Na semana passada foi divulgada a notícia de que o Grupo Heineken assumiria a distribuição exclusiva da cerveja Blue Moon no Brasil. Rapidamente conversamos com a Interfood, importadora responsável pela marca até a divulgação dessa notícia e eles confirmaram tudo. Resolvemos apurar algumas informações e fomos conversar diretamente com a Heineken sobre algumas dúvidas e fizemos também uma cronologia da marca no mercado brasileiro.
A Blue Moon Belgian White (único rótulo da cervejaria importado para o Brasil) é uma witbier fabricada pela Molson Coors e que entra para o portfólio do Grupo Heineken junto com Lagunitas, Baden Baden, Eisenbahn e Devassa. A ideia segundo a Heineken é aumentar a capilaridade da cerveja no país, que poderá ser encontrada em novas praças e mercados.
Cronologia
Agosto de 2014: Blue Moon chega pela primeira vez no país, importada pelo Empório Húngaro e distribuída pela extinta importadora Brasart. Noticiado aqui no All Beers.
Outubro de 2014: Empório Húngaro assume importação e distribuição da Blue Moon, porém com importações esporádicas.
Novembro de 2018: Última importação da Blue Moon via Empório Húngaro.
Fevereiro de 2019: Interfood assume importação oficial da Blue Moon
Dezembro de 2020: Interfood anuncia pela primeira vez no Brasil a importação de latas da Blue Moon Belgian White (355ml).
Abril 2021: Grupo Heineken assume a importação e distribuição da Blue Moon no Brasil.
Você sabia?
Você sabia que além da Belgian White, existem outros rótulos da Blue Moon?
Para citar alguns: Mango Wheat, Cocoa Brown Ale, Summer Honey Wheat, Harvest Pumpkin' Wheat, Pacific Apricot e inclusive uma versão light, a Light Sky Citrus, entre outras.
Fatos apurados pelo All Beers:
- Apuramos que a Molson Coors Beverage Company abriu na semana passada uma vaga no LinkedIn para Marketing Manager em São Paulo - Brasil.
- Em todas as mídias em que a notícia foi divulgada, se falou do início da importação para o terceiro trimestre. Perguntamos para Heineken qual seria o mês do start na distribuição para os pontos de venda e eles confirmaram para julho de 2021.
- Como citamos, o portfólio da marca é bem vasto nos Estados Unidos, porém o único rótulo importado para o Brasil é a Belgian White. Perguntamos se existe a possibilidade da Heineken apostar em diferentes rótulos da marca em nosso mercado e a resposta foi negativa. Segundo eles, o foco por enquanto será a Belgian White. Fica aqui a nossa torcida para que outros rótulos em breve também sejam importados.
- Perguntamos também sobre a possibilidade de uma produção nacional, como aconteceu com a Lagunitas IPA. Segundo a Heineken, o acordo envolve apenas a importação, venda e distribuição em todo o território brasileiro.
- E para finalizar perguntamos sobre a viabilidade de trazer chope da Blue Moon para o Brasil e a resposta foi que por enquanto não, apenas lata e garrafa.