05 abril, 2021

Cervejaria italiana Del Ducato volta ao Brasil!


Depois de um bom tempo longe do nosso mercado, a cervejaria italiana Del Ducato está de volta ao Brasil, via importadora Interfood.
A Birrificio Del Ducato foi fundado em 2007 pelos amigos Giovanni Campari (mestre cervejeiro) e Manuel Piccoli (empreendedor), na cidade de Roncole Verdi, logo ao norte de Parma, ou seja, acaba de completar 14 anos de história!


A Del Ducato tem como filosofia a produção de cervejas realmente especiais e únicas, sendo atualmente a cervejaria italiana mais premiada do mundo e considerada uma das mais criativas da Europa, já que se espelha na efervescente evolução das cervejas americanas e hoje apresenta uma safra de cervejas bem vasta, colhendo um pouco de cada grande escola tradicional.

Cronologia da Del Ducato no Brasil:

-
Maio de 2012 – A cervejaria chega pela primeira vez no país, via importadora Tarantino. Na festa de lançamento, a Vila Del Ducato foi organizada com diversos convidados e degustações.
O All Beers acompanhou de perto todo esse movimento, pois eu trabalhava na importadora nessa época e acompanhei todo o processo e foi assim que virei um  admirador do trabalho dessa cervejaria.
Com ótima aceitação de mercado, outros containers chegaram nos meses seguintes.


- Fevereiro de 2014 -
Com o encerramento das atividades da Tarantino, a cervejaria muda de importadora e chega no Brasil via Catarina Importadora, de Blumenau - SC.

- Setembro de 2016 -  Nova mudança de importadora e a Del Ducato entra no portfolio da WBeer. Foram as últimas importações da marca para o Brasil.

- Outubro de 2017 - Lançamento de dois rótulos colaborativos da Del Ducato com a cervejaria brasileira Daoravida:
Akayá (Juicy IPA com Cajá) e Uruvaia (Juicy IPA com Lichia).


Desde 2016 a Duvel Moortgat é acionista da cervejaria, e em 2020 oficializou a compra total da cervejaria italiana. No mesmo ano, Giovanni Campari (foto abaixo), cervejeiro e um dos fundadores da Del Ducato deixa a cervejaria.


Em fevereiro de 2021, depois de 14 anos, a cervejaria mudou seu logotipo para representar uma nova fase dessa história.

novo logo da Del Ducato


Primeira importação para o Brasil via Interfood

Conversei com o Teles Hortencio - Gerente de Marketing da Interfood, que confirmou a chegada dos primeiros rótulos, que serão os de linha, para o final do mês de abril e início de maio. Os primeiros rótulos serão divulgados em breve.

Atualmente a Del Ducato trabalha com quatro linhas, são elas:
La Ricerca: cervejas de linha e que marcaram a história da cervejaria
Le Stagionali: linha sazonal
Il Tempo: cerveja envelhecidas (barrel aged)
Parma Range: linha focada em grande escala e na gastronomia

Temos que comemorar a volta dessa grande cervejaria ao nosso país!

Como esquecer de rótulos como a Verdi Imperial Stout, La Luna Rossa (Flemish Red Ale), Krampus Winter Ale, Vieille Ville Saison, Machete Double IPA, Winterlude Tripel, Viaemilia Pilsner , entre outras. Sem falar nos rótulos que nunca vieram ao país!

Se você conhece a Del Ducato e suas garrafinhas charmosas, sabe do que estou falando! Se você ainda não conhece, se prepare para uma grande cervejaria!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...