29 março, 2012

Coluna Internacional: O mundo todo é irlandês por um dia

A capital mundial do St. Patrick’s Day levou cerca de 500 mil pessoas para as ruas de Dublin, segundo jornal local Irish Times. Unidos pela cor verde e chapéus típicos de Leprechaun, pessoas das mais diversas nacionalidades tornaram-se irlandeses por um dia e acompanharam o desfile no centro da cidade, uma mistura de carnaval com 7 de setembro.

A temática foi baseada em questões da ciência, pois 2012 é o ano da ciência na capital da Irlanda. Alegorias representando a eletricidade, o fundo do oceano e a formação do arco-íris intercalavam-se com as bandas marciais de vários países, dentre eles EUA e Rússia.

Depois de duas horas a parada chegou ao fim e a festa continua nos pubs, mais precisamente na região mais famosa da cidade: Temple Bar. As ruas estreitas são invadidas pelos turistas, e, apesar de ser proibido o consumo de bebida fora dos bares a polícia fez vistas grossas. Afinal é o dia mais irlandês do calendário, e também de maior movimento turístico, e por isso todos procuram ser extremamente amigáveis.

Mas mesmo com o clima de festival, o que contagia a todos, passar o dia pelas ruas da terra de St. Patrick requer muito bom humor e paciência. Os pubs centrais lotam rapidamente e conseguir uma boa cerveja é quase um desafio. Outro detalhe: pelos bares que passei, e segundo alguns amigos, não constatei a presença do famoso chopp verde, comumente servido nas celebrações em outros locais. Por aqui o verde aparece em tudo, mas no pint a preferência continua sendo a mesma, Guinness.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...