20 julho, 2017

Camilla Demario - Coluna 03: Vocês têm 254 amigos em comum


Não sei vocês, mas a cerveja artesanal mudou muito o jeito como eu vejo a vida. Se alguém me dissesse que é quase uma religião, eu concordaria: de curiosa virei fã, saí por aí catequizando as pessoas a pararem de tomar Brahma e sigo devota de Duchesse de Bourgone. Desde que descobri o que é IPA, APA e IBU, foram muitas piadinhas de amigos no churrasco e da família em festinha de aniversário perguntando se eu não ia tomar Brahma como todo mundo.

Se você está aqui no All Beers lendo esse texto é porque sabe a baita diferença que existe entre qualquer cerveja artesanal e uma industrializada (e provavelmente também já começou uma coleção de copos ou rótulos, pode confessar), mas 99% dos brasileiros não estão nem aí pro que quer dizer artesanal, principalmente se isso vai custar 15 reais a long neck, sendo que o litrão da Ambev é mais barato.

Não foram poucas as vezes que acabei indo sozinha a bares de cerveja artesanal porque os amigos não estavam a fim de “cerveja cara”, e nessas horas não tem catequização que faça o cara se converter – nem mesmo aquele papo de bebe-se em qualidade, não em quantidade (o tal do “beba menos, beba melhor”, que para mim está entre as grandes mentiras do meio cervejeiro, mas isso fica para outra coluna).
Mas aí vem a parte mais legal! Como amigo não se faz bebendo leite, aos poucos você vai reconhecendo outros freqüentadores assíduos de bares artesanais e de repente tem um monte de gente para beber com você. Não importa que faculdade eles fizeram (apesar de 90% ser de TI) ou que time torcem, afinal, vocês vão passar horas só falando de cerveja, não é? Seu Facebook vai dobrar em número de amigos – e você vai acabar aceitando pessoas que nunca viu na vida só porque tem 254 amigos em comum.

A verdade é que a gente sabe que essa febre de tomar só artesanais uma hora passa, principalmente depois de três faturas do cartão de crédito, e vai bater aquela saudade do pessoal do futebol ou quem sabe até daquela Original gelada no boteco da esquina. Ficam os 254 amigos de Facebook para te entender.

Leia as outras colunas da Camilla Demario.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...