08 junho, 2017

Vídeo & Fotos: Precisamos falar sobre o Ateliê Wäls


Em abril de 2016, o All Beers conversou com José Felipe, sócio proprietário da cervejaria mineira Wäls, sobre um novo projeto que estava dando seus primeiros passos, o maior barrel room da América Latina. Veja o post completo aqui.
Esse projeto foi concluído no mês passado e o All Beers foi convidado pela cervejaria para conhecer o Ateliê Wäls, um complexo de barricas impressionante que faz qualquer um ficar sem palavras com a grandiosidade da obra. Sim, uma obra de arte com 1.900 m², assinado pelo arquiteto Gustavo Penna (GPA&A) e dividido em três pavimentos principais, com acesso superior, tasting room, loja, adega, barrel room e escritório. Elementos do dia a dia da cervejaria como rolhas, garrafas, bolhas, barricas, metal, madeira e concreto foram utilizados em todos os espaços.


Tivemos a oportunidade de acompanhar o coquetel de inauguração do Ateliê que aconteceu no dia 1º de junho de 2017, definitivamente uma data que entra para a história de Minas Gerais e também da cultura cervejeira nacional.

Mais de 100 mil litros de cerveja estão envelhecendo e fermentando por lá, cada rótulo no seu devido tempo. É o maior barrel room da América Latina e dedicado apenas ao envelhecimento de cervejas, com centenas de barricas de madeira divididas em 12 variedades.

O projeto foi idealizado pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro que exaltam a importância de conseguirem aliar o conhecimento adquirido nos 17 anos de mercado da Wäls, às possibilidades proporcionadas pela Ambev.

Por meio da Ambev, tivemos acesso à tecnologia e profissionais de ponta do mercado cervejeiro, além de ingredientes exclusivos, conhecimento técnico para novos produtos e capacidade de investimento. Fazemos parte da maior cervejaria do mundo e isso é essencial para realizarmos grandes projetos, como este” comenta Tiago Carneiro.


Durante o coquetel tivemos a oportunidade de degustar algumas novidades, como uma berliner weisse com cereja (foto abaixo), a Cuvée Carneiro envelhecida por três anos em barris de carvalho, uma Wee Heavy com amendoim, entre outras.


Sobre as barricas
Entre as centenas de barricas que compõem o espaço, são cerca de 12 tipos de madeira, que vão desde carvalho francês e americano, até alguns feitos com a madeira brasileira umburana. Além de barricas usadas, que já armazenaram whisky, vinhos (tinto e branco), bourbon, cachaça e conhaque, a Wäls aposta ainda em um novo método utilizando barricas novas, uma prática nada comum no universo da cerveja. Outra novidade são as duas barricas especiais que serão usadas na produção de uma linha exclusiva de sour beer.


Além de novos sabores, o envelhecimento em madeira proporciona elegância e potência à cerveja. Algumas, inclusive, deixam o líquido com textura mais aveludada” explica José Felipe.

A ideia é propor um cruzamento de sabores inovador e complexo, inclusive no processo champenoise e com cervejas feitas especialmente para guarda. Essas últimas, ganham destaque em uma adega com mais de 20 mil garrafas, localizada sobre a loja do Ateliê.

Aberto ao público

Para proporcionar uma experiência completa ao público, o espaço funciona de terça a domingo e terá 21 torneiras de chope, algumas delas com opções de cervejas exclusivas, produzidas no próprio Ateliê, e servidas on tap (chope). Tudo isso harmonizado com um ótimo cardápio.


Definitivamente o espaço deve ser visitado e apreciado nos mínimos detalhes! Parabéns José Felipe e Tiago pela ousadia e trabalho sério, a cerveja brasileira agradece!

Conheça o Ateliê Wäls por dentro e veja como foi o coquetel de inauguração.



Serviço
Ateliê Wäls
Endereço: Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’Água, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: Terça a sexta – 17h às 00h / Sábado e domingo – 11h à 00h
Telefone: (31) 3197-2450
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...