Que fique claro: a compra aconteceu em outubro de 2016, mas o assunto só ganhou fôlego em junho deste ano, quando Sam Calagione, dono da Dogfish Head, escreveu um textão para geral avisando que pediu para o RateBeer retirar toda e qualquer menção à sua cervejaria do site. Para ele, a transação traz um grande conflito de interesse (texto completo aqui, em inglês). Basta entrar no RateBeer para ver que eles não cumpriram o pedido.
Sam Calagione - Dogfish Head Brewery
Entrei em contato com a Dogfish Head para saber de Sam exatamente qual é a preocupação dele com a compra e o que vai mudar na prática. Heather Kenton, assessora de imprensa deles, respondeu que “tudo já estava dito no texto escrito por Sam”.
Fui então perguntar para a própria Ambev, mais especificamente a ZX Ventures, sobre o futuro do RateBeer com a nova parceria. A resposta, que veio em inglês, foi livremente traduzida:
“O fundador da RateBeer, Joe Tucker, continua responsável por aumentar comunidade da RateBeer em todo o mundo e desenvolver uma série de ferramentas para os usuários, incluindo melhorias no site, um novo aplicativo para celular, pacotes de idiomas adicionais e mais conectividade com redes sociais. Estamos entusiasmados em apoiá-lo.
O RateBeer está enraizado na ideia de que a comunidade de cerveja precisa de uma fonte independente e imparcial de informações de cerveja em uma plataforma aberta. Nada sobre isso mudará com esse investimento”, afirmou a ZX Ventures.
Joseph Tucker - RateBeer
Bruno Moreno - Cervejaria Dogma
“Na minha cabeça existe uma mistura de sentimentos e opiniões. O Joseph Tucker é uma das figuras mais especiais do mercado da cerveja e merece muito respeito por todo o trabalho que fez tornando o RateBeer uma entidade em uma escala global. Reunir tanta informação e criar uma comunidade como essa com certeza não foi fácil. Então por isso acredito que ele merece ser respeitado e isso se estende a todos que decidiram vender suas empresas para grandes grupos. Por outro lado, acho que a venda pode ser o movimento mais perigoso e emblemático da AB Inbev desde a compra da Goose Island. Ali existe muita informação valiosa e o mais importante: já compilada. Isso facilita a antecipação de tendências e assim a empresa pode se adiantar e sufocar pequenas cervejarias inovadoras antes de elas tomarem fôlego para conseguir suportar um pouco a pressão das grandes industriais.
Por respeito ao Joseph e à história do Ratebeer, não pedimos para que nossos produtos sejam retirados da plataforma, afinal o site foi muito, mas muito importante pra nós.”
E para você, por que a Ambev comprou o RateBeer?
Leia as outras colunas da Camilla Demario.