23 março, 2022

Com espaço de Inovação dentro da Poli, USP e Ambev querem fomentar cultura empreendedora e aproximar estudantes do mercado de trabalho

 
Em parceria com a Ambev, a Escola Politécnica (Poli) da USP inaugurou um espaço para estimular a inovação e aprimorar a formação dos estudantes da universidade. O foco principal da parceria é aproximar alunos e professores de desafios reais do mercado a partir da colaboração entre as instituições, incentivando a cultura do empreendedorismo e o desenvolvimento de todo o ecossistema.

No Espaço On, os alunos da Poli-USP terão a oportunidade de construir e desenvolver projetos para melhorar a sua formação a partir de desafios práticos, podendo participar de mentorias de carreira, palestras, webinares e diversos outros formatos de interação.

Formar pessoas para o mercado, capazes de gerar transformações positivas para a sociedade, é um dos grandes objetivos desta parceria. Estamos unindo a expertise da Poli e da Ambev para fomentarmos, juntos, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, comenta Ricardo Melo, Vice-Presidente de Gente & Gestão da Ambev.

O espaço, que tem cerca de 400m², foi desenvolvido de maneira colaborativa entre a USP e a Ambev a partir de testes e escuta ativa. “Esse convênio nasceu, desde o início, de uma construção conjunta. Ouvimos as ideias da Ambev, as demandas da universidade, dos professores, e tivemos a participação de muitos estudantes”, comenta o Professor Eduardo Zancul, Coordenador do Espaço ON pela USP.

O projeto tem uma arquitetura sustentável e foi pensado para ser altamente funcional. A arquibancada varia o tamanho do auditório e as instalações e estruturas são aparentes, justamente para que os estudantes consigam enxergar como cada parte foi feita. Além disso, foram utilizados materiais em sua forma mais natural possível, para gerar o menor impacto no meio ambiente.

Ao mesmo tempo que traz uma valorização e flexibilidade, o Espaço ON procura ser bastante didático. “Estamos planejando diversas atividades para os próximos anos, e queremos que este espaço sirva de inspiração e oportunidade para que os alunos consigam tirar suas ideias mais criativas e inovadoras do papel”, afirma Dayane Faviero, Coordenadora do Espaço On pela Ambev.

Pedro Luis Bacelar, aluno da Poli-USP, desenvolveu um projeto para a Ambev quando estava estudando a disciplina de Desenvolvimento Integrado de Produtos. Hoje, junto com outros seis estudantes, fundaram uma Startup que veio a se tornar um fornecedor real da companhia. “Muito além de aprendizados tecnológicos, os projetos que realizei com a Ambev, sejam eles acadêmicos, desafios, mentorias ou até mesmo a criação de uma Startup, me permitiram encontrar meu propósito: realizar e incentivar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de produtos”, comenta.

A Ambev On vem se transformando e evoluindo com a missão de trazer um impacto positivo para a sociedade a partir de muita conexão, inovação, formação e desenvolvimento de novas capabilidades. O espaço físico na universidade representa mais um importante avanço nessa trajetória de fomentar a educação, o desenvolvimento de pessoas e novas soluções no país de forma colaborativa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...