04 novembro, 2011

Está chegando o Festival Brasileiro da Cerveja 2011

O crescimento das cervejarias e a divulgação do produto como um item gastronômico são alguns fatores que fizeram com que o setor se destacasse no cenário nacional de negócios. E é mostrar estes aspectos do mercado cervejeiro um dos objetivos do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2011 em Blumenau (SC).

Serão mais de 70 expositores entre cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros e fornecedores para o mercado de cervejarias. Além disso, são seis palestras nacionais e internacionais, seis restaurantes e 12 atrações musicais confirmadas.

Outro aspecto interessante do Festival é o espaço de experimentação que as cervejarias vêem nele. “Muitas delas vão fazer um pré-lançamento dos seus produtos no evento. Dependendo da aceitação do público, vão lançar estes produtos para o mercado”, explica Valmir Zanetti, um dos organizadores. A moeda oficial do evento, Ninkasi, já pode ser adquirida no site oficial do evento.

O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, explica que o Festival é mais uma das demonstrações de que a região merece o título de Capital Nacional da Cerveja. “Além de termos a vanguarda do setor, ainda somos uma região que preza pelo consumo da bebida com qualidade”, explica ele.

Palestrantes

Palestrantes nacionais e internacionais trarão aos participantes mais informações sobre o mercado e o consumo cervejeiro. As palestras acontecem sempre às 19 e as 21 horas. No dia 17, Marcelo Carneiro, da Cervejaria Colorado, falará sobre Ingredientes exóticos na fabricação de cervejas especiais.

No segundo dia de Festival, Cilene Saorin que leciona na Escuela Superior de Cerveza y Malta, falará sobre Sommeliers de cerveja pelo mundo e a harmonização com cerveja na gastronomia. O autor do livro Larousse da Cerveja, Ronaldo Morado, é o segundo palestrante da noite com o tema História da cerveja no Brasil.

Julien Slabbinck, que é mestre de ciências industriais, palestrará sobre Maltes únicos para cervejas únicas (Unique malts for unique beers). A noite de palestrantes internacionais será finalizada com Pete Slosberg, um dos pioneiros da Nova Escola Cervejeira Americana, que vai ministrar a palestra Cerveja e chocolate: dois dos três melhores grupos de alimentos (Beer and Chocolate, two of the three Best Food Groups).

Vila Gastronômica

Seis restaurantes estão confirmados na Vila Gastronômica do Festival. E tem comida para todos os gostos.
A Choperia Vila Germânica vai apresentar pratos típicos da região. Estarão no cardápio: batata recheada, tulipa de pato e o hackapetter. Já o FrangÓ, tradicional boteco paulistano, levará ao Festival duas especialidades da casa: a coxinha e o croquete do seu Piccolo. Bem diferente do Io Ristorante que vai levar a tradição da cozinha italiana para os pratos dos visitantes.

Outro paulista que vai participar do evento é o Melograno, casa especializada em sanduíches especiais e cervejas, que levará para Blumenau o tradicional bolinho de mortadela e as bolinhas de queijo.

A cozinha japonesa será representada pelo Sushi Yuzu. O restaurante servirá pratos como sashimis, temakis e niguiris. O The Basement English Pub fecha a lista de atrações gastronômicas com os britânicos fish and chips, curly fries e onion rings, entre outros.

Veja uma matéria exibida sobre a edição passada:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...