14 outubro, 2009

Revista Veja - O novo status da cerveja

Foi matéria na revista Veja - "O novo status da cerveja" (Edição 2130 / setembro de 2009)

O consumo de cerveja no Brasil está mudando. Cervejas especiais, com os mais variados aromas e sabores, estão sendo adicionadas ao cardápio de bares e restaurantes. São cervejas feitas de trigo, maturadas em carvalho, com toques de mel, café – ou até rapadura. Algumas, a exemplo dos vinhos, têm a safra estampada no rótulo.

A mudança se deve à melhor difusão das bebidas artesanais, produzidas por mais de 100 microcervejarias nacionais, e das premium importadas. Elas já respondem por 6% do mercado brasileiro. É pouco em comparação com os números dos Estados Unidos (12%) e da Europa (20%). Mas, aqui, a adesão às cervejas especiais triplicou em sete anos.


"Hoje, qualquer grande supermercado tem uma gama variada de rótulos", diz Enio Rodrigues, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.


Alguns restaurantes, como o paulistano Sal, já oferecem um cardápio indicando o casamento perfeito entre comida e cerveja (harmonização).
Com a ajuda dos especialistas Cassio Piccolo, do bar Frangó, e Eduardo Passarelli, do Restaurante Forneria Melograno, em São Paulo, VEJA elaborou uma lista com dez das melhores e mais caras cervejas especiais que podem ser degustadas no país – e os pratos que, na linguagem dos degustadores, melhor se harmonizam com elas:







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