04 novembro, 2021

Concurso "Best Brazilian Craft Beer 2021

 
Após uma criteriosa seleção onde somente dez cervejarias artesanais do Brasil foram escolhidas, acontece na última semana de novembro a etapa final da primeira edição do concurso “HGA Best Brazilian Craft Beer 2021” - Melhor Cerveja Artesanal Brasileira 2021. Uma iniciativa da Hop Growers of America (Associação dos Produtores de Lúpulos dos Estados Unidos) organização comercial sem fins lucrativos, que dentre suas atividades contam com um programa internacional para apoiar e educar os profissionais do setor.

Durante o processo de seleção, os representantes no Brasil buscaram as mais conceituadas cervejarias do mercado, por destaque em suas cervejas e as com potencial de importar os lúpulos americanos e foram selecionas apenas 10 para participarem do concurso que tem como objetivo criar uma nova cerveja ao estilo Hazy IPA produzida com lúpulo americano exclusivamente para o concurso, e claro, que possam estar nas prateleiras posteriormente.  
 
Os participantes receberam 40kg de lúpulo americano sendo divididos em 4 variedades (Amarillo® BRAND VGXP01, Comet, Idaho 7®BRAND J-007 and Talus™ HBC 692, sendo 10kg de cada).  Entre as cervejarias que concorrem e preparam suas receitas, estão: Maniacs (Curitiba); Seasons (Porto Alegre); Dogma, Croma, Trilha, Molinarius (todas São Paulo); Everbrew (Santos); Salvador (Caxias do Sul); Tarin (Nova Lima) e a Startup UX Brew (Itupeva).  
 
Ficamos extremamente satisfeitos com o engajamento de todos os participantes. Marcas e profissionais competentes, sérios e que estão sempre em busca do aperfeiçoamento”, diz Alan Gregor.
 
As três cervejarias vencedoras receberão um reembolso do representante da HGA no Brasil para a compra de novos lúpulos americanos, sendo esta premiação dividida em: 1º lugar: USD1000; 2º lugar USD500 e 3º lugar USD250.
 
Vale lembrar que o estilo de cerveja escolhida para a edição de 2021 é uma das mais apreciadas no mercado: a Hazy IPA que, pelo guia de estilos de 2021 da Brewers Association, é descrito como Juicy ou Hazy India Pale Ale.  Estilo este, que conta com características como: coloração palha para âmbar claro, aparência de baixo a muito alto grau de turbidez (típico dessas cervejas). Percepção de malte, aroma e sabor também de baixo a médio, exibindo assim, uma gama bastante ampla de atributos, especialmente frutados, tropicais e suculentos.  
 
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo segmento desde o começo de 2020, a USA Hops sempre buscou formas de manter as suas atividades, proporcionando assim, total suporte ao mercado brasileiro. Mesmo com a impossibilidade de realização de eventos presenciais, foram lançados seminários técnicos virtuais com experiencias sensoriais com os lúpulos americanos nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Estes encontros virtuais contaram com a presença do especialista Steve Dresler, que explanou sobre a história e todas as características do insumo, propondo ainda degustações guiadas com as cervejas importadas feitas com os lúpulos apresentados.  Devido ao grande sucesso e adesão, as ações foram realizadas também este ano em mais 4 estados brasileiros. Para completar, estamos proporcionando a Primeira Edição do Concurso com o objetivo de manter nossa proposta em apoiar e educar os profissionais do setor”, diz Alan Gregor Sene.
 
Para o julgamento das cervejas será utilizado o Guia de Estilos da Brewers Association e contaremos com juízes experientes fazendo as avaliações.

Lúpulo dos EUA
Responsável por proporcionar aroma e amargor nas cervejas, há mais de 100 variedades de lúpulo e os dos Estados Unidos se caracterizam muito por sua versatilidade. Com variedades muito conhecidas pelos cervejeiros do mundo todo como: Amarillo®BRAND VGXP01, Cascade, Centennial, Zeus, Ahtanum®BRAND YCR 1 e Mount Hood.

Serviço:
HGA Best Brazilian Craft Beer 2021 - Melhor Cerveja Artesanal Brasileira 2021
Quando: 7/12 (terça-feira)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...