09 outubro, 2018

Desvendamos o restaurante/cervejaria Roister


Se você é de Porto Alegre e do sul do país, já está acostumado com o nome Roister, mas caso seja de outra região, talvez o nome seja uma interrogação. Exatamente por isso, o All Beers foi desvendar o restaurante/cervejaria, aproveitando a chegada de alguns rótulos em chope na capital paulista.

Conversamos com Lucas Meneghetti, sócio-diretor do Roister e cervejeiro responsável pela produção. Em um passado recente, Lucas foi o vencedor do concurso BeerMatch da cervejaria Barco e que colocou a cerveja San Diego American Pale Ale no mercado.

Recentemente citamos o Roister aqui no All Beers, em um ótimo guia de bares de Porto Alegre, elaborado pela nossa colunista, Rafaela de Conti, que foi até o bar conhecer as instalações, e claro, provar as cervejas.


Chopes em São Paulo
A Roister mandou dois chopes para São Paulo, via distribuidora Hey Hops Beer (leia mais na entrevista abaixo). Com distribuição limitada para poucos bares, a
receptividade foi boa, segundo Lucas. A ideia é encontrar pontos de venda parceiros e que a distribuição se torne cada vez mais frequente, finalizou Lucas.


Entrevista com Lucas Meneghetti (foto acima):

All Beers -
Como surgiu o Roister? Ideia, concepção...
Lucas - O Roister surgiu da confluência de muitos desejos. Surgiu da vontade de produzir cerveja de forma autêntica, criativa e sem intermediários até o consumidor; da vontade de oferecer uma gastronomia artesanal e inventiva; da vontade de criar um ambiente com atmosfera agradável e oferecer um serviço de forma descomplicada. A gente queria ir além do “bar” e ser um restaurante que oferecesse gastronomia e cerveja, coisa que sentíamos falta por aqui.

Somos um misto de restaurante, bar e cervejaria. Temos grande valorização pelo artesanal e pela produção própria de nossos insumos (desde bacon, pastrami, picles, cerveja até nossos xaropes e bitters).

Temos 20 torneiras de cerveja compostas por cervejas nossas e de outras cervejarias, sempre valorizando qualidade, frescor e rotatividade. Logo, estaremos dispondo de uma adega com cervejas de guarda (gueuzes, barrel ageds, imperial stouts, barleywines, etc.).

Além de cervejas, nosso bar também abre espaço para coquetelaria criativa e vinhos, que vão desde espumantes da serra gaúcha até vinhos naturais franceses, tanto em garrafa quanto em taça.

A casa fica na esquina da Rua Vinte e Quatro de Outubro com a Avenida Nova york e recebemos cerca de 20.000 pessoas por mês.


All Beers - O Roister é um brewpub ou vocês produzem em outra planta (qual cervejaria)?
Lucas - Em função de localização e espaço, produzimos em outra planta. Mas temos vontade, para uma próxima operação, de ter a fábrica junto.
Já passamos por mais cervejarias e, hoje, em função da qualidade e da disponibilidade de tanques em tamanhos diferentes, estamos produzindo nos nossos parceiros da Bodoque.

All Beers - Sobre a gastronomia do bar, quem é o chefe que assina os pratos?
Lucas - Quem cuida da nossa gastronomia e com muito carinho é a Natália Tussi, nossa chefe de cozinha. É formada em gastronomia pela Unisinos, passou pelo premiado Floriano Spiess e foi professora do Pão dos Pobres. Embora tenhamos uma criação colaborativa, ela é quem comanda nossa equipe de quase vinte pessoas.

Nossa gastronomia se aproxima do que é conhecido como “new american cuisine”, uma gastronomia multicultural, menos regrada e que nada mais é do que a utilização de técnicas modernas e da apropriação de tipicidades e ingredientes de várias regiões do mundo para a criação de algo único. Soa familiar quando comparado com a cerveja, né?


All Beers - Como surgiu a ideia de entrar no mercado de São Paulo? Fale um pouco sobre os rótulos enviados.
Lucas - A ideia surgiu quando estávamos em um almoço no Roister junto do amigo Adéssio (Hey Hops Beer) distribuidor de cervejas em SP. Ele se empolgou com algumas cervejas e, mesmo sabendo da nossa - até então - produção exclusiva para o restaurante, levantou a ideia de levarmos, eventualmente, algumas coisas para São Paulo. E, daí, surgiu a primeira leva de cervejas do Roister para fora.

