A cervejaria StartUp Brewing, no interior do estado de São Paulo, iniciou em outubro seu programa de exportação de cervejas. A carga embarcou na semana passada e o packing list tinha mais de 30 diferentes rótulos de cervejas brasileiras que vão descarregar na Europa.
A importadora é a holandesa Het Bierloket, responsável pela compra e comercialização. A marca trabalha com rótulos artesanais de cerveja do mundo todo, com foco em cervejarias mais dinâmicas e com estilos cervejeiros que são tendência no mundo craft. Eles já têm no portfólio outras marcas brasileiras de cervejas artesanais. A empresa é também uma plataforma cervejeira e tem diversos serviços para o setor, com foco na Holanda.
O volume exportado total são mais de 500 caixas, o que soma mais de 5 mil latas. Da Ux Brew, embarcaram 15 diferentes rótulos em lata e 4 rótulos em kegs (barris descartáveis), da linha Unicorn são 9 rótulos e ainda participam do mesmo pedido as cervejarias Juan Caloto, Dogma e Everbrew. Se as perspectivas se confirmarem, os volumes devem crescer para 2021.
Cuidado refrigerado
Uma das principais preocupações da marca foi ter toda a cadeia logística refrigerada. Desde o estoque na fábrica até o estoque na Holanda, todo o percurso terá controle de temperatura, o que garante que a cerveja chegue ao seu destino com a qualidade que saiu daqui.
Assim é feito também no Brasil, um desafio das marcas que escolhem não pasteurizar as cervejas, fazendo com que estilos como a NEIPA, tenham sua melhor performance sensorial na experiência do consumidor final. Este sub estilo de IPA, que surgiu nos Estados Unidos a poucos anos, agora é tendência entre os apreciadores e mostra grande número de rótulos lançados, sempre de olho nas varietais de lúpulos, e diferentes técnicas que trazem essa potência aromática. Quando pasteurizadas, perdem o brilho e o valor que o frescor tem, no pedido de exportação, mais de 10 rótulos são desse estilo.
Lançamentos brasileiros
Para conquistar novos mercados é preciso primeiro chegar até lá e acelerar. O desafio da StartUp Brewing está em conseguir mostrar que as cervejas nacionais têm a qualidade esperada e entrega uma experiência diferente para consumidores de alto nível de exigência, já que estamos falando de um público que consome “cerveja local” e vivem em um ambiente onde as cervejas são uma tradição secular e apaixonante.
“Vemos no cenário econômico atual uma oportunidade para expandir nossas operações para outros mercados e também levar uma proposta diferente para outras culturas. O Brasil está começando a se tornar relevante no cenário craft mundial pela sua criatividade e temos que aproveitar isso” comenta André Franken, um dos sócios da StartUp.
Apenas este ano, durante a quarentena, a marca já lançou mais de 25 rótulos. Com tanta diversidade, tem colocado em seu portfólio uma sequência de receitas que são divertidas, trends, exóticas, com “sabor de brasilidade” e também com técnicas inovadoras. O intuito é focar na qualidade e controlar os processos por meio de diferentes tecnologias disponíveis e equipamentos de ponta.
Untappd e os nichos do consumidor
Foi olhando as notas e classificações do aplicativo cervejeiro Untappd que o importador da Het Bierloket pesquisou e encontrou algumas cervejas. O usuário do app pode fazer avaliações, check in e interagir com outros consumidores, beer lovers, geeks e profissionais. O site, que é norte americano, é uma rede social para os apreciadores que gostam de classificar cervejas e estão em diferentes estágios de entendimento e gosto, completou 10 anos este mês.
Os atributos e boas notas ajudaram na investigação de quem olha de fora, um mercado efervescente como o brasileiro. Como encontrar bons parâmetros e olhar como consumidor? Esse fator mostra como os canais onde a cervejaria se comunica, cria diferentes comunidades e é vista por todo o mundo.