pelo Brasil, veja aqui.
Para o evento, também vieram três rótulos exclusivos: IPA, A Little Sumpin Ale e Pils.


Eu, Jeremy Marshall e Tony Forder

- Novembro de 2015: três rótulos da marca chegaram com exclusividade para o Mondial de La Bière Rio: IPA, Maximus Ale e Pils.

Lagunitas e Heineken
Em setembro de 2015, a cervejaria holandesa Heineken anunciou a compra de 50% da cervejaria norte-americana Lagunitas. Na ocasião perguntei para conhecidos dentro do grupo Heineken Brasil se existia a possibilidade da marca chegar por aqui, mas disseram que ainda era muito cedo para isso acontecer.

"Este empreendimento irá criar um novo caminho para Lagunitas, a Heineken vai ajudar em sua distribuição global e assim chegaremos em locais que antes eram muito distantes. A qualidade da Lagunitas continuará a mesma. Essa aliança com a cerveja mais internacional do mundo, representa uma vitória profunda para as exportações dos EUA. Ele vai abrir portas que tinham sido previamente fechadas e que agora serão abertas novamente.", comentou Tony Magee em 2015, fundador da Lagunitas.


Tony Magee - Lagunitas

Lagunitas no Brasil!
No início do ano, escutei pela primeira vez que a Lagunitas chegaria no Brasil em 2019. Os rumores foram aumentando com o passar dos meses e fato é que a Lagunitas estava com um estande reservado no Mondial de La Bière São Paulo 2019. A Heineken resolveu segurar o lançamento, que deve acontecer nos próximos meses.

O rótulo que será comercializado em garrafas no Brasil é a IPA, umas das cervejas mais vendidas nos Estados Unidos.

Press Trip para Califórnia
O All Beers foi convidado pela Heineken e Lagunitas para conhecer a cervejaria em Pelatuma - CA. Sim, iremos na próxima semana para San Francisco e Petaluma, na Califórnia.
Amanhã, 12/07, já estaremos reunidos em um evento fechado na cidade de São Paulo, para provar em primeira mão a Lagunitas IPA e conhecer os detalhes da viagem.

Acompanhe tudo pelo instagram (feed e stories) do All Beers - @allbeersbr.


Sobre o DNA de Lagunitas no Brasil
A cultura e o espírito livre de Lagunitas também estarão presentes no Brasil com eventos culturais esporádicos. A música também está no DNA da marca, inspirando-a a conviver e incentivar bandas e festivais de música independentes que já acontecem nos Estados Unidos como o Lagunitas Music e os Taprooms nas cidades de Azusa, Petaluma, Chicago e Seattle.
O Lagunitas Beer Circus, evento que une circo, música independente e cerveja, e que já realizou edições em cidades do mundo como Paris, Londres, Amsterdã e Lisboa, também fará a edição paulistana em 2020.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...