
Skol foi mencionada por 41% dos entrevistados. Ganhou entre os mais jovens, com 48% das citações, entre os mais ricos e os que pertencem às classes A/B, com 45% em cada segmento.
Em segundo e terceiro lugares ficaram mais duas marcas da Ambev: Brahma (22%) e Antarctica (11%).
Para Pedro Earp, diretor de marketing de Skol, a criação de novas tendências em produtos e as ações de entretenimento são dois motivos que ajudam a explicar o contínuo sucesso da marca, campeã há nove anos consecutivos. "Foi a Skol que lançou a lata de alumínio, a long neck, a embalagem com tecnologia termossensível, que indica quando está pronta para beber, a big neck com 500 ml e o litrão, entre outros", afirma Earp.O Folha Top of Mind, criado há 20 anos pelo jornal Folha de S.Paulo, é o maior prêmio de brand-awareness do país.
A pesquisa é feita em 160 municípios, abrangendo todos os estados e Distrito Federal. Para identificar as marcas mais lembradas por categoria é feita a seguinte pergunta: "qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em categoria "x"?". As respostas são espontâneas e únicas. O Datafolha aponta ainda as outras marcas mais citadas em cada categoria com a pergunta: "e quais outras marcas da categoria "x" você se lembra?". As respostas, nesse caso, são espontâneas e múltiplas.
***
Além das latas temáticas, a parceria da Brahma com os maiores clubes do futebol carioca prevê construção de bares temáticos, entre outras ações que visam beneficiar torcedores e fãs do futebol.