O consumo de cervejas de valores mais altos e marcas mais sofisticadas no Brasil e nos Estados Unidos ajudou a impulsionar os ganhos trimestrais da Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo. A companhia apresentou nesta quinta-feira aumento maior que o esperado, de 22%, no lucro do quarto trimestre, com o avanço de margens equilibrando as vendas menores nos EUA e uma desaceleração no crescimento do volume vendido no Brasil.
"(O segundo trimestre) será melhor que o primeiro e o segundo semestre tende a ser ainda melhor", disse o vice-presidente financeiro da AB Inbev, Felipe Dutra, em teleconferência.
O volume de vendas de cerveja no Brasil, onde a companhia detém cerca de 70% do mercado por meio da AmBev, cresceu 3,4% no quarto trimestre, diminuindo o ritmo sobre a alta de 14% acumulada até setembro, em decorrência de chuvas e maiores custos de matérias-primas.
Enquanto isso, o custo de produtos vendidos por hectolitro no Brasil e seus vizinhos mais próximos aumentou 9,9%, com preços maiores.
Já nos EUA, onde a companhia possui cerca de 50% do mercado, as vendas de cerveja recuaram 0,9%. Mas aumento de preços e a opção dos consumidores por marcas mais caras levaram a receita por hectolitro a aumentar em 4,1%.
A Inbev havia afirmado que previa um crescimento de lucro no quarto trimestre maior que os 9% vistos no período anterior, em função de fortes investimentos realizados ao final de 2009 em lançamentos de produtos nos EUA.
Fonte: Reuters
03 março, 2011
Maior cervejaria do mundo cresce 22% no 4º trimestre
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