30 setembro, 2010

Cerveja colaborativa

A cerveja é social. Por isso, algumas empresas da indústria estão direcionando estratégias ao marketing não convencionais, apropriando-se dos meios digitais e redes sociais para engajar ainda mais os consumidores. Um exemplo é a cerveja Narragansett, comprada em 2005 por um grupo de investidores norte-americanos, que desde então vem fortalecendo o foco nesse conceito “social”. Sua estratégia mais recente é a busca por apoio a sua causa: reconstruir a fábrica da marca, localizada na região da Nova Inglaterra, Estados Unidos.

A campanha atual consiste no engajamento puramente social a fim de estimular as vendas. Uma área do site da marca foi dedicada a este projeto, onde explicam como podem contar com a colaboração das pessoas. Se chegar a 7,5 milhões de caixas vendidas, eles irão reconstruir essa fábrica. Há três maneiras para as pessoas contribuírem com isso: assinar uma petição, informar as lojas que não vendem a cerveja ainda, e comprar uma ou mais caixas de Narragansett. Apesar do foco ser na reconstrução da fábrica, o contexto desta campanha é muito maior, e evoca a participação dos consumidores na reconstrução e no desenvolvimento da própria marca. Então, nada mais justo do que os consumidores receberem gratificações por esta participação tão importante.

Fonte: Marketing na Cozinha
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