26 novembro, 2021

Como a Ambev tem alcançado suas metas de formar e contratar mais líderes negros

 
A Ambev, dona das marcas Skol, Brahma, Stella e Colorado, mais que dobrou a sua meta anual para promoção e contratação de lideranças negras em 2021. A iniciativa, que faz parte dos 13 compromissos assumidos pela empresa em 2020 para ajudar a promover a igualdade racial no ecossistema, previa a contratação de 200 profissionais entre janeiro e dezembro deste ano. Até outubro, a empresa já havia incorporado 466 profissionais negros e negras ao seu quadro de líderes.

Entre os compromissos assumidos estão o Representa - estágio voltado para estudantes pretos e pretas - e o Trainee, que são responsáveis por atrair cada vez mais talentos e contribuir para a equidade racial no ambiente corporativo. Inclusive, recentemente, a Ambev recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da cidade de São Paulo, por trazer o Representa como um catalisador da pauta racial e atuar efetivamente na inclusão de pessoas pretas no mercado de trabalho.

"Grande parte da nossa liderança negra entrou na Ambev por meio dos nossos programas de recrutamento. Por isso, é fundamental manter atualizados estes processos, para que a gente possa reduzir cada vez mais as nossas faltas e colaborar para que o mercado de trabalho se torne cada vez mais diverso e inclusivo", afirma Haigo Porto, Gerente de Diversidade e Inclusão na Ambev.

Além dos programas de recrutamento, a Ambev promove várias outras iniciativas para ajudar o ecossistema a caminhar para uma sociedade com mais oportunidades para todos. O MOVER - Movimento pela Equidade Racial, por exemplo, foi a mais recente parceria externa da companhia, ao lado de outras grandes empresas, para capacitar mais de 3 milhões de pessoas para novos empregos e gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras até 2030.

Dois grandes cases internos são o Comitê de Diversidade e Inclusão - Capítulo Racial e o BOCK, grupo de afinidade criado em 2017, que discute o tema e desenvolve ações em prol da equidade racial, dentro e fora da Ambev, como rodas de conversas, eventos, capacitações, treinamentos, entre outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...