A cervejaria gaúcha, Salvador Brewing, está conquistando seu espaço aos poucos, se destacando em festivais com suas cervejas muito bem produzidas e com ações muito bem executadas, como é o caso do beer pack.
Veja a entrevista abaixo, feita com um dos sócios da cervejaria, Jocemar Gross!
All Beers - Como surgiu a cervejaria, o nome Salvador e a ideia de produzir cervejas diferentes?
Jocemar Gross - A Cervejaria Salvador surgiu em 2014 com uma Kombi beertruck dos irmãos Andrigo e Leonardo Salvador. Nesta época eles já faziam cerveja em casa e começaram a vender cervejas das marcas da região em eventos. Neste período surgiu a ideia de montar uma pequena cervejaria com Tap Room no mesmo formato de tantas outras que existem no USA.
Com a expansão do negócio, se juntaram ao projeto Fabiano Gasperin, Cláudio Costa e eu (Jocemar Gross).
A maioria das nossas receitas são inspiradas em referências adquiridas nas constantes viagens que nós fizemos desde 2012, e do passado, presente e futuro como homebrewer dos dois Cervejeiros Joce e Leo. Somos inquietos e sempre tem alguma ideia nova indo para as panelas.
Salvador Brewing (sócios):
Leonardo, Andrigo, Jocemar, Cláudio e Fabiano
Leonardo, Andrigo, Jocemar, Cláudio e Fabiano
All Beers - Vocês conquistaram um público geek bem significativo, desde o início era esse o plano ou aconteceu de forma natural?
Jocemar Gross - Não, este nunca foi o plano inicial. Como o nosso foco sempre foi fazer cervejas de qualidade, queríamos reproduzir com esmero o que víamos no exterior. Nós fizemos desde Pilsners e Munich Helles até Triple IPA, RIS e Wheatwine de 15% ABV. Não nos limitamos a uma tendência, fazemos o que gostamos e acreditamos.
All Beers - Em todo festival ou evento que acompanho, vejo a Salvador entre os destaques positivos. Você considera que isso ajudou a levantar o nome da cervejaria no país?
Jocemar Gross - Sem dúvida. Os festivais são uma maneira de apresentar nossas cervejas para o mundo e encaramos isso como uma vitrine. Sempre procuramos separar e enviar o que temos de melhor. Como nossa produção é bem pequena (quem já nos visitou sabe), focamos na venda direta ao consumidor final aqui no nosso tap room e agora também através do e-commerce.
All Beers - O 4-pack de vocês, vendido apenas na loja on-line e de forma limitada, é um sucesso em cada edição. Como surgiu a ideia?
Jocemar Gross - Foi uma evolução do plano de negócio: venda direta ao consumidor final, evitando que nosso produto fique parado nas prateleiras e estreitando os laços de amizade com o cliente. Desenvolvemos uma embalagem que mantém a integridade do produto por mais tempo, minimizando os possíveis danos ocasionados no transporte.
Jocemar Gross - Entre 5% e 10% apenas da nossa produção é vendida em barris para PDVs parceiros e o restante se divide entre o e-commerce e o nosso tap room.
All Beers - Como você encara o cenário atual de cervejas no Brasil?
Jocemar Gross - Muitas oportunidades para quem se propor a fazer diferente. Em alguns casos, o diferente pode também ser o simples bem feito.
All Beers - O taproom de vocês comemora 2 anos de vida em 2019, como foi a evolução da ideia até os dias de hoje?
Jocemar Gross - Foi natural e sem pular etapas. O projeto já iniciou com o foco na venda direta ao consumidor. Nosso projeto é inspirado no modelo de algumas cervejarias americanas e se expandirá com a criação de novos pontos de venda e também através do e-commerce.
Jocemar Gross - O P47, é um espaço colaborativo entre 3 parceiros com a mesma visão de negócio. Ele será nosso segundo ponto de venda e nele teremos a companhia de dois restaurantes .
Uma nova fábrica está com o projeto em execução com previsão de conclusão em maio de 2020. Com a nova fábrica, poderemos aumentar a produção visando atender este novo ponto, aumentar a venda no e-commerce e também para os PDVs.
Um novo projeto que estamos colhendo os primeiros frutos, é nossa linha Wood Aged Sour. As primeiras garrafas tem previsão de ser comercializadas até o fim deste ano.
All Beers - Existe a ideia de abrir bares em outros estados?
Jocemar Gross - Sim, já recebemos propostas de expansão para outros estados, porém acreditamos ainda não ser o momento ideal. Pensamos que a demanda, deve vir antes da oferta. E que para cada passo que dermos, necessitamos ter a certeza que estaremos mantendo nosso padrão de qualidade e controle de processo.
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