24 setembro, 2020

Lagunitas completa 1 ano no Brasil: Acompanhe toda trajetória e entrevista com Natália Menezes (gerente de marketing)


Nascida em 1993 no fogão de uma cozinha em Petaluma (foto abaixo), a Lagunitas completa neste mês de setembro um ano no Brasil, porém, antes dela chegar nos pontos de venda, algumas coisas aconteceram e eu contarei agora para vocês...

Foi exatamente aqui, em 1993, que começou
a história de Lagunitas


Janeiro 2019: escutei pela primeira vez que a Lagunitas estava chegando no país.
Maio de 2019: Recebi um e-mail convidando o All Beers para conhecer a Lagunitas nos Estados Unidos! Correria para colocar passaporte e visto em dia. Ufa, deu tudo certo!
11 de julho: All Beers publicava o primeiro release oficial da Lagunitas no Brasil, com o título: "Lagunitas no Brasil, All Beers na Califórnia e muito mais!"
Foi nesse post que divulgamos oficialmente que um grupo iria para São Francisco e Petaluma, na Califórnia, conhecer de perto todo o DNA da cervejaria.
12 de julho: uma festa fechada foi organizada em São Paulo com o grupo da press trip que embarcaria no dia seguinte para Califórnia. Tivemos a oportunidade de provar nessa festa, em primeira mão, a Lagunitas IPA produzida no Brasil.
13 de julho: Viagem para São Francisco - CA, com parada em Los Angeles.


Nos dias seguintes foram muitos pints de Lagunitas IPA, música, cachorros, degustações, história da cervejaria, coletiva com os cervejeiros e quer saber, faria tudo novamente, com a mesma empolgação!
Foi incrível! Veja o vídeo abaixo!



Agosto de 2019: os primeiros caminhões de Lagunitas começavam suas entregas nas ruas de São Paulo.
Outubro de 2019: Escrevi uma matéria especial para revista Prazeres da Mesa sobre a viagem para Lagunitas.


Quem está à frente dos grandes projetos da marca é a gerente de marketing Natália Menezes que, desde 2017, trabalha no Grupo Heineken e já passou pelas marcas Heineken e Eisenbahn. Além de Lagunitas, ela também está à frente das cervejas do segmento artesanal Baden Baden e Kirin Ichiban.

É uma alegria muito grande fazer parte da construção da história de Lagunitas no Brasil.  Apesar de um cenário macro desafiador imposto pela pandemia, a marca já atingiu ótimos resultados e tornou-se uma das IPAs mais vendidas em grandes redes de supermercados do Sudeste em 2020. Além disso, através de algumas ativações de marca, conseguimos envolver nossos consumidores, fortalecer nossa comunidade e reforçar a qualidade do nosso líquido”, explica a gerente. 


Quando Lagunitas chegou ao Brasil em setembro de 2019, sua primeira ação foi a criação do Pop-Up TapRoom no Largo da Batata, em São Paulo. A ativação funcionou como um bar com shows de bandas independentes, mas também um estúdio fotográfico para cachorros com exposição de fotos de cães para adoção. Ao longo de três meses, cerca de 10 mil pessoas curtiram a ativação.

Foto: André Ligeiro

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e a importância de respeitar as orientações de distanciamento social, a Lagunitas criou um drive-thru cervejeiro para que o consumidor pudesse celebrar o IPA DAY (Dia Internacional da India Pale Ale) do jeito certo: com Lagunitas em casa. As mais de 860 pessoas que passaram pelo espaço foram presenteadas com duas long necks em temperatura ambiente para que consumissem em casa. Com as vendas das camisetas e copos da Lagunitas no evento, mais de R$10 mil foram arrecadados e doados para as ONGs parceiras da marca em São Paulo: Amigos de São Francisco e Natureza em Forma.

