14 setembro, 2010

Degustação das cervejas DE RANKE no Empório Alto dos Pinheiros

O Empório Alto dos Pinheiros convida Orlando Zancaner, proprietário da Calabar, importadora das cervejas belgas artesanais De Ranke, para conduzir uma degustação com os 6 rótulos recém desembarcados no Brasil.



A XX Bitter é feita com malte pale pilsner e muitas flores de lúpulo Brewery Gold e de Hallertau. Como o próprio nome sugere, essa é uma cerveja pesada, feita para ter um sabor forte de lúpulo e um amargor agressivo. Alguns dizem que a XX Bitter carrega todas as características da trapista Orval, multiplicadas por 11. E é exatamente isso que os brewers procuravam quando criaram a receita da XX Bitter. Esse rótulo se tornou uma referência e impulsionou a atual volta dos rótulos "lupulados" na Bélgica.

Veja a avaliação do pessoal do Two Guys on Beer sobre a XX Bitter. Eles deram notas 8.5 e 9.1 para cerveja. Quais os critériois de pontuação eu não sei, mas com certeza se trata de uma boa cerveja.




Essa foi a primeira receita criada pela De Ranke. Apesar de ser uma cerveja Tripel, estilo abadia, sua única característica que remete realmente às cervejas Tripel é a cor. No mais, ela se distingue por ser uma cerveja com forte sabor de lúpulo e bastante maltada, como todas as De Ranke (apesar de não chegar ao nível da XX Bitter em termos de amargor). Considerada por muitos como um dos melhores exemplares belgas, a Guldenberg realmente mostra o quão especial uma cerveja pode ser.



Este é o exemplar mais pesado do menu da De Ranke. Tem um sabor extremamente rico, vindo dos seis tipos diferentes de malte que são usados para fabricá-la. O conjunto de maltes faz surgir também a cor escura, quase negra, da cerveja. A dose ideal da mistura dos lúpulos Challenger e Saaz dá a Noir de Dottignies a interessante combinação de um sabor doce e do amargo tradicional da De Ranke.



Este é o mais novo rótulo da família De Ranke. A primeira cerveja feita na Bélgica com "wet hops", ou seja, utiliza na receita as flores de lúpulo, recém-colhidas e não processadas. Por essa razão é chamada de harvest beer (cerveja de colheita) ou farmhouse ale. O lúpulo utilizado para fabricá-la foi colhido no início de setembro de 2009 e misturado à receita horas depois, no dia 4 de setembro do mesmo ano. A primeira impressão é um sabor impactante de lúpulo e a cor verde e herbal da planta. Uma combinação singular, que exalta o gosto do mais puro lúpulo de Hallertau. A Saison de Dottignies comemora os 15 anos da De Ranke e, por essa razão, é um exemplar de produção limitada, que nunca mais será feito pela dupla de mestre-cervejeiros.



Essa cerveja é na verdade a base para a produção da Kriek De Ranke, mas engarrafada antes da mistura com as cerejas. É uma combinação da cerveja fermentada com a levedura selvagem da Rodenbach e a Giardin Lambic envelhecida. Isso faz da Cuvée De Ranke um rótulo azedo e lupulado. Uma cerveja elegante e, ao mesmo tempo, rústica, no melhor estilo antigo, que agora volta à moda na Bélgica e no resto do mundo.



A Kriek De Ranke é uma cerveja explêndida: seca, frutada, vermelho-rubi e delicadamente adocicada. É refrescante, mas, ao mesmo tempo, complexa o bastante para impressionar o mais exigente dos connoisseurs. Esse rótulo pode perfeitamente ser a melhor Kriek da Bélgica. E é certamente a mais rara, pois somente 1500 garrafas são feitas todos os anos.


Info:
Local: Empório Alto dos Pinheiros - Rua Vupabussu, 305
Data: 15 de setembro
Horário: 21h
Preço por pessoa: R$ 55,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...