Ao todo, foram produzidas cerca de sete milhões de embalagens da marca nessa cor. A determinação da Justiça tem como base uma ação da rival Ambev, que alega prática de concorrência desleal por induzir o consumidor ao erro devido às semelhanças com a sua lata vermelha da Brahma lançada em julho do ano passado.
A multa diária por desrespeitar a decisão é de R$ 50 mil para a venda do produto, e de R$ 30 mil por qualquer tipo de propaganda do item.
Em nota cujo título é "Cópia sem comparação", em alusão ao slogan da marca Itaipava, a Ambev lembra de outros dois processos que o Grupo Petrópolis perdeu por imitação e concorrência desleal.
O primeiro foi a retirada da Itaipava Fest, cuja ação apontava cópia da cerveja Skol Beats, e a alteração das logomarcas das versões Itaipava Black e Crystal Black, por semelhanças com a marca Brahma Black.
O Grupo Petrópolis afirmou que não vai se pronunciar "enquanto não tiver acesso à integra do processo" e diz que no momento todos os esforços estão voltados para os acontecimentos na região serrana do Rio de Janeiro.