Neste 1 ano de Lagunitas no Brasil foram feitas outras ações em prol dos cachorros. Em abril, a cada rótulo da cerveja vendido em estabelecimentos participantes, 1 kg de ração foi doado para as ONGs parceiras e também para o Projeto Adote Petz. Foram arrecadadas mais de 2,2 toneladas de ração, além de contribuir para as vendas dos estabelecimentos durante a pandemia. Outra iniciativa para visibilidade animal foi a campanha Donate The Logo, que estampou nos rótulos da Lagunitas cachorros para serem adotados. A ação durou 3 semanas e a ONG Amigos de São Francisco bateu recorde histórico de adoções neste intervalo de tempo, já a Natureza em Forma conseguiu retomar o número de adoções pré-pandemia.

Para entender melhor esse ano de Lagunitas no Brasil, o All Beers conversou com a Natália Menezes (gerente de marketing) de Lagunitas.

All Beers - Estamos enfrentando um ano atípico, como foi lidar com essas dificuldades com uma marca como a Lagunitas ainda nova no cenário nacional?
Natália - Apesar de ser um ano atípico para todos, desde seu lançamento, Lagunitas vem conquistando o paladar e o coração dos consumidores, e continua evoluindo mesmo na quarentena. No início os bares sofreram mais que os supermercados, por ficarem fechados por muita semanas e por isso, fizemos a ação de Dog Food Donation para ajudar a movimentar o caixa dos nossos bares parceiros através de delivery. A partir disso, também arrecadamos rações para as ONGs parceiras de São Paulo. Como feedback, ouvimos os donos de bares dizendo que nossa ação salvou o mês deles. Eu arrepio ao lembrar disso. É muito legal ver o quanto a gente, mesmo sendo uma marca nova, podemos impactar nossa comunidade.

All Beers - Vocês trouxeram dos Estados Unidos alguns rótulos da Lagunitas em chope para alguns eventos e ações no Brasil. Como foi a aceitação e existe a possibilidade disso acontecer novamente, para eventos pós-pandemia?

Natália - A busca por novas experiências e sabores com cervejas deixou de ser algo restrito aos beer geeks apaixonados, e passou a ser uma verdade para um número de consumidores muito maior. O pessoal está descobrindo que cerveja pode ter uma infinidade de sabores e vê muito valor em poder experimentar líquidos que só existem na gringa. Para o futuro, tudo é uma possibilidade. Mas no momento, desejamos que mais pessoas conheçam a nossa IPA e consolidá-la no Brasil.

Natália Menezes - gerente de marketing da Lagunitas

All Beers - Com um portfólio variado da marca nos Estados Unidos, quais são as chances de outros rótulos de Lagunitas serem produzidos em nosso país?
Natália - No futuro tudo é uma possibilidade, mas por enquanto estamos focados na nossa IPA, que é o carro-chefe da marca globalmente.

All Beers - Depois da experiência com o TapRoom no ano passado, existe a possibilidade de termos um taproom permanente da marca no país?
Natália - Temos Taproom permanente em Petaluma, Chicago, Seattle e Amsterdã. Seria incrível adicionar o Brasil a essa lista no futuro, mas por enquanto não temos nada confirmado.

All Beers - A Lagunitas é muito atuante no cenário musical independente nos Estados Unidos, vocês têm algum projeto para trabalhar com bandas nacionais ou até mesmo criar um evento unindo os pilares da cervejaria: cerveja, dogs e música?
Natália - Música é um dos pilares de Lagunitas, porque nosso fundador Tony McGee foi um músico frustrado e quis apoiar os músicos locais desde o início. Aqui no Brasil, nós estamos dando continuidade a esse trabalho.
Nosso Pop-up Tap Room em SP, no ano passado, foi um evento que uniu todos estes pilares: tivemos o Dog studio, muita IPA e bandas da cena independente tocando. Já no evento IPA Day, em agosto deste ano, também trouxemos algumas bandas para tocarem no nosso drive-thru respeitando o distanciamento e de forma segura. Foi muito legal ver o ânimo deles tendo a oportunidade de tocar novamente, depois de tantos dias sem fazer shows.

Em fevereiro de 2020, fiz uma degustação em vídeo da Lagunitas IPA produzida no Brasil e da versão americana.


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