28 junho, 2017

Camilla Demario - Coluna 02: Por que a Ambev comprou o RateBeer?

No início do mês, todo mundo ficou sabendo que a AB Inbev, por meio da ZX Ventures, empresa do grupo focada em startups, comprou uma parte do RateBeer, um dos principais sites de avaliações de cerveja do mundo. Deu até no New York Times.

Que fique claro: a compra aconteceu em outubro de 2016, mas o assunto só ganhou fôlego em junho deste ano, quando Sam Calagione, dono da Dogfish Head, escreveu um textão para geral avisando que pediu para o RateBeer retirar toda e qualquer menção à sua cervejaria do site. Para ele, a transação traz um grande conflito de interesse (texto completo aqui, em inglês). Basta entrar no RateBeer para ver que eles não cumpriram o pedido.

Sam Calagione - Dogfish Head Brewery

Entrei em contato com a Dogfish Head para saber de Sam exatamente qual é a preocupação dele com a compra e o que vai mudar na prática. Heather Kenton, assessora de imprensa deles, respondeu que “tudo já estava dito no texto escrito por Sam”.

Fui então perguntar para a própria Ambev, mais especificamente a ZX Ventures, sobre o futuro do RateBeer com a nova parceria. A resposta, que veio em inglês, foi livremente traduzida:

O fundador da RateBeer, Joe Tucker, continua responsável por aumentar comunidade da RateBeer em todo o mundo e desenvolver uma série de ferramentas para os usuários, incluindo melhorias no site, um novo aplicativo para celular, pacotes de idiomas adicionais e mais conectividade com redes sociais. Estamos entusiasmados em apoiá-lo.
O RateBeer está enraizado na ideia de que a comunidade de cerveja precisa de uma fonte independente e imparcial de informações de cerveja em uma plataforma aberta. Nada sobre isso mudará com esse investimento
”, afirmou a ZX Ventures.


Joseph Tucker - RateBeer

E o que pensam os nossos cervejeiros? Perguntei para o Bruno Moreno, um dos sócios da cervejaria paulistana Dogma (eleita pelo próprio Ratebeer em 2016 como a melhor cervejaria do Brasil), se a compra pela AB Inbev teria algum impacto no site e, se sim, qual seria. Olha só:

Bruno Moreno - Cervejaria Dogma

Na minha cabeça existe uma mistura de sentimentos e opiniões. O Joseph Tucker é uma das figuras mais especiais do mercado da cerveja e merece muito respeito por todo o trabalho que fez tornando o RateBeer uma entidade em uma escala global. Reunir tanta informação e criar uma comunidade como essa com certeza não foi fácil. Então por isso acredito que ele merece ser respeitado e isso se estende a todos que decidiram vender suas empresas para grandes grupos.
Por outro lado, acho que a venda pode ser o movimento mais perigoso e emblemático da AB Inbev desde a compra da Goose Island. Ali existe muita informação valiosa e o mais importante: já compilada. Isso facilita a antecipação de tendências e assim a empresa pode se adiantar e sufocar pequenas cervejarias inovadoras antes de elas tomarem fôlego para conseguir suportar um pouco a pressão das grandes industriais.
Por respeito ao Joseph e à história do Ratebeer, não pedimos para que nossos produtos sejam retirados da plataforma, afinal o site foi muito, mas muito importante pra nós
.”

E para você, por que a Ambev comprou o RateBeer? 

Leia as outras colunas da Camilla Demario.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...