12 julho, 2017

News From The Front: DUM Cervejaria com 22 rótulos próprios no DUM DAY VII


Já na contagem regressiva para a chegada da sétima edição do seu festival anual, a cervejaria curitibana DUM divulgou a lista de criações próprias que vão participar do evento. A festa acontece no dia 22 de julho, no Museu Oscar Niemeyer, com um total de 80 rótulos de cervejas artesanais e opções gastronômicas. Entre as cervejas que integram o elenco, 22 são da própria DUM, que se dividem entre as colaborativas e as exclusivas da marca.


O DUM Day foi idealizado para celebrar o aniversário da DUM Cervejaria. Na ocasião, os sócios resolveram reunir amigos e cervejeiros para celebrar as conquistas e promover a confraternização entre eles. Como resultado nasceu este festival com saborosas pérolas da cultura cervejeira nacional.

Todas as cervejas da festa chegarão no evento através do BeerKeg, barril descartável 100% reciclável, e serão servidas em doses de 150ml no copo exclusivo do evento, desenvolvido pela Cristal Blumenau. O copo e a primeira dose da 3 e Meio, lançamento da DUM, estão inclusos no valor do ingresso.

A parte gastronômica contará com hambúrgueres do Whatafuck e batatas do Roots. Além disso, o evento terá outras opções como pratos elaborados por chefs paranaenses. Dentre os doces, estão os Kurtos Kalacs e sorvetes da Gelataio.

A diversão é garantida para toda a família pois o evento terá um espaço para as crianças e também será pet-friendly.

O evento é um clássico da cena cervejeira curitibana e do Brasil. A marca ganhou notoriedade com a Petroleum, uma cerveja com 12% de teor alcoólico e cor escura, com toques de café e chocolate. Tanto a versão original quanto mais variações da Petroleum estarão disponíveis no evento.

Confira a escalação do DUM DAY VII:

Petroleum - A receita foi desenvolvida em 2010, quando não existiam Imperial Stouts desse calibre no Brasil. A cerveja é negra como o petróleo, e tem adição de cacau e aveia. Seus 12% de teor alcoólico estão bem inseridos com notas aromáticas marcantes de café e chocolate meio amargo, proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga.

Petroleum Amburana, Castanheira e Carvalho Francês – A famosa receita da DUM foi envelhecida por 9 meses em barris de Amburana, Castanheira, e Carvalho Francês. Utilizados pela Cachaça Porto Morretes, os barris conferiram a cada uma das 3 variações toques das madeiras e das cachaças que abrigaram anteriormente.


Petroleum Urfa, Chipotle e Pimenta da Jamaica – Essas cervejas levam a conceituada receita da Petroelum com adição de algumas pimentas. Em cada combinação, toques distintos provenientes de cada pimenta. A Urfa é uma pimenta defumada e fermentada proveniente da Síria, mais aromática do que picante. A Chipotle é uma pimenta defumada de sabor forte muito usada em pratos da culinária mexicana. Já a Pimenta da Jamaica é proveniente do país que lhe confere o nome; fruto de uma árvore, quase não é picante e tem um aroma complexo e adocicado.

Petroleum Baunilha, Menta, Canela Cássia, Cacau Duplo e Café Catuaí Vermelho – A receita da Petroelum com adição de algumas especiarias que conferem características únicas a cada combinação. Na Petroleum Baunilha, favas de baunilha enriquecem a receita dessa versão. Na Petroleum Menta, o clássico sabor da Petroleum recebe um toque de menta e cascas de limão. A Petroleum Canela Cássia, usa a Canela Cássia para dar ainda mais complexidade à famosa cerveja. A Petroleum Cacau Duplo, usa cacau orgânico produzido no Brasil acentuando ainda mais sua presença. Já a Petroleum Café Catuaí Vermelho, faz uso de Café Catuaí Vermelho do Franck's Ultra Coffee, que foi maturado em barris de cachaça Porto Morretes.

A 3 e Meio Polak 2.20 é a primeira de uma série de cervejas para tomar a qualquer momento. Nessa versão os cervejeiros da DUM usaram os lúpulos poloneses Iunga e 2.20. A cerveja, que será lançada na festa, também será distribuída como cortesia da primeira dose do evento.

Proprietários da DUM: Luiz Felipe, Julio e Murilo

Colaborativas – pensando na festa, a DUM realizou 7 sete cervejas colaborativas com cervejeiros de todo o país. A Powstanie Warszawskie, feita em parceria com a Smedgård (MG), leva centeio, cevada e os lúpulos poloneses Iunga e Vermelho. É leve, refrescante, aromática e faz referência às antigas cervejas continentais do Leste Europeu.

A Catharina Sour Macunaíma foi desenvolvida em conjunto com o The Liffey BrewPub de Palhoça (SC). Essa cerveja acidificada com cepa de Lactobaccilus Plantarum e maturada com fruta maná-cubiu, é suave, refrescante e com acidez equilibrada.



A Kubis SP 330, é uma Red Pale Ale muito lupulada fruto da parceria com a Cervejaria SP 330 de Ribeirão Preto (SP). A base para criação desta cerveja foi a receita da Jan Kubis na qual foi substituído o fermento Lager pelo fermento Ale



A Da Vinci, segue uma antiga receita da DUM da época das panelas. Produzida colaborativamente com a cervejaria experimental da Agrária Malte em Entre Rios (PR), é uma cerveja de trigo forte, produzida em rampa especial de Maltase.



A Flame Out Session IPA, parceria entre a  DUM e Araucária de Maringá (PR) tem lupulagem única de 10g/L no final da fervura.

A Rauch Hot Chili Bacon tem caráter defumado, semelhante a bacon, misturada com as características maltosas abundantes nesta cerveja. Feita em parceria com a Cathedral de Maringá (PR), leva um mix de pimentas que proporcionam um distinto equilíbrio entre picância e aroma de fumaça.

A Diesel é uma Imperial Rye Lager, com potentes 7,8% de teor alcoólico, bastante centeio e características de maltes escuros produzida em parceria com a Armada de São José (SC). Como é uma cerveja escura, mas com um pouco menos de álcool que a Petroleum, nasceu a brincadeira com o nome Diesel.

Não poderiam faltar na festa as outras duas cervejas “da linha” da DUM, A Jan Kubis e Grand Cru. A Jan Kubis é uma cerveja aromática, com final seco e amargo. Perfeita para os dias de calor, possui um teor alcoólico de 5,3% e IBU de 53, além de um alto drinkability. A Grand Cru é uma “double witbier” que leva trigo, aveia, cascas de laranja frescas, sementes de coentro e fermento belga. Seu teor alcoólico é de 8,8% e seu IBU é de 35.

SERVIÇO: DUM DAY VII
Data: 22 de julho de 2017, sábado
Horário: das 12h às 22h
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Ingressos antecipados em https://www.eventbrite.com/e/dum-day-vii-tickets-33522774521?aff=dum
Valor: Lote 2 a R$ 50; Lote 3 a R$ 60.
Informações: www.dumcervejaria.com.br

Siga a DUM Cervejaria:
facebook.com/DumCervejaria | youtube.com/DUMcervejaria
Instragram: @dumcervejaria
Twitter: @dumcervejaria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...