As cervejas que enviamos foram a German Pils e a Grape Success (DDH NE Double IPA com Moscatel).

A Roister German Pils é uma das cervejas que tenho maior carinho. Embora eu seja apaixonado por cervejas excêntricas, extremas e criativas, tenho cada vez mais valorizado (e sentido falta) de boas lagers. Essa cerveja tem coloração dourada, é límpida, tem corpo médio-leve e amargor médio e bem definido. Perfil limpo de fermentação, crisp, refrescante e que performa qualidades limpas de malte pilsen e perfil floral de lúpulo nobre. Sem diacetil e sem DMS. Não filtrada, com maturação de dois meses e carbonatação lenta. Foi medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau - SC.


A Roister Grape Success é uma New England Double IPA fermentada com mosto de uvas Moscato, da serra gaúcha, e que tem duplo dry hopping de Hallertau Blanc e Galaxy. É amarela-dourado, turva, possui corpo médio-alto, amargor médio e frutado médio-alto. Tem notas de frutas tropicais, cítrico, lichia, floral e uvas brancas sutis, com leve mineralidade proveniente do mosto de uva. Foi produzida colaborativamente com o meu grande amigo e parceiro de anos de homebrewing, Estevão Chittó, da Suricato Ales.

All Beers - Pretendem envasar algum dia suas cervejas?
Lucas - Pretendemos; porém, entrar forte no varejo não é nossa intenção - uma das grandes virtudes que temos no nosso modelo atual é poder oferecer nossa cerveja sempre no melhor estado possível, frescas. Produzir e colocar no copo dos nossos consumidores.

Mas falando de distribuição, um primeiro passo é se consolidar com PDVs parceiros, que zelem pelos processos, serviço e armazenagem para que possamos entregar cervejas em barril. Em um segundo momento, quando tivermos um sistema de envase eficiente (o que falta por aqui), daí sim, começaremos a pensar em enviar cervejas para lugares específicos. Tanto cervejas frescas quanto cervejas de guarda e valorizando qualidade e não volume. Lembrando: nossa vontade em distribuir é do desejo de apresentar nossas cervejas; nosso foco é e continuará sendo o consumo e experiência no nosso restaurante. 


All Beers - No Untappd, vocês estão bem qualificados e com notas altas. Se trata de uma plataforma importante para a programação do Roister (Sobre produção de determinados estilos mais bem qualificados pelos frequentadores)?
Lucas - A gente valoriza o Untappd, tanto como cervejaria quanto como Certified Venue; porém, a escolha das cervejas que queremos e iremos produzir não é pensando nos determinados estilos que tendem a ter melhores classificações pelos usuários. Tanto que nosso portfólio tem vários dos estilos que tendem a ser piores qualificados.
Inclusive, este é um lamento meu, enquanto pondo de venda. Muita gente pauta suas produções pensando em Untappd e estilos que naturalmente tem uma nota alta. Embora todos os contra-argumentos - comerciais e não - é fato que isso inviabiliza a oferta de estilos de cervejas disponíveis.

All Beers - Tem algum estilo ou alguma cerveja em especial que não pode faltar nas torneiras do Roister?
Lucas - Um dos nossos maiores desafios na hora de compor o portfólio é garantir estilos e categorias que precisam ser ofertados e também manter nossas premissas de rotatividade e inovação. Por exemplo, na hora de compor a escolha das torneiras, sempre precisamos ter uma variação entre todas as escolas (embora a americana sempre predomine), entre cervejas de diferentes teores alcoólicos, diferentes colorações, lagers, sours, barrel ageds, etc. É sempre um jogo de composição. Consigo colocar estilos que substituam outros que geralmente são considerados triviais (como hefeweizens e witbiers). Mas, certamente, o único grupo/estilo que, de fato, não pode faltar são IPAs e suas variantes.


All Beers - Já pensaram em abrir o Roister em outros estados?
Lucas - Sim. É um desejo que sempre tive. Acredito que, em função da dinâmica do negócio e mercado, não tenha espaço para mais de um Roister em Porto Alegre. Um grande desejo é estabelecer um Roister em São Paulo e, futuramente, um em cada capital relevante. Somos novos, temos apenas 9 meses de operação, bastante coisa para acertar por aqui ainda, mas a discussão e o sonho de sair do estado já está rolando há algum tempo.

Serviço:
Roister
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1454
Porto Alegre - RS
Instagram: @roisterpoa
Facebook: @roisterpoa